domingo, 14 de agosto de 2022

QUEEN ELIZABETH EM PONTA DELGADA

O Terminal de Cruzeiros das Portas dos Mar recebe na próxima terça-feira, dia 16, a escala do luxuoso navio de cruzeiros Queen Elizabeth, o mais recente navio da centenária operadora britânica Cunard Line. 

Depois da sua estreia nos Açores em 2011 e de já ter passado por cá em mais duas ou três ocasiões, este regresso a Ponta Delgada integra-se num cruzeiro intitulado "27 Night Eastbound Transatlantic Crossing and Western Mediterranean", iniciado no passado dia 9 em Fort Laudardale na Flórida e que terá em Barcelona o seu porto de desembarque no próximo dia 5 de Setembro.

Inicialmente esta escala em Ponta Delgada não constava do itinerário concebido pela Cunard mas, por algum motivo a escala em Kings Wharf na Bermuda foi cancelada e a companhia optou por voltar ao nosso arquipélago, nomeadamente à nossa cidade.

Construído nos famosos estaleiros italianos Fincantieri, em Monfalcone, foi inaugurado a 11 de Outubro de 2010 no porto de Southampton, numa cerimónia que contou com a presença da rainha Isabel II, madrinha do navio.

Como principais características, salientamos os 294 metros de comprimento, 32 metros de boca, 8 metros de calado, 92 mil toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para acomodar 2092 passageiros e 1046 tripulantes. Disponibiliza 12 decks de áreas públicas, por onde se distribuem os 1046 camarotes, dos quais 892 possuem vista para o exterior e 154 são interiores simples.

O Queen Elizabeth é muito idêntico ao Queen Victoria, ambos evoluções da classe Vista, embora tenha maior capacidade de arqueação bruta e ligeiras diferenças à popa e no deck 11. Por esta razão, é o segundo maior navio da Cunard Line, operador que continua a ter no Queen Mary II o seu emblemático navio almirante.

Apesar de pertencer ao grupo americano Carnival Corp., o requinte britânico “brota” em todos os recantos deste paquete. Outrora um dos maiores armadores mundiais, a Cunard Line concebeu o interior do Queen Elizabeth com uma assinalável mestria, onde se combinam conforto, elegância e luxo. 

Viajar neste “cunarder” permite aos seus hóspedes por exemplo, desfrutarem do magnífico Grand Lobby, um átrio que impressiona pela sua sumptuosidade, ou de áreas como o luxuoso Royal Court Theatre, o salão de baile Queen’s Room, a zona de compras Royal Arcade onde podemos encontrar uma loja Harrods, o Comodore Club Observation Lounge, o Golden Lion Pub ou o acolhedor Garden Club.

Quanto à gastronomia o navio disponibiliza cinco restaurantes, o Britannia Experience, o Lido Buffet, o The Verandas French, o Princess Grill e o Queens Grill. 

Dispõe igualmente de um conjunto de doze bares e cafés espalhados nas diversas areas publicas. Nos espaços exteriores apresenta três piscinas e quatro jacuzzis.

Segundo a informação da Bensaúde Shipping, agentes da Cunard nos Açores a bordo encontram-se 1349 passageiros e 929 tripulantes. A sua chegada está marcada para as 07H00, devendo soltar amarras pelas 18H00 com destino à cidade do Funchal.

Para os mais entusiastas abaixo apresentamos um interessante vídeo sobre o QUEEN ELISABETH que poderemos observar na próxima terça-feira em Ponta Delgada

                                     

fotos & video : António Simas, CruiseCritic, YouTube
texto...............: António Silva/Azores Cruise Club
Texto e imagens com direitos reservados: Azores Cruise Club   

Sem comentários: