domingo, 13 de janeiro de 2013

Balanço da Atividade de Navios de Cruzeiro em 2012

Fontes: Portos dos Açores S.A. e Governo dos Açores
Fotos: António Simas (Azores Cruise Club)


O ano que agora findou ficará assinalado como aquele que registou, até à presente data, maior número de escalas de navios de cruzeiro e volume de passageiros que visitaram os Açores.


Os dados aferidos de 2012 permitem determinar, em relação a 2011, um incremento de 29,8% ao nível de escalas nos vários portos dos Açores e de 18,2% no que ao movimento de passageiros concerne. As 122 escalas de 2012 face às 94 de 2011 são sinónimo da crescente importância que os Açores têm vindo estabelecer neste cada vez mais importante nicho de mercado, escalas essas que implicaram um aumento muito significativo de volume de passageiros, uma vez que foram mais cerca de 16.000 mil turistas que tiveram oportunidade de nos visitar do que em 2011.


Com base em todos estes pressupostos, 2012 estabeleceu um patamar de referência futura em virtude de pela primeira vez na nossa história termos ultrapassado a fasquia das 100 escalas e dos 100 mil passageiros e no mesmo ano.

 Clique no gráfico para ampliar

Clique no gráfico para ampliar

Contrariamente ao ano passado, este ano o Reino Unido suplantou os Estados Unidos da América em termos de nacionalidades que mais nos visitaram. Destaque ainda para os alemães e canadianos, respectivamente 3ª e 4ª nacionalidade que maior volume de passageiros trouxe aos Açores.

Clique no gráfico para ampliar

Mais uma vez os portos açorianos foram visitados por alguns dos mais mediáticos navios de cruzeiro da atualidade como o Ventura, Nieuw Amsterdam, Celebrity Eclipse, Rotterdam, Independence of the Seas ou o Norwegian Epic. Refira-se que este último visitou Ponta Delgada por duas vezes, única cidade portuguesa que continuou a merecer honras de escala pelo navio-almirante da Norwegian Cruise Line. Ainda neste âmbito, inevitável destaque para a escala inaugural do Disney Fantasy em Ponta Delgada, único porto de escala aquando da sua viagem pré-inaugural.



Em 2012, os portos açorianos receberam 28 escalas inaugurais, tendo-se registado 7 dias com 2 navios em simultâneo e um dia com três navios de cruzeiro em porto. Neste último, particular realce para o dia 28 de Abril, quando Ponta Delgada recebeu o Celebrity Eclipse, Norwegian Sun e Star Flyer.
Ênfase especial ainda para o aumento dos cruzeiros temáticos na Região, um nicho de mercado em crescendo e realizado por importantes operadoras como são os casos da Noble Caledonia, Sea Cloud Cruises, Hapag Lloyd, Plein Cap ou Zegraham Expeditions.



O Diretor Regional do Turismo, João Bettencourt, afirmou nesta cerimónia de apresentação da atividade de cruzeiros nos Açores em 2012 e da projeção para a temporada de 2013, que o Governo dos Açores, tendo como objetivo a coordenação da oferta de transportes aéreos e marítimos com a oferta hoteleira, pretende incentivar a rentabilização das infraestruturas portuárias e das atividades conexas complementares através do turismo de cruzeiros, potenciar a divulgação da imagem do destino Açores junto deste segmento tradicionalmente associado a uma procura de gama alta e média alta e ainda conciliar a utilização dos transportes aéreos e marítimos em pacote, de forma a facilitar a movimentação de turistas na Região.

João Bettencourt salientou que, subjacentes a estas prioridades, estão objetivos estratégicos, como o de contribuir para o incremento das receitas do turismo, como forma de promover a sustentabilidade do setor, estruturar a diversificação da oferta de produtos turísticos, valorizando as atividades de animação turística e complementares à hotelaria tradicional, e reforçar os mecanismos de apoio à gestão, que estimulem os ganhos de competitividade na indústria turística.


Num mercado cada vez mais competitivo, adiantou o Diretor Regional, “é fundamental fomentar, qualificar e diversificar a oferta de serviços de animação turística e de produtos turísticos específicos, especialmente aqueles centrados nas características singulares e inigualáveis" dos Açores, que são "os únicos suscetíveis de se demarcarem pela diferença”.

Para o Diretor Regional do Turismo, esta é claramente a "fórmula para que, além dos turistas generalistas" que já visitam os Açores, seja possível "penetrar nos nichos de mercado e captar novos turistas, mais experienciais e com níveis de consumo superiores”.

João Bettencourt, salientando que a indústria de cruzeiros constitui um dos subsetores turísticos com maior índice de crescimento a nível mundial, afirmou que o Governo dos Açores está atento ao “enorme potencial desta atividade”, pelo que não poderia “deixar de apostar fortemente neste produto turístico”.


Ouvir Intervenção de João Bettencourt (Parte 1 e Parte 2)

Sem comentários: