segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

HAMBURG E UM TRIBUTO AOS AÇORES



Ein Hoch auf die Azoren ou "Um Tributo aos Açores" é a designação do itinerário que a partir de amanhã se inicia em Ponta Delgada e é protagonizado pelo navio de cruzeiros Hamburg, da operadora germânica Plantours & Partner.

Este périplo reveste-se de particular importância para o arquipélago, visto se tratar de um cruzeiro temático que se inicia naquela cidade micaelense e privilegia visitas a quatro ilhas açorianas.
Depois de hoje ter realizado escala na ilha Terceira, estima-se que chegada do navio ao Terminal Marítimo das Portas do Mar ocorra cerca 07:05 horas desta terça feira de carnaval, concluindo um cruzeiro que ligou as Caraíbas aos Açores, de Pointe-à-Pitre a Ponta Delgada. A bordo encontram-se 317 passageiros, 276 dos quais terminam este cruzeiro e regressam à Alemanha num charter da Air Berlin, avião que transportou os a maioria dos 303 passageiros que aqui vão iniciar o novo cruzeiro.

Depois das habituais excursões e passeios pela ilha de São Miguel, o Hamburg larga amarras, pelas 18:00 horas do dia 18, com destino à Horta, onde permanecerá durante os dias 19 e 20 deste mês. Aí, os excursionistas terão portunidade não só para visitar o Faial mas também a ilha do Pico. No dia 21 regresso à Praia da Vitória e no dia seguinte o navio faz a sua estreia em Vila do Porto. Este cruzeiro contempla ainda uma escala no Funchal, outra em La Palma e finalmente em Las Palmas. É precisamente nesta última cidade que, no dia 26 de fevereiro, termina a presente viagem.

Inaugurado em 1997, então com a designação de C. Columbus, foi construído nos estaleiros MTW Schiffswerft, em Wismar, Alemanha. Desde esse momento que esteve ao serviço do conhecido armador alemão Hapag Lloyd, que utilizou o navio para cruzeiros no norte da Europa, Grandes Lagos e inclusive, em 2007, num World Cruise. A ligação ao referido armador terminou em 2012, tendo sido transferido para outro operador germânico, no caso a Plantours & Partner Kreuzfahrten, que desta forma regressa aos Açores depois de em 2013 ter efetuado aqui 3 escalas.

Tendo capacidade para 400 passageiros e 170 tripulantes, o Hamburg possui 15,016 mil toneladas de arqueação bruta, 144 metros de comprimento, 22 metros de boca e 6 metros de calado. Com 6 decks para passageiros, dispõe de 204 cabines, 124 das quais são exteriores e 80 interiores.


Para além do especial ênfase que a nossa região mereceu neste cruzeiro, destaque para o facto de aqui se realizar mais uma importante operação de turnaround, com passageiros a desembarcar e embarcar, envolvendo voos extra e toda a logística habitual nestas situações.

fotos : Bruno Rodrigues, António Rebelo, António Simas
texto : André Moura


Sem comentários: