quarta-feira, 9 de maio de 2012

Noordam e Expedition em Ponta Delgada


Na senda dos navios de referência que visitam as Portas do Mar receberamm hoje o navio de cruzeiros Noordam, da operadora Holland America Line. Com perto de 1900 passageiros a bordo, a maioria dos quais norte-americanos, o elegante paquete holandês encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Civitavecchia, na Itália. Além da cidade açoriana, o roteiro inclui visitas a Lisboa, Cádiz, Málaga, Cartagena e Barcelona.

 

Construído nos famosos estaleiros italianos Fincantieri, em Veneza, entrou ao serviço da actual operadora em Fevereiro de 2006. Com um comprimento de 285 metros, 32,2 metros de largura e 7,8 metros de calado, possui 82,3 mil toneladas de arqueação bruta, podendo transportar até 2388 turistas com 820 tripulantes. São 11 os decks para passageiros, com um total de 959 cabines, 806 das quais com vista para o exterior e apenas 153 interiores.


Este imponente navio finalizou a sua manobra de atracagem pelas 07h20, tendo partido rumo a Lisboa pelas 17h00.
Habitual visitante no nosso arquipélago, a Holland America Line tem vindo a reforçar as suas escalas nos Açores, tornando a nossa Região num ponto de referência das suas rotas transatlânticas e, à semelhança de outras operadoras, continua apostada em cá trazer os seus principais navios de cruzeiro.

 

Em 2013 o Noordam regressa a Ponta Delgada, tendo 2 passagens prevista a 29 de Março e a 7 de Novembro.


Também em Ponta Delgada esteve desde segunda-feira o navio de cruzeiros Expedition, que assim regressa aos Açores para efectuar um cruzeiro na Região. Proveniente de Las Palmas, iniciou hoje o seu périplo por algumas das nossas ilhas. Importante realçar que se trata de mais um cruzeiro temático, com início e fim no arquipélago, o que representa uma mais-valia para a dinâmica de cruzeiros que se pretende gerar nos vários portos açorianos.


O Expedition rumou pelas 20h00 a Angra do Heroísmo, onde é aguardado amanhã. No dia 11 deve atracar nas Velas de São Jorge e a 12 de Maio tem prevista visita a São Roque do Pico. Para o dia 13 está reservada a escala na ilha das Flores, seguindo-se, no dia 14, escala na ilha do Faial e termina o itinerário, a 15 de Maio, em Ponta Delgada.


O Expedition, que pertence à companhia canadiana Gap Adventures, está entre nós a navegar pela operadora francesa Plein Cap Crosières. Este pequeno navio, com 105 metros de comprimento, 18 metros de largura, 6336 toneladas de arqueação bruta e capacidade para 120 passageiros, só em 2008 é que iniciou actividade como navio de cruzeiros, pois a sua configuração original, que remonta ao ano de 1972, destinava-se a serviço ferry, função que desempenhou até a esta sua adaptação.


Este é actualmente um navio que realiza cruzeiros muito específicos para um público também ele mais vocacionado para a aventura, expedição e contacto com a natureza. Precisamente por estes motivos, este peculiar navio de cruzeiros tem abordo especialistas em biologia marinha e das aves, história e geologia, que por via de um programa de palestras a bordo e em terra, procuram melhorar a experiência dos passageiros. Conheça melhor este navio aqui. 
Participe e envie-nos as fotos destas escalas para cruzeirospdl@gmail.com.

Memórias: Expedition
Página Oficial do Noordam
Página Oficial da Holland America Line 
Página Oficial do Expedition
Página Oficial da Plein Cap
 

Sem comentários: