terça-feira, 5 de outubro de 2021

ESCALA INAUGURAL DO NAVIO DE CRUZEIROS VASCO DA GAMA EM PONTA DELGADA

                              

E já amanhã, dia 6 que o terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá receber a estreia do navio de cruzeiros VASCO DA GAMA da operadora Nicko Cruises, uma das empresas do armador português Mário Ferreira, 

Esta escala reveste-se do maior interesse pois marca a estreia em Ponta Delgada do maior navio de passageiros que alguma vez ostentou a bandeira nacional.

A passagem do Vasco da Gama em Ponta Delgada está inserida num interessante cruzeiro de 16 dias entre a cidade alemã de Bremenharven e Málaga em Espanha, contemplando para além desta passagem em Ponta Delgada, escalas nas cidades da Praia da Victoria, Horta e nas Lajes do Pico.

O navio foi construído para a Holland America Line como Statendam nos estaleiros italianos de Fincantiari entre 1991 e 1993, tendo feito o sua viagem inaugural a 25 de Janeiro daquele ano, e aonde se manteve até 2015, quando foi renomeado Pacific Eden e transferido para a operadora australiana P&O Cruises Australia.

Em 2019 foi adquirido pela operadora britânica Cruise & Maritime Voyages que o baptizou com o atual nome. Com o aparecimento da pandemia em 2020 a C&MV entrou em colapso tendo os seus navios sido colocados à venda. 

Foi nesse contexto que o armador português fez a sua aquisição pela módica quantia de USD 10.187.000, tendo em conta que a sua construção custou cento e oitenta milhões de USD à Holland America Lines.

O Vasco da Gama possui 55.877 toneladas de arqueação bruta, 219 metros de comprimento, 30,7 metros de boca e um calado de 7,5 metros. 

Possui 13 decks, 5 dos quais destinados á acomodação aonde se encontram os 630 camarotes. Tem capacidade para alojar 1260 passageiros em ocupação normal, podendo atingir os 1.512 em ocupação total. A sua tripulação é constituída por 588 elementos.  Neste itinerário o navio transporta 281 passageiros e 454 tripulantes.

O navio foi sujeito a uma profunda remodelação nos estaleiros da Lisnave em Setúbal que incluiu a modernização da sua motorização para novos standards de eficiência energética, passando pela modernização de todas áreas publicas e elevando o navio para um outro patamar de luxo e conforto, como está a ser apanágio dos navios da Nicko e Mystic Cruises.

O VASCO da GAMA deverá atracar em Ponta Delgada pelas 08H00, estando a sua partida agendada para as 22H00 do dia seguinte, fazendo assim uma “overnight” nesta cidade.

fotos : Internet.

texto : António Silva


 

Sem comentários: