sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Memórias: AIDAaura

Texto: André Velho Cabral (Portos dos Açores)
Fotos: Shipparade.com & Shipspotting.com

Vídeos: AIDA TV


No próximo Sábado, dia 3 de Setembro, as Portas do Mar recebem (07:00-14:00) a estreia do navio de cruzeiros AIDAaura, naquela que também será a viagem inaugural da companhia alemã Aida Cruises aos Açores. Esta operadora germânica está ligada a interesses italianos, nomeadamente à Costa Crociere e, por conseguinte, integrada no grupo Carnival Corporation, que assim estabelece a sua posição no seio do importante mercado alemão.



Inaugurado em Abril de 2003, o AIDAaura foi construído na Alemanha pelos estaleiros Aker MTW, em Wismar. Foi o terceiro navio a integrar a jovem operadora alemã, depois do AIDAcara e do idêntico AIDAvita.

 

Com 203 metros de comprimento, 28 metros de largura e os 6,2 metros de calado, desloca 42,289 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 1500 hóspedes, com 389 tripulantes. Possui 10 decks para passageiros, num total de 633 cabines, 422 das quais são exteriores e 211 interiores.

 

Destaque inevitável para as pinturas no casco de todos os navios da Aida Cruises, em particular para os apelativos olhos e lábios, numa clara alusão à personagem Aida (que dá nome à companhia), da famosa ópera de Verdi, composta para a inauguração do canal do Suez, em 1871.

Em relação às habituais comodidades a bordo, começamos por destacar que os navios da Aida Cruises se destinam essencialmente ao mercado alemão e como tal, o conceito de vivência a bordo difere um pouco dos padrões tradicionais. Os seus navios, chamados de “Das Clubschiff”, ( “navio-clube”), procuram reproduzir o ambiente descontraído de um resort.


A adopção deste conceito baseia-se nos resorts alemães Robinson Club e acaba por se refletir num ambiente muito informal a bordo, como se constata na ausência de noites de gala e de códigos rígidos de vestuário, tripulação que convive em bares com os passageiros, profusão de cores nas áreas públicas e decoração minimalista, para além das inúmeras actividades relacionadas com prática de desporto.


As áreas públicas são espaços abertos e muito coloridos. Os locais mais populares são o Aida Bar, The Theatre, Night Fly Bar, Hemingway Lounge e o Anytime Lounge/Bar – que também funciona como discoteca. Ao nível da restauração, relevo para os buffets Calypso e Market, abertos 24h, e para o MaritimeRestaurant, mais requintado e com serviço à la carte.


Duas piscinas, um SPA e uma biblioteca são mais algumas das habituais valências a bordo do AIDAaura, no entanto a ausência de um Casino não deixa de ser um facto peculiar. Igualmente interessante é a existência de um serviço de aluguer de bicicletas para excursões em terra.

Façamos votos para que se torne uma escala memorável e que seja a primeira de muitas que a Aida Cruises nos brinde num futuro próximo.


3 comentários:

Anónimo disse...

Meus Caros amigos,
São apresentações como esta que faze do site do Azores Cruise Club um site diferente.
Mais um excelente trabalho dos nossos amigos André Moura e Bruno Rodrigues.

Bruno Rodrigues disse...

Caro Anónimo,

Grato pelo feedback.

Com os melhores cumprimentos

Anónimo disse...

Só desejo que os Açores aproveite e bem esta primeira escala da "Aida Cruises" , afim que num futuro proximo os Açores sejam pontos de escala frequntes tal como acontece aqui na Madeira onde creio eu é a companhia com mais escalas por ano . Um abraço