quinta-feira, 21 de outubro de 2021

ROTTERDAM e CELEBRITY REFLECTION em PONTA DELGADA

Amanhã voltamos a ter em Ponta Delgada mais dois luxuosos navios de cruzeiros. Natural destaque para a escala inaugural do ROTTERDAM, o novo navio de cruzeiros da afamada operadora Holland America Lines.  

Este elegante e luxuoso paquete holandês encontra-se a fazer um cruzeiro transatlântico de 14 noites denominado "14 Nights Azores & Normandy Expedition", que contempla escalas na cidade da Horta no dia hoje e amanhã em Ponta Delgada. Findas estas escalas nos Açores o navio rumará para o norte da Europa, passando por Cherbourg na França e Zeebrugge na Bélgica antes de chegar a Amesterdão no dia 1 de Maio.

                               

Construído nos conhecidos estaleiros italianos Fincantieri, foi lançado à agua a 1 de Outubro de 2020 e entregue pelo estaleiro À HAL a 30 de Julho de 2021.

É o sétimo navio da HAL a receber o nome de Rotterdam e o terceiro navio da "Pinacle class" daquela operadora holandesa. Segundo o que foi divulgado pela HAL o navio será batizado esta primavera, sendo a princesa Margriet da Holanda a sua madrinha.

Tem 299,75 metros de comprimento, 35 metros de boca e 8 metros de calado. Possui 99.902  toneladas de arqueação bruta e pode transportar até 2666 passageiros e 1.053 tripulantes. Disponibiliza 13 decks para passageiros, com um total de 1340 camarotes divididos por 164 suites, 748 com varanda, 147 com janelas e 220 interiores. aonde se incluem  12 camarotes individuais.

A Holland America Line é uma companhia com longa tradição neste mercado. Muitos dos seus navios de passageiros e cruzeiros, tornaram-se outrora ícones de referência que muitos procuravam igualar, principalmente devido à assinalável categoria e qualidade dos seus navios.

O Rotterdam foi concebido em função desses parâmetros de excelência, imagem de marca da operadora. Além disso, procurou ser inovadora ao nível das comodidades e espaços públicos, quiçá mais apelativos a uma faixa etária mais jovem. Logo à entrada do navio o magnífico Atrium irá seduzir quem o contemplar, mas outras áreas facilmente irão encantar face ao luxo e conforto que apresentam. 

Ao nível restauração relevo para o Dining Room, restaurante principal do navio, local privilegiado para os hóspedes se deliciarem com as afamadas especialidades culinárias da Holland America. Mas igualmente os restaurantes de especialidades Pinnacle Grill, Rudi´s Sel de Mer, Canaletto, Tamjarind, Dive.In, New York Pizza e  Nami Sushi oferecem uma cozinha muito diversificada. Destes, o Pinnacle Gril é sem dúvida alguma o lugar de eleição para uma experiência gastronómica inesquecível

Por fim, destaque para as zonas públicas exteriores, locais sempre muito aprazíveis para quem os frequenta. A principal piscina é a Lido Pool, com cobertura amovível, mas a Seaview Pool é oferece também um espaço que irá ser igualmente muito apreciado.

Em 2023 o Rotterdam tem agendadas no mês de Abril e Outubro escalas em Ponta Delgada e na Horta igualmente em Abril.

Segundo informação da CMJ Rieff, neste itinerário o navio transporta 1550 passageiros e 922 tripulantes, estando prevista a sua chegada a Ponta Delgada pelas 07:00, estando a sua partida anunciada para as 18:00.

A apadrinhar esta escala inaugural estará o CELEBRITY REFLECTION, o quinto e ultimo navio da "Solstice Class" construido para a afamada operadora norte-americana Celebrity Cruises, uma das empresas “premium” do grupo Royal Caribbean International.

Esta  segunda  escala do CELEBRITY REFLECTION em Ponta Delgada faz parte do itinerário “estbound” de 14 noites iniciado no dia 22 em Fort Laudardale na Flórida e que irá terminar a 2 de Maio em Civitavecchia, depois de escalas em Palma de Maiorca, Toulon e Livorno.

Foi construído nos estaleiros alemães de Meyer Werft em Papenbourg, tendo sido entregue à companhia em Outubro de 2012. O seu custo final orçou os 750 milhões de dólares. Em relação aos restantes quatro navios desta classe apresenta algumas alterações, em virtude de  possuir mais um deck e ser um pouco maior. Possui 125.366 toneladas de arqueação bruta, 319 metros de comprimento, 37,4 metros de boca e 8,6 metros de calado. Disponibiliza 17 Decks aonde se distribuem os 1.425 camarotes, 108 suites, 1183 com varanda, 70 com janela e 154 interiores. Em ocupação normal possui alojamento para 3.609 passageiros, sendo a sua tripulação composta por 1.271 elementos.

Conforme informação da CMJ Rieff, agentes da Celebrity Cruises nos Açores neste itinerário o Celebrity Reflection transporta 2024 passageiros e 960 tripulantes, estando a sua chegada prevista para as 9:00 horas e, permanecendo nesta cidade até ás 18:00.

fotos : Celebrity Cruises, HAL

texto : António Silva / Azores Cruise Club


Sem comentários: