sábado, 16 de março de 2013

MSC negoceia com Leixões e Ponta Delgada para reforçar cruzeiros em Portugal

Texto: Associação dos Portos de Portugal


"Uma das maiores operadoras mundiais de cruzeiros quer aumentar a oferta em Portugal e a base de clientes, apesar do momento económico adverso.

A MSC Cruzeiros Portugal está a reforçar a sua actividade no mercado nacional, tendo por objectivo a angariação de mais turistas nacionais para este segmento de actividade, a captação de mais turistas estrangeiros para o nosso País e a realização de mais destinos e roteiros de cruzeiros com origem ou passagem em Portugal.


Em entrevista ao Diário Económico, na véspera da chegada ao porto de Lisboa da mais recente jóia da frota da MSC - o MSC Preziosa - Eduardo Cabrita, director-geral da MSC Cruzeiros Portugal, revela que a empresa está a estudar com as administrações dos portos de Leixões e de Ponta Delgada (Portos dos Açores) "a possibilidade de os navios da MSC virem a fazer escalas nesses portos".

Neste momento, em Portugal, a MSC Cruzeiros apenas escala os portos do Funchal e de Lisboa, os líderes do sector. "No caso de Leixões, estamos à espera de saber quando e como funcionará o novo pavilhão de ‘check in' e de ‘check out'", adianta Eduardo Cabrita."

 
Notas do blogue: O MSC Poesia é o único navio da MSC Cruzeiros com escala prevista em Ponta Delgada em 2013, num overnight de 28 para 29 de Abril em Ponta Delgada.

Soube-se esta semana que o MSC Divina tem escala prevista em Ponta Delgada em 2014, a 25 de Novembro, numa escala em cruzeiro transatlântico com proveniência do Funchal.

MSC Cruzeiros sem Novidades para os Açores (2012/12/03)  
MSC Cruzeiros interessada em viagens a partir dos Açores (2012/01/13)  
Eduardo Cabrita: Perspectivas para o Turismo de Cruzeiros nos Açores (Setembro 2011)
Açores podem entrar na rota dos cruzeiros Mediterrânicos (2010/05/07)

8 comentários:

Bruno Rodrigues disse...

Como nota pessoal, penso que os responsáveis da MSC Cruzeiros em Portugal têm muito boa vontade, mas que as suas intenções esbarram nos objectivos dos superiores em Itália... Vai ser preciso a COSTA ou outro concorrente directo apostar nos Açores para a MSC fazer o mesmo.

Anónimo disse...

A Celebrity Cruises já está a apostando cada vez mais nos Açores. Acho que já é uma forma de outros cruzeiros fazerem paragem pelos Açores ou estou em erro?

Bruno Rodrigues disse...

Tem toda a razão. A Celebrity e a própria P&O já fizeram cruzeiros (e vão continuar a fazer) desde Southampton às ilhas Atlânticas, incluindo Ponta Delgada no roteiro. Outras companhias estão a seguir esse exemplo (Fred. Olsen). No entanto, em cruzeiros desde o Mediterrâneo, não se tem verificado isso. E sabendo-se que companhias como a MSC e Costa teimam em fazer os seus itinerários à volta de Génova e Savona (respectivamente)... Seria bom ver o MSC Poesia, o MSC Ópera e o MSC Lírica (navios que têm por seu turno operado a partir do Norte da Europa) efectuar itinerários semelhantes aos da Celebrity e P&O, mas penso que é pouco provável nesta altura. A própria AIDA (subsidiária da COSTA) tarda em incluir os Açores nos seus itinerários. A Britânica Thomsom já se fartou (os clientes, melhor dizendo) dos cruzeiros ao Norte de África desde as Canárias, e já vai apostar em cruzeiros que incluem escalas nos Açores.

Se as coisas continuarem a correr bem com os cruzeiros do Celebrity Eclipse, porque não aspirar a receber escalas do Independence of the Seas em itinerários semelhantes desde Southampton? São aliás do mesmo grupo (Royal Caribbean).

Anónimo disse...

Na minha opinião, acho que cada vez mais, os Açores vai entrar nas rotas dos cruzeiros sem ser transatlânticos. Como o Bruno já referiu, a (P&O) e a Celebrity Cruises estão a apostar nos Açores. Thomson está a fazer o mesmo a AIDA já está a colocar nos seus roteiros os Açores mais nomeadamente Ponta Delgada. Os Açores está a ir num bom caminho. No futuro não sabemos como vai ser mas por este caminho, os Açores vai ser reconhecidos por todas as companhias. O Ventura optou por escalar Ponta Delgada. Como vê (P&O) está cada vez mais presente nos Açores. De referir também que podiam ter feito mais bem feito a obra do cais de cruzeiros da Horta.

FranciscoM disse...

É preciso ter cuidado com a P&O. Estes transatlânticos com mau tempo fazem mossa. Já vi o Ventura programado para a Madeira em Março de 2014, cancelando a escala em PDL. Veremos...

FranciscoM disse...

Alias a P&O creio que tem apenas + 3 escalas para marcar em 2014 do Arcadia, Oriana e Azura em PDL e uma na Horta.

Estamos a falar já de uma quebra de 3 a 4 escalas. E Bruno quais são os cruzeiros Atlânticos da P&O que passam pelos Açores ?

Bruno Rodrigues disse...

Caro FranciscoM, acima disse que a Celebrity e a P&O "já fizeram". O "vão continuar a fazer" para já aplica-se apenas à Celebrity, mas não indica que a P&O não o faça no futuro novamente.

O Ventura vai efectuar a sua segunda escala em PDL, e tal como da primeira vez (há sensivelmente 1 ano) a troca foi a favor de Ponta Delgada. Na altura (por ocasião da troca de placas a bordo) o comandante disse-me que estavam radiantes por terem poupado muito combustível com a alteração.

FranciscoM disse...

A troca agora deve-se a problemas no navio http://www.cruiselawnews.com/2013/03/articles/passenger-rights/yet-another-carnival-cruise-ship-flounders-po-ventura-suffers-propulsion-problems/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+CruiseLawNews+(Cruise+Law+News)