Depois da chegada ao final da tarde de hoje a Ponta Delgada do Silver Cloud, o terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe amanhã, dia 30 a escala do navio de cruzeiros ARTANIA, um dos navios que integram a frota da operadora germânica Phoneix Reisen.
Esta paragem na nossa cidade está inserida num interessante cruzeiro de 19 noites iniciado no passado dia 20 em Bremerhaven na Alemanha, e que contempla para além de Ponta Delgada paragens em Cherbourg, Vigo, Leixões, Horta (dia 28), Praia da Victoria (dia 29), Porto Santo, Funchal, Cádis, Tarragona e Toulon antes da sua chegada a Génova no dia 8 do próximo mês aonde terminará o presente itinerário.
Outro dado de particular relevo relaciona-se com o facto do então Royal Princess, à data da sua inauguração, ser o paquete mais inovador da época, pois, contrariamente ao habitual, foram introduzidas áreas públicas nas seções inferiores do navio e os blocos de camarotes nos decks superiores, tornando-se ainda o primeiro navio de cruzeiros com todas as cabines externas e o primeiro navio a disponibilizar como padrão cabines com varanda. O que atualmente se constata na maior parte dos projetos de navios de cruzeiro, ou seja cabines exteriores com varanda e áreas públicas nos pisos inferiores, foi um modelo introduzido precisamente na construção do então Royal Princess.
O atual Artania tem capacidade para 1260 passageiros e 537 tripulantes, possui 44.588 mil toneladas de arqueação bruta, mede 231 metros de comprimento, 29 metros de boca e 7,8 metros de calado, caraterísticas em quase tudo idênticas à construção inicial.
Durante 10 anos, o navio realizou itinerários vários a partir dos EUA, com especial incidência para destinos como Caraíbas ou América do Sul, ao passo que as temporadas de Verão foram quase sempre passadas em mares europeus.
Com a aquisição do grupo P&O pela Carnival Corporation ocorreram inevitáveis transformações no seio da empresa britânica, o que implicou, neste caso específico, que a partir de 2005 o navio passasse a ser operado pela P&O Cruises, altura em que assumiu uma nova designação – Artemis. Esta mudança implicou importantes alterações, das quais salientamos a profunda remodelação do navio (orçada em 10,5 milhões de £), a alteração do porto onde passou a estar sediado, de Miami para Southampton e os novos itinerários com destino a paragens exóticas. Em 2009, foi adquirido por interesses germânicos mas só em Maio de 2011 é que passou a ser gerido pelo seu atual operador, a Phoenix Reisen.
Quanto a comodidades, começamos por salientar o ambiente requintado que o Artania proporciona aos seus passageiros. As áreas públicas apresentam uma cuidada decoração e uma ambiência acolhedora. Destacamos os salões Casabalanca, Pazifik e Atlantik e os bares Harry’s, Bodega e Phoenix, como locais de eleição.
Ao nível da restauração, ênfase para o restaurante Artania, restaurante principal do navio, e para o Lido Restaurant, área destinada a pequenos-almoços, almoços e jantares informais, muito apreciado por todos aqueles que não pretendem uma refeição com muitos códigos de etiqueta. Em alternativa, os passageiros têm ao seu dispor o restaurante temático Vier Jahreszeiten.
Sem comentários:
Enviar um comentário