sexta-feira, 4 de maio de 2012

Tudo sobre o cruzeiro da Revista Cruzeiros no Nieuw Amsterdam

Fonte Integral: Revista Cruzeiros

Ms Nieuw Amsterdam, o navio do cruzeiro da revista Cruzeiros
"Through excellence, we create once-in-a-lifetime experiences, every time."
Holland America Line

A revista Cruzeiros propõe-lhe este ano viver mais a ambiência de um navio por um itinerário que o levará por 12 noites a um romance de verão a bordo da Nova Iorque itinerante. Descendente de famosos navios da história da Holland America Line, a Cruzeiros quer levá-lo a bordo do Nieuw Amsterdam IV, o mais recente navio da companhia para um Romance Mediterrânico, tema deste cruzeiro, que terá à disposição o encanto da decoração que celebra a história e glamour da cidade de Nova Iorque. Com destinos cálidos, que nos fazem lembrar férias e a paixão ardente, o navio não deixará que romantismo se fique por Veneza mas sim pelos 12 dias da sua viagem.


O Nieuw Amsterdam é já por si um destino que o vai deixar dividido entre ficar a bordo ou desfrutar das atracções de cada escala. É bom ter opções, assim escolherá o que mais deseja. Amplie sempre que necessário as fotografias para desfrutar melhor, vamos ao post que explica todos os pormenores do cruzeiro como talvez nunca o tenham feito. Parceria HollandAmericaPT e a revista Cruzeiros.

O navio:


O itinerário:

DiaDataPortoChegadaPartida
030 Jul 2012Veneza, Itália ON
overnight
131 Jul 2012Veneza, Itália
01:00 PM
201 Ago 2012Dubrovnik, Croácia10:00 AM06:00 PM
302 Ago 2012Kerkira, Corfu, Grécia10:00 AM08:00 PM
403 Ago 2012Argostoli, Grécia (navio fundeia)07:00 AM04:00 PM
504 Ago 2012Thira (Santorini), Grécia (navio fundeia)11:00 AM07:00 PM
605 Ago 2012Dia de Navegação

706 Ago 2012Catania, Itália08:00 AM05:00 PM
706 Ago 2012Estreito de Messina (navegação panorâmica)


807 Ago 2012Nápoles, Itália08:00 AM06:00 PM
908 Ago 2012Civitavecchia (Roma), Itália07:00 AM08:00 PM
1009 Ago 2012Livorno (Florença/Pisa), Itália07:00 AM08:00 PM
1110 Ago 2012Dia de Navegação

1211 Ago 2012Barcelona, Espanha06:00 AM

As excursões:
A Holland America Line é provavelmente a companhia de cruzeiros que melhor apoio dá aos seus passageiros na escolha das suas excursões em terra por forma a desfrutarem do melhor que cada destino propicia. No link seguinte encontrará 42 páginas de uma brochura que o informa sobre as possibilidade de excursões para cada escala (botão: View shore excutsions for this cruise). Poderá adquirir na sua agência junto com o cruzeiro, "online" ou a bordo.
Clique e observe as excursões possíveis neste cruzeiro

Plantas do navio:
Poderá consultar as plantas relativas ao Nieuw Amsterdam tanto nas área públicas como da disposição dos camarotes e suites para identificar a localização do seu alojamento por 12 noites: Plantas Nieuw Amsterdam.
Planta de acessos e deslocação para pessoas com mobilidade condicionada ou auxiliada (motor eléctrico ou força muscular)


Os pormenores que todos gostamos de saber #1:
Classificação: 5 estrelas
Classe: Signature
Ano de Construção.: 2010 (baptismo a 4 de Julho)
Estaleiro construtor: Fincantieri, Marghera, Italia
Registo: Países Baixos (o país no mundo com mais relações diplomáticas)
Madrinha do navio: Princesa Máxima da Holanda

Cerimónia da garrafa de champagne: partiu com estrondo:



Deslocamento: 86.700TAB
Comprimento: 290.0 mt
Largura: 32.2 mt
Passageiros.(normal): 2.104 
Passageiros (Máximo): 2.611
Tripulação: 929 (Indonésios na sala de jantar e limpeza do navio, Filipinos nas bebidas e cozinhas)
A bordo dos navios da HAL só existem estas duas nacionalidades nas tripulações que têm origem nas escolas da Holland America line nestes dois países.
Oficiais das várias áeras: Holandeses
Velocidade máxima em navegação: 21.9 nós

Normalmente, um navio novo leva um ano a estabilizar a proeficiência a bordo. No caso do Nieuw Amsterdam desde a primeira temporada de Mediterrâneo que tudo está afinado. As opiniões dos clientes confirmam-no. O rácio de passageiros por tripulante entre 1 a 2,3, conferem a excelência do serviço bem como o facto de navegar por norma com 2104 passageiros em detrimento do máximo possível (2.611).

O "nosso" navio é lindo!

O ms Nieuw Amsterdam é na distribuição de espaços quase uma cópia do ms Eurodam, modificando significativamente o tema que no caso do Nieuw Amsterdam é Nova Iorque. O bronze foi substituído por crómio, um metal de cor branco-prateada brilhante que confere um aspecto contemporâneo e ligado ao tema do navio.

Hidropool
Fitness center










O Nieuw Amsterdam é uma versão ligeiramente ampliada da classe Vista e que assume-se como classe Signature. O espaço extra comparativamente à classe Vista permite adicionar o Den Silk Bar, o restaurante Tamarind, as cabanas na plataforma 11 por trás do Crow Nest e um Lido maior na área da piscina para que possa ter o seu espaço privado próprio. Apesar de ser considerado um "mid-size ship" conhecerá mais espaço que nos navios maiores de cruzeiros de "massa".

Quando dizemos que o serviço da HAL é premium poucos saberão o que significa, basicamente mimos. muitos mimos. O chocolate na hora certa, sorvete livre durante todo o dia, sumo de laranja natural e espremido na hora, flores naturais, etc, para além da qualidade dos lençois, colchões, produtos da Elemis no WC. Enfim, é subir a bordo e constatará.

Itinerário em vídeo:
(Nunca se esqueça que o ms Nieuw Amsterdam é já por si um destino)

30 e 31 de Julho 2012: overnight e partida de Veneza:




01 de Agosto 2012: escala em Dubrovnik:



02 de Agosto 2012: escala em Kerkira, Corfu - Grécia


03 de Agosto 2012: Argostoli - Grécia


04 de Agosto de 2912: Thira, Santorini - Grécia



05 de Agosto de 2012: dia de navegação

06 de Agosto 2012: escala em Catania (Sicília)



07 de Agosto 2012: escala em Nápoles


Pompeia via Nápoles



Capri via Nápoles


08 de Agosto de 2012: Civitavecchia (Roma) - Itália



09 de Agosto de 2012: Livorno (Florença/Pisa) - Itália



10 de Agosto 2012: dia de navegação

11 de Agosto 2012: fim de uma bela viagem com Barcelona


Os pormenores que todos gostamos de saber #2:


Um elemento para o qual os passageiros param sempre para admirar é o lustre projectado por Gilbert Lebigre e Corinne Roger, um bloco translúcido elaborado para espelhar o horizonte de Nova Iorque e a sua reflexão alongada no porto em duas perspectivas. Altera suavemente as tonalidades à medida que vai rodando. Esta obra-prima domina a atenção no atrium que tem a altura de três decks. A melhor visualização ocorre a partir da escadaria circular de vidro que conduz desde a recepção aos "guichets" de excursões em terra, para o Grill Pinnacle Pinnacle e o Ocean Bar.

Outros tributos a Nova Iorque observam-se numa grande escultura metálica de maçã (Big Apple). Em homenagem ao Radio City Hall, dançarinas de cabaré com pouca roupa balançam em aros de ambos os lados do Showroom of the Seas.


Atrium
Atrium
Um mural com o movimentado cais da cidade no Explorer Lounge é outra emblemática peça do navio e que vai dando a perceber o investimento de milhões nas obras de arte. Olhe de perto para o mural, verá do que se compõe os arranha-céus inteligentemente desenhados.
O Clube Hal, a sala de jogos da juventude, ostenta um autêntico Cab de Nova Iorque (Táxi), um carrinho típico de cachorros quentes, entre outras surpresas.




Os 4 navios da história "Nieuw Amsterdam":
Quadros do comandante Stephen J Card a bordo do Niew Amsterdam
Nieuw Amsterdam I
O famoso Nieuw Amsterdam II
Nieuw Amsterdam III
Nieuw Amsterdam IV ... o "nosso" navio!

Os pormenores que todos gostamos de saber #3:

Os Modelos de navios grandes e pequenos continuam a ser uma tradição da Holland America. O toque clássico pode ser encontrado em forma de murais em Delfts Blauw.  Tal como em outros navios da frota, um divertido passeio com áudio pelas obras de arte está disponível a partir da biblioteca. O passeio a pé demora 40 minutos e faz uma excelente introdução à disposição decorativa do navio, bem como a sua excepcional  colecção de arte.


Crow Nest
Pinnacle Grill











O final de 2010 trouxe uma inovação na hora de jantar no Pinnacle Grill por uma vez em cada cruzeiro. O lendário restaurante Le Cirque de Nova Iorque é celebrado com um seleccionado e lunático menu sob o tema circo. O valor a pagar poderá variar e depende das solicitações do cliente mas nunca mais caro do que em terra. Falaremos do assunto noutro post. Nas outras noites, o Pinnacle Grill retoma a sua rotina com lustres brilhantes que iluminam este elegante espaço. Bifes grelhados e espetinhos de carne em chamas são uma delícia entre outros pratos do menu.













Pormenores que todos gostamos de saber #4:

Tamarind, é um restaurante! Uma opção de jantar pan-asiático  ($15 por refeição), o ambiente está agradavelmente concebido, pode ser complicado de encontrar mas acaba por ser simples vá ao último deck, soberba vista. Já estamos com conversas de quem se perde a bordo :o). Junto ao restaurante está outro espaço lindo Den Silk. Apanhe o elevador até ao 11º deck e suba 3 lanços de escada. Foi feito e localizado para ser intrigante e para usufruir de uma vista para o mar e dos portos de escala. O Tamarind foi introduzido a bordo da HAL pela primeira vez via ms Eurodam. Quando tiver o menu na mão procure "sampler satay picante", salada de mamão verde e camarão Szechuan. Divinal.

Mas ... falta a grande sala de jantar, com altura de 2 decks: Manhattan. Abre para o jantar em mesas atribuídas (duas sessões), flores frescas a enfeitar todas as mesas. Esta sala de jantar encontra-se a ré e oferece uma vista em 3 direcções para o oceano popa, bombordo e estibordo. A decoração é inspirada no ambiente de uma churrascaria Manhattan, detectável pela  sua decoração vermelha e cinza.

Para um jantar "casual", o buffet Lido está por largas horas disponível, fica junto junto à piscina "Terrace Grill". Estas refeições bem como fatias de pizza estão disponíveis das 6h30 até meia-noite. Possui estações separadas para saladas, sanduíches, pratos quentes, iguarias asiáticas e sobremesas, o tempo de espera é mínimo e controlado por si. Excelente organização por um espaço extenso.

Encontrar uma mesa disponível dentro do Lido, pela popa com vista mar, piscinas centrais nunca será um problema. É nesta pequenas coisas que verificamos o rácio de espaço disponível por passageiro e vamos entendendo o que significa Signature of Excellence.

Atenção ao restaurante italiano Canaletto, tem um sucesso incrível e pode ser um desafio marcar uma refeição. Este local atraente localiza-se numa esquina à frente do Lido. Sempre com toalhas brancas e rosas frescas.














 A Holland America orgulha-se de ser uma linha de cruzeiros premium, ficará feliz por encontrar essas vantagens tradicionais de cortesia que permanecem intactas. Cappuccinos, por exemplo, são oferecidos gratuitamente com refeições na sala de jantar. No café da manhã, o sumo de laranja é espremido fresco.

Falando em café da manhã, um conjunto completo de pratos quentes, está disponível a partir de serviço de quarto. Os ovos são mantidos quentes com placas de aquecimento especiais e através de um serviço de mordomo no seu quarto. Não lhe pedem assinaturas em papéis nem gorjetas.

Culinary Arts Center, aprenderá a preparar os pratos do Le Cirque (State of Art na cozinha da HAL), estão livres de custos e incluem uma amostra "saborosa". Também não há nenhuma taxa para as aulas de informática na Oficina Digital, nem para a seleção de DVDs para assistir filmes no seu camarote.

No convés, as cabanas privadas são uma das inovações da classe Signature. Os retiros semi-isolados poderão ser encontrados a estibordo e adjacente ao conjunto do Lido e também na zona exclusiva no convés 11. Cada espaço está mobilado com espreguiçadeiras, mesa e cadeiras, o seu aluguer por dia varia  entre $ 30 a $115, ou por semana entre $199 a $449. Nas Caraíbas esgota sempre e é necessário reservar com antecedência.

















Spa Greenhouse Nieuw Amsterdam, na proa, Deck 9, oferece todos os tratamentos previstos, além de uma inovação, massagem de bambu. O spa possui uma relaxante vista para o mar, tem piscina de hidroterapia e suite termal com camas aquecidas de cerâmica. Um ginásio bem equipado e um piso para exercícios ocupa um espaço amplo do spa.

Esperamos estar a ser interessantes na nossa descrição, estamos a tentar ser resumidos para lhe dar um excelente apoio quer para a decisão quer para a informação se nos brinda com a sua presença.
Prosseguimos. Com a excepção do convés 11 onde está o Crow Nest e Exlorations Café, a Internet e a biblioteca, as salas públicas estão agrupados nos Decks 2 e 3. Neles encontrará o Screening Room, confortável sala de poltronas para visionar filmes e comer pipoca, um shopping aberto, projectado em open-space e que vende artigos com o logotipo da Holland America Line, jóias, perfumes e um duty-free de bebidas alcoólicas. A clássica promenade com piso em teca circunda o navio no deck 3, para o deleite dos caminhantes, para respirar o ar do mar e ouvi-lo. Os admiradores do sol também podem usufruir de espreguiçadeiras em madeira com almofadados que lhe vão lembrar os bons velhos tempos. O "sabor" da Holland America Line.


O Casino sempre movimentado é ladeado com bares, inclui o Bar do Casino, um popular bar de desporto com ecrãs a visionar via satélite os principais jogos de várias modalidades.
Todas as noites, no Piano Bar,  fiéis ouvintes reúnem-se em torno do piano para cantar em conjunto belos, velhos e novas canções. Neste espaço participativo e emotivo se fazem amizades para a vida. Um "must".

A discoteca Northern Lights, foi projectada para se assemelhar a um bar de gelo nas afamadas noites de auroras boreais no tradicional destino do Alaska que a Holland America Line tão bem explora. As luzes criam um ambiente semelhante às auroras e as mesas são ecrãs interactivos.
The Queen Lounge atrai na tarde-noite os convidados (os passageiros são assim tratados pela HAL) com o seu estilo cabaré e onde é grande a proximidade com os artistas.

Mas, pela grandeza e no que diz respeito a entretenimento o convidado leva normalmente no coração o "Showroom at the Sea", é a estrela do deslumbre, é o local da Broadway dos mares. Três decks de altura e amplo, vermelho e preto, puro luxo. Os shows são produzidos pela Stiletto Entretainment de Los Angeles que  favorecem a escolha de artistas experientes e com vários créditos na "Broadway". Seis grandes cantores para além dos 4 habituais vão fazê-lo se sentir especial. Simulação de bandas de garagem, com automóveis e motos em palco. Dança, palco rotável e com elevadores tornam os espectáculos ... espectaculares a um ritmo frenético como gosta a cidade que nunca dorme, ora chamada Nieuw Amsterdam ... New York!




















Para terminar, referir que o pequeno-almoço completo está disponível pelo serviço de quarto no dia de desembarque. Segundo a Holland America Line o "convidado" (passageiro) não termina a viagem transita para a história da companhia sendo portanto "um dos nossos", "queremos mantê-lo com um estado de espírito positivo até que tenha que desembarcar"  (gerente de hotel, Marco Van Belleghem - ms Nieuw Amsterdam). "Uma refeição quente com tempo e não ser levado à pressa para fora do camarote é um truque que poupa tempo e facilita o nosso convidado". "Quando desembarcar, levante a cabeça e por favor não fique triste, pode pronunciar "i am Holland America Line" como todos nós, é o nosso lema, entrou para a nossa história." Comandante (Master) Edward G. van Zaane do ms Nieuw Amsterdam.


                                                                              
                                                                              
                                                                              

Está na hora da decisão. Nieuw Amsterdam em romance no Mediterrâneo será um cruzeiro para recordar para sempre. Viaje com quem bem aconselha.
   
Se gostou da sugestão não perca tempo, o Verão é uma altura concorrida e deve marcar um cruzeiro com antecedência.

2 comentários:

F Mascarenhas disse...

Meus Caros Azores Cruise Club, eu já vi esta informação no blog da Holland America em Portugal e no blog da Revista Cruzeiros, penso ser de bom tom, no final, mencionarem os créditos da informação.
Neste caso a fonte de origem é o blog da Holland America Portugal.
É que por atitudes deves vocês podem estar a pôr em causa a integridade de uma associação de amigos que partilham o gosto pelos navios.

Muito obrigado pela atenção.

Cmpts.
F. Mascarenhas

Bruno Rodrigues disse...

Caro F Mascarenhas,

Não entendi o seu reparo. No início do post está explícito, logo abaixo do título "Fonte Integral: Revista Cruzeiros", com link para o próprio post da revista cruzeiros.

Obrigado pela visita.