sábado, 23 de outubro de 2021

NOVEMBRO MARCA DEFINITIVAMENTE O REGRESSO Á NORMALIDADE DOS CRUZEIROS NOS AÇORES

                            

Depois de um reinicio algo ameno no que diz respeito ao regresso dos cruzeiros ao arquipélago, o próximo mês de Novembro assinala já alguns números muito interessantes.

Assim estão agendadas 28  escalas para o nosso arquipélago no próximo mês, que globalmente deverão trazer aos diversos portos alguns milhares de visitantes, caso se confirmam todos estes agendamentos. Entre as escalas preconizadas merecem natural destaque as escalas inaugurais que irão ocorrer preconizadas pelos navios MEIN SCHIFF 1 e SKY PRINCESS. 

Em Ponta Delgada  teremos no dia 1 o regresso do já nosso conhecido WORLD VOYAGER, operado pela Nicko Cruises e pertença do armador nacional Mário Ferreira.  Esta escala em Ponta Delgada  é a primeira de um itinerário iniciado em Lisboa e que para além da paragem nesta cidade inclui visitas às ilhas Graciosa, Flores, Corvo, Faial, Pico, Terceira e Santa Maria.

Foi construído em 2020 nos estaleiros WestSea em Viana do Castelo, e é o segundo navio de uma série de 7 encomendados por aquele armador português. Apresenta 126 metros de comprimento, 25 metros de boca e 4,7 metros de calado. Tem capacidade de alojar 200 passageiros e 130 tripulantes. 

No dia 2 será a vez da escala do HAMBURG, pequeno paquete da operadora alemã Plantours, que nos visita no ambito de um cruzeiro 12 dias entre Lisboa e Santa Cruz de Tenerife, e que para além de Ponta Delgada também passará pelas cidades da Praia da Victória e Horta.

Foi contruído em 1997 nos estaleiros Wismar na Alemanha para a Hapag Lloyd como  Columbus, nome que se manteve até  2012, quando passou a operar pela actual companhia e alterando o nome para o actual.

O Hamburg possui 15.067 de arqueação bruta. Quanto às suas dimensões são 144,13 metros de comprimento, 21,5 metros de boca e um calado de 5,15 metros.  Possui 6 Decks, podendo alojar 400 passageiros e 170 tripulantes.

Para o dia 3 teremos no Terminal das Portas do Mar a presença do AIDAdiva, um dos navios da popular operadora alemã Aida Cruises. A sua paragem nesta cidade faz parte do roteiro de  26 dias entre a cidade alemã de Warnemunde e Montego Bay na Jamaica.

Construido em 2006/2007 nos estaleiros alemães Meyer Werft em Papenburg foi inaugurado em Abril de 2007, é um dos navios da famosa “Sphinx class” daquela operadora germaniza. Apresenta como dados técnicos 69.203 GT de arqueação bruta,  251,89 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e 7,3 metros de calado. Tem capacidade de receber 2.050 passageiros, sendo a sua tripulação constituída por 646 elementos.

No dia 4 teremos em Ponta Delgada a presença do CELEBRITY SILHOUETTE, um dos modernos e luxuosos navios da conceituada operadora norte americana Celebrity Cruises. O navio está a fazer uma viagem de posicionamento entre Southampton e Fort Laudardale na Flórida e segundo conseguimos apurar deverá vir só com a sua tripulação.   

Construido nos estaleiros Meye Werft em Papenburg na Alemanha, foi entregue à companhia em Julho de 2011. É um dos navios da aclamada “Solstice Class” daquela operadora norte-americana. Desloca 122.210 de arqueação bruta e possui  319 metros de comprimento, 36,9 metros de boca e um calado de 8,5 metros. Tem capacidade de alojar 2.886  passageiros e 1.500 tripulantes. 

No dia 5 teremos em Ponta Delgada a escala inaugural do MEIN SCHIFF 1, um dos maiores navios da afamada operadora alemã TUI Cruises. A vinda pela primeira vez deste navio a Ponta Delgada porque ao mesmo tempo marca o inicio de um novo itinerário de 35 noites daquela operadora com destino às Caraibas. O navio parte no dia 31 de Outubro de Bremerhaven na Alemanha, e para além desta escala em Ponta Delgada contempla paragens em Tortola, St.Maarten, Catalina Islands, La Romana, Oranjetad, Curacao, Bonaire e St Lucia nas Caraibas e no regresso à Europa parará igualmente na cidade do Funchal. Antes do regresso ao poro de Bremerhaven. Este mesmo itinerário irá repetir-se nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro de 2022.

O MEIN SCHIFF 1 foi construido em 2018 nos estaleiros finlandeses de Meyer Turku . Apresenta 111.100 toneladas de arqueação bruta e possui 316 metros de comprimento, 36 metros de boca e um calado de 8 metros. Tem capacidade para alojar 2.894 passageiros em ocupação normal e cerca de 1.000 tripulantes. O seu custo foi de cerca de 625 milhões de USD.

No dia 7 será a vez de Ponta Delgada receber a visita do EURODAM, um dos navios da “signature class” da afamada operadora holandesa Holland America Lines. O regresso deste luxuoso navio  a Ponta Delgada está inserido num cruzeiro “west bound”  de 15 noites entre as cidades de Barcelona e Fort Laudardale, aonde o navio ficará sediado para a temporada de Inverno nas Caraíbas.

Construido em 2007/8 nos estaleiros de Fincantiari em Marghera na Itália fez a sua viagem inaugural  a 5 de Julho de 2008. Possui 86.273 GT de arqueação bruta, sendo as suas dimensões de 285 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e um calado de 8 metros. Disponibiliza 11 Decks de áreas publicas e tem capacidade de alojamento para 2.104 passageiros e 929 tripulantes.

Para o dia 8 está agendada a escala inaugural em Ponta Delgada do SKY PRINCESS, um dos luxuosos e aclamados navios da “Royal Class” da operadora norte americana Princess Cruises. 

Esta sua primeira passagem por Ponta Delgada está associada a um itinerário de 13 noites entre Southampton e Fort Laudardale, porto base da Princess na Flórida. Para além de Ponta Delgada o navio passará também St.Johns nas Antiguase e St.Maarten.

Construido entre 2018/19 nos estaleiros italianos de Fincantieri em Monfalcone o Sky Princess é o terceiro navio da “Royal Class” desta famosa operadora norte americana.

Possui 145,281 toneladas de arqueação bruta e apresenta 330 metros de comprimento e 38,4 metros de boca e um calado de 8,5 metros. Tem capacidade para receber 3668 passageiros em ocupação normal que poderão chegar aos 4610 em ocupação total. Possui 19 Decks, dos quais 10 ocupados pelos 1.834 camarotes. A sua tripulação é composta normalmente por 1,346 elementos. A sua chegada a Ponta Delgada está prevista para as 16H00 e a sua partida agendada para as 14 horas do dia 9.

Para o dia 9, e para além da presença do Sky Princess, o porto de Ponta Delgada irá receber o REGAL PRINCESS, segundo navio da "Royal Class", e irmão gémeo do Royal Princess. 

Esta escala em Ponta Delgada faz parte de um cruzeiro transatlântico de 14 noites iniciado igualmente em Southampton e que para além da nossa cidade contempla paragens em Cherbourg em França, Vigo em Espanha e Kings Wharf na Bermudas, antes da sua chegada igualmente a Fort Laudardale. 

Construido entre 2013/14 igualmente nos estaleiros italianos de Fincantieri em Monfalcone é o segundo navio da “Royal Class” desta famosa operadora norte americana.

O navio possui tem 142,714 toneladas de arqueação bruta e tem 330 metros de comprimento, 38,27 metros de boca e um calado de 8,57 metros. Tem capacidade para receber 3560 passageiros em ocupação normal. Possui 19 Decks, dos quais 10 ocupados pelos 1780 camarotes. A sua tripulação é composta normalmente por 1,346 elementos. A sua chegada a Ponta Delgada está prevista para as 16H00 e a sua partida agendada para as 14 horas do dia 9.

Sem duvida alguma um dia muito interessante para os entusiastas dos cruzeiros e para a cidade, face ao desusado movimento que a presença destes dois navios irá trazer a Ponta Delgada.

No dia 11 assinala-se novamente o regresso do WORLD VOYAGER, que estará novamente em Ponta Delgada numa num cruzeiro iniciado na cidade do Funchal e que para alémi da escala na nossa cidade terá paragens  nas Ilhas Graciosa, Faial, Pico e Vila do Porto. Será o ultimo cruzeiro da Nicko Cruises aos Açores no presente ano. Recorde-se que em 2022 a Nicko Cruises fará uma serie de itinerários aos Açores com o World Voyager e o Vasco da Gama.

fotos : António Simas, Bruno Rodrigues, António Silva, Internet

texto : António Silva

Sem comentários: