domingo, 22 de fevereiro de 2015

NAVIOS DE CRUZEIROS PELAS ILHAS DOS AÇORES

Não tenhamos dúvidas de que o ano de 2015 marca definitivamente a projecção dos Açores como destino de cruzeiros.

De facto e se compararmos com o panorama de anos anteriores o Inverno por estas paragens tem sido algo de que não nos podemos queixar, o que tem contribuído para que praticamente todos os itinerários pelas diversas ilhas estejam a ser cumpridos sem alterações a salientar.

Na semana que hoje termina os Açores foram ponto de passagem, mas também de chegada e partida de diversos cruzeiros que de uma maneira ou outra vieram dar algum colorido ás nossas ilhas.

Assim ao desde o inicio da semana o paquete HAMBURG do operador Plantour tem realizado um périplo por algumas ilhas, num cruzeiro iniciado em P Delgada e que fez movimentar algumas centenas de passageiros de origem alemã no aeroporto de P Delgada entre chegadas e partidas.
Estas escalas terminam hoje na ilha de Santa Maria aonde o Hamburg se encontra fundeado desde o inicio do dia.


Por sua vez o paquete SAGA SHAPPIRE da operadora britânica Saga Cruises encontra-se durante o dia de hoje no terminal de cruzeiros das Portas do Mar depois de ter estado nos últimos dois dias nas cidades da Praia da Vitória e Horta, escalas essas inseridas num cruzeiro de 19 noites intitulado " Jardins das Ilhas do Atlântico" e que o levará de seguida à Madeira e Canárias, antes de regresso a Southampton, seu porto de origem.



Finalmente falámos do AZORES, da companhia Portuscale Cruises e que se encontra fretado pelo operador britânico Cruise & Maritime Voyages.



Muito embora este navio já tenha estado no arquipélago sob outro nome, com a actual designação foi mesmo a sua escala inaugural em Ponta Delgada.


Para assinalar esse facto a Portos dos Açores organizou uma cerimónia de boas vindas ao AZORES e que decorreu num dos salões do mesmo, aonde tivemos mais uma vez o prazer de reencontrar o nosso conhecido Cmte. António Morais, um oficial da marinha mercante muito conhecido em todo o arquipélago pois durante muitos anos andou pela maioria dos nossos portos no comando de outro tipo de navios e que anteriormente esteve a comandar o Funchal..


Neste encontro o Azores Cruise Club fez-se representar por Eduardo Wallenstein, vice-presidente do clube que aproveitou a ocasião para em nome do clube oferecer àquele oficial um livro sobre o arquipélago, que doravante estará disponível na biblioteca do navio.


O Azores Cruise Club gostaria de agradecer ao Drº Filipe Macedo, administrador da Portos dos Açores o convite para estarmos presentes naquele interessante encontro, o que muito nos honrou.

As diversas fotos publicadas neste "post" foram obtidas por um grupo cada vez maior de entusiastas dos cruzeiros e que gentilmente partilham connosco o seu trabalho. Para eles o nosso muito obrigado pela partilha.

fotos : Miguel Noia, Guilherme Medeiros, Mário Silva, André Moura, José Gabriel Silva, Lídia Castelo, Carlos Carvalho, Miguel Conceição, Tiago Silva, Manuel Botelho.

texto : António Silva 

Sem comentários: