sábado, 8 de abril de 2017

4 NAVIOS DE CRUZEIROS AMANHÃ EM PONTA DELGADA E MAIS DE 10 MIL VISITANTES NO ARQUIPÉLAGO

O dia 9 de Abril de 2017 deverá ficar referenciado como mais um importante marco na dinâmica que os Açores têm conseguido alcançar relativamente ao crescimento de escalas e passageiros que nos visitam a bordo de navios de cruzeiro. Tal situação fica-se a dever a vários factores que reforçam a relevância as nossas ilhas têm vindo a conquistar junto dos principais armadores e operadores ligados à actividade turística. Inevitável destaque para o facto de sermos visitados por 6 navios de cruzeiro em simultâneo, 4 em Ponta Delgada, 1 na Horta e outro nas Lajes das Flores. Estas 6 escalas significam, em termos de visitantes, 7400 passageiros e 3100 tripulantes num só dia!

Ponta Delgada vai assumir o protagonismo neste domingo, uma vez que vai receber 4 navios, que trazem 6300 passageiros e 2700 tripulantes, num total de mais de 9 mil pessoas a visitar a cidade e a ilha.
Pelas 06h00 deste domingo deverá chegar o SERENISSIMA, pequeno navio da operadora britânica Noble Caledonia que vem aos Açores para realizar 2 cruzeiros temáticos que representam um total de 19 escalas, ou seja, dupla visita a todas as ilhas do arquipélago. Os 80 passageiros do cruzeiro inicial embarcam amanhã e efectuam o primeiro périplo, findo o qual vão desembarcar na cidade micaelense no dia 18 de Abril, data que os novos passageiros aguardam para realizar o segundo itinerário, procedimento designado como operação turnaround.
O segundo navio agendado para atracar em Ponta Delgada será o REGAL PRINCESS, cerca das 07h00, um dos maiores navios da emblemática Princess Cruises, que nos visita com 3363 passageiros e 1348 tripulantes. Este paquete está a realizar a viagem transatlântica de reposicionamento entre Fort Lauderdale e Hamburgo, para efectuar no norte europeu a habitual temporada de verão.
Concluídas as manobras de atracação do Regal Princess, será a vez do KONINGSDAM, o mais recente membro da frota da Holland America Line realizar a primeira escala nos Açores. Iniciou actividade precisamente a 8 de Abril de 2016 e é, até à data, o maior navio de cruzeiros projectado para aquela companhia holandesa. É o primeiro da classe Pinnacle e foi construído pelos estaleiros italianos de Fincantieri, em Marghera. Possui 100 mil toneladas de arqueação bruta, 296 metros de comprimento, 35 metros de boca e 8 metros de calado, tendo capacidade para acomodar 2600 passageiros e 1100 tripulantes. A madrinha do navio é a Rainha Máxima. Nesta escala inaugural nos Açores, em rota entre Fort Lauderdale e Civitavecchia, transporta cerca de 2500 passageiros e 1000 tripulantes.
                   
No final da tarde, depois de Regal Princess, pelas 17 horas, e Koningsdam, uma hora depois, zarparem rumo a outras paragens, será a vez do luxuoso SILVER SPIRIT, da Silversea Cruises atracar em Ponta Delgada e pernoitar nesta cidade. Também este navio está a efectuar a viagem eastbound entre Fort Lauderdale e Lisboa e a bordo viajam 398 passageiros com 372 tripulantes. O navio deve rumar à capital portuguesa pelas 13h00 do dia seguinte. Ainda no dia 9, o Porto da Horta aguarda a visita, entre as 08h00 e as 20h00, e pela segunda vez este ano, do clássico MARCO POLO, que viaja com 734 passageiros e 365 tripulantes. Para as Lajes das Flores, está agendado o HAMBURG, navio que transporta 330 passageiros, maioria de nacionalidade alemã, e que está, à semelhança do Serenissima a realizar um cruzeiro temático e deverá, ainda, protagonizar uma segunda viagem a algumas ilhas açorianas.
Que continuemos a ter estas dinâmicas e que as condições atmosféricas propiciem, a quem nos visita, memórias inolvidáveis.
fotos:António Silva, HAL
texto:André Moura 

Sem comentários: