Jornalista Souto Gonçalves
BACIA DE MANOBRA DO TERMINAL DE PASSAGEIROS
A empresa Portos dos Açores acaba de consignar a obra que deverá decorrer até ao início do próxima ano. Uma nota distribuída à imprensa ao fim da tarde de hoje indica que a dragagem vai permitir colocar os fundos da bacia de manobra do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto da Horta à cota de -8,5 metros.
Durante os trabalhos a entrada de navios de grandes dimensões fica condicionada no molhe norte do Porto, embora a operacionalidade para os barcos da ATLÂNTICOLINE e da TRANSMAÇOR continue garantida.
Segundo a Portos dos Açores, SA a mobilização de equipamentos para a realização da obra está em curso, a cargo do consórcio composto pelas seguintes empresas: SOMAGUE Engenharia, SA; SOMAGUE EDIÇOR Engenharia, SA; TECNOVIA Açores Sociedade de Empreitadas, SA; AFAVIAS Engenharia e Construções, SA e CONDURIL Engenharia, SA.
A empreitada custa 3 404 162,10 euros e visa a remoção de 145 mil metros cúbicos de dragados durante 5 meses.
A cota atual da nova bacia de manobra do Porto da Horta é de -6 m. Com o aumento de 2,5 m será possível, de acordo com o presidente da Portos dos Açores, Fernando Nascimento, em declarações à Agência Lusa, que «todos os navios de turistas» que escalaram o Faial nos últimos três anos atraquem no novo cais de passageiros.
Esta afirmação é contestada no blogue Azores Cruise Club. Os navios Oriana (recordar escala aqui) com 260 metros de comprimento e Nieuw Amsterdam (290 m) (recordar escala aqui) «não terão condições de manobra, nem comprimento de cais», lê-se no referido blogue, pelo que «deverão, infelizmente, continuar a fundear fora» do Porto.
1ª Fase de Requalificação do Porto da Horta (Junho 2010)
Sem comentários:
Enviar um comentário