segunda-feira, 13 de abril de 2015

SEA CLOUD II pelas Ilhas dos Açores.

SEA CLOUD II na Horta - foto Cristina Lopes
Na senda dos cruzeiros temáticos programados para este ano, a cidade da Horta serviu pela primeira vez desde que foi inaugurado o novo cais e terminal de cruzeiros como porto de partida de um cruzeiro por algumas ilhas dos Açores. 
SEA CLOUD II na Horta - foto José Gabriel Silva
Aconteceu no passado sábado com a chegada do luxuoso veleiro Sea Cloud II que  ao serviço da operadora Noble Caledonia iniciou um cruzeiro por algumas ilhas dos Açores denominado ."Luxury Under Sail in the Azores".
SEA CLOUD II na Horta - foto José Gabriel Silva
 À semelhança de anos anteriores, gostaríamos de destacar a particularidade desta escala em virtude de ser o início de um itinerário que privilegia a visita à maioria das ilhas açorianas. Realce para o facto de o navio ter chegado àquele porto sem passageiros, uma vez que os 81 previstos para esta viagem, na sua maioria britânicos, chegaram por via aérea ao Faial, para aí efectuarem  o embarque e iniciarem  a viagem.
SEA CLOUD II nas Flores : foto Tito Nóia
Depois de um overnight naquela cidade, o Sea Cloud 2 largou as amarras ao início da tarde de ontem com destino ás ilhas programadas neste itinerário. Flores, Corvo, Graciosa, Terceira (Angra), Pico (Madalena), Santa Maria e São Miguel. Após visitar 8 ilhas açorianas, o requintado veleiro realizará no próximo dia 18 uma segunda viagem nos Açores mas ao serviço do operador AMNH Expeditions, em parceria com o American Museum of Natural History, num roteiro que contempla visitas a São Miguel, Faial, Pico, Terceira e Santa Maria.
SEA CLOUD II nas Flores : foto Tito Nóia
Construído nos estaleiros Astilleros Gondan, em Figueras, na Espanha, este luxuoso veleiro foi inaugurado no mês de Fevereiro de 2001. Tem como principais características 3 mastros com 24 velas, 117 metros de comprimento, 16 metros de boca, 5,4 metros de calado, 3,849 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 96 hóspedes e 60 tripulantes. Possui 4 decks de passageiros com um total de 48 cabines.

SEA CLOUD II nas Flores : foto Tito Nóia
Em quase todos os aspectos diferente dos grandes transatlânticos que por cá aportam, este veleiro evoca a verdadeira experiência de navegação, utilizando para tal os seus 3 imponentes mastros e respectivas velas, numa clara tentativa de recuperar o estilo do seu antecessor, o Sea Cloud, construído nos anos 30 do século passado. Mais intimista, personalizado e com cariz vincadamente direccionado para a arte de navegar, realizar uma viagem neste navio é uma experiência verdadeiramente enriquecedora para os amantes do mar.

SEA CLOUD II nas Flores : foto Tito Nóia
Ao nível do entretenimento a bordo, pouco mais se pode esperar do que um cantor acompanhado ao piano, nada de shows ao género da Broadway ou West End. O verdadeiro entretenimento está no prazer de assistir e participar nas manobras de um navio desta tipologia e, acima de tudo, desfrutar do prazer de navegar sentindo o silêncio da ausência de motores, com uma brisa na face ou contemplar o céu estrelado na serenidade do oceano.
Por todos estes predicados, será uma excelente oportunidade para os açorianos apreciarem um emblemático veleiro de cruzeiros, referenciado como um dos melhores do género.

fotos : Tito Nóia, José Gabriel SIlva, Cristina Lopes
texto : António Silva/André Moura

Sem comentários: