Ponta Delgada irá receber amanhã, dia 26 a escala de três interessantes navios de cruzeiros, dois dos quais vocacionado para cruzeiros de expedição.
Natural destaque para a escala inaugural do EXPLORIS ONE, primeiro navio da recente formada operadora francesa Exploris Cruises.
Nesta sua primeira paragem em Ponta Delgada aquele navio irá proceder ao desembarque e embarque de passageiros para este primeiro itinerário daquela operadora no nosso arquipélago, que contempla paragens nas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico, regressando a Ponta Delgada para uma paragem de 2 dias antes da sua partida para Lisboa..
O navio foi construído nos estaleiro finlandeses de Rauma Shipyard em 1989 para a Silversea, tendo operado sobre a sigla da Silversea Expeditions.
Apresenta 104 metros de comprimento e 15 metros de boca, possui 6130 GT de arqueação bruta. Disponibiliza 5 Decks de acesso publico, dos quais 4 destinados à instalação dos seus 72 camarotes. Tem capacidade para alojar 173 passageiros em ocupação máxima, sendo a sua tripulação composta por 118 elementos.
Dispõe de 2 restaurantes, 2 jacuzzies, Fitness Center, Sauna e Steam Room, Biblioteca,Centro médico, e loja duty-free. Dispõe igualmente de um pequeno Teatro dedicado a seminários e palestras sobre os locais que irão visitar, tornando a sua vivência muito agradável e apropriada a uma convivência entre os seus convidados
Segundo os dados publicados na JUL da Portos dos Açores o EXPLORIS ONE tem a sua chegada agendada para as 12H00, e depois das operações de desembarque e embarque de passageiros partirá pelas 19H30 com destino à cidade de Angra do Heroísmo.
Outro do navio que nos irá visitar amanhã é o WORLD EXPLORER, que em Ponta Delgada faz a quarta escala no âmbito do primeiro de dois itinerários previstos pelo arquipélago promovidos pelo operadora francêsa Rivages du Monde.
O navio foi construído nos estaleiros da WestSea em Viana do Castelo em 2019, sendo o primeiro de uma série de sete navios encomendados pelo armador português Mário Ferreira para a Mystic Cruises.
Apresenta 126 metros de comprimento, 25 metros de boca e possui um calado de 4.7 metros. A sua capacidade de alojamento é de 200 passageiros e 130 tripulantes. Neste primeiro itinerário o navio transporta 116 passageiros e 107 tripulantes.
Sobre o WORLD EXPLORER podemos afirmar de que estamos perante mais um interessante e luxuoso navio de cruzeiro de pequenas dimensões e dedicado a um segmento de mercado elevado e de alto poder económico, habituado ao luxo, aonde a excelência e a qualidade do serviço se alia a um design de interiores muito bem concebido e, desenvolvido em Portugal.
O WORLD EXPLORER tem a sua chegada agendada para as 08H00 e deverá partir pelas 18H00 com destino à cidade da Horta.
O terceiro navio a nos visitar será o mega-iate de cruzeiros Le Ponant, da operadora francesa Compagnie du Ponant.
O Le Ponant encontra-se a realizar um cruzeiro transatlântico entre Fort-De-France nas Caraíbas e a cidade francesa Villefranche aonde ficará sediado para a temporada de verão na Europa.
Inaugurado em 1991, este mega-iate com três mastros foi construído nos estaleiros Société Francaise de Constrution Navale, em St. Malmo, França. Destacamos os seus 88 metros de comprimento, 12 metros de boca, 4 metros de calado, possuindo 1,479 toneladas de arqueação bruta e tendo capacidade para um máximo de 67 hóspedes e 30 tripulantes. Disponibiliza ainda 3 decks para passageiros com um total de 32 cabines, todas com vista para o exterior.
Com um conceito muito diferente dos tradicionais navios de cruzeiro, este elegante e sofisticado mega-iate privilegia uma ambiência intimista, onde o conforto, gosto pelas atividades náuticas e boa gastronomia são predicados essenciais a bordo.
Claramente vocacionado para o público francês que se enquadra naqueles pressupostos, o Le Ponant surpreende pelo requinte e pelo facto de não dispor do habitual entretenimento como encontramos a bordo da maioria dos navios de cruzeiro. O grande momento de convívio neste navio ocorre durante os jantares no Karukera Restaurant, à boa maneira francesa, com os passageiros a desfrutarem da famosa gastronomia francesa num verdadeiro “affaire gastronomique”.
Segundo os dados publicados na JUL da Portos dos Açores o Le Ponant tem a sua chegada agendada para as 12 horas, devendo permanecer em Ponta Delgada até á 13 horas do dia seguinte.
fotos : Peter Gonçalves, António Silva, Le Ponant
texto : António Silva/Azores Cruise Club
1 comentário:
O Exploris One não foi construído originalmente para a Silversea. Começou a navegar em 1989, mas só em 2007 é que navega como um Silversea.
Enviar um comentário