sábado, 13 de abril de 2013

Interiores do Ryndam

Reportagem: Azores Cruise Club, André Cabral (Portos dos Açores) e Holland America PT

 

A Direcção do Azores Cruise Club (representada por Bruno Rodrigues), a convite do Agente de Navegação (Bensaúde Shipping), foi recebido a bordo do ms Ryndam no passado dia 9 de Abril em Ponta Delgada pelo comandante Werner Timmers que, para além de estar presente nos cumprimentos teve o prazer de ser o guia no navio. Descontraído e simpático, é do género de pessoa muito acessível que quebra rapidamente o gelo do primeiro encontro.

 Cmdte. Werner Timmers e Bruno Rodrigues (oferecendo livro bilingue Açores Ilhas de Sonho)

Nas conversas de convívio no bar Spirits & Ales, o comandante falou sobre a travessia Atlântica. Ficou muito agradado com a viagem, sem sobressaltos, apenas algumas horas de ondulação mais "arisca" antes de entrar na zona a sul das ilhas do Faial e do Pico. Ficou também agradado com os golfinhos que viram na costa sul da ilha do Pico mas, não viram baleias. Ficou com pena porque conhece a fama dos Açores na visualização dos cetáceos, até porque também acompanha a evolução dos tours dos passageiros para saber se tudo corre nas horas programadas.

 
Dr. André Velho Cabral (Portos dos Açores) oferece livro Paquetes dos Açores

O comandante Timmers fez ainda uma agradável observação sobre as condições que as Portas do Mar oferecem e tomou, com algum entusiasmo, conhecimento de que o porto da Horta dispõe de um novo cais com capacidade para receber o ms Ryndam. Recordamos que o ms Ryndam tem algo de explorador como o ms Prinsendam, por isso foi muito bem abordada a conversa do porto da Horta.

Foto: Bruno Rodrigues - Ryndam - Ponta Delgada - 2013/04/09 - Aumentar
Dr. Filipe Macedo (Portos dos Açores) oferece placa alusiva à efeméride, licores e tabaco regionais

O comandante (Master) nasceu na cidade de Roosendaal, no sul da Holanda e a sua opção por uma carreira no mar ocorreu no seu último ano no Liceu Norbertus. Frequentou a Academia Náutica de Vlissingen e passou o seu ano de estágio a bordo do Noordam em 1984. Após a graduação em 1986, com uma licenciatura em navegação, o comandante Timmers obteve um segundo grau em engenharia seis meses depois. Começou a trabalhar na Holland America Line em 1987 como "Fourth Officer". Desde aquela altura, o ora comandante Timmers, passou por praticamente todos os navios da HAL. Uma carreira a pulso e cadenciada pelas oportunidades, sem dúvida com muita experiência.

António Rebelo (Bensaúde Shipping) oferece artesanato regional

Hoje ostenta um crachat com 26 anos de HAL. Coloca na hierarquia de prioridades a segurança e o conforto de todos os passageiros e tripulantes a bordo. O "nosso" comandante Timmers reside em  Mount Dora, na Flórida, com sua esposa Sherron e ... a gata, Sassie. Gosta de golfe, canoagem e trabalhos de carpintaria.  Algumas vezes combina dois hobbies ao mesmo tempo :o) quando vai buscar a bola de golf às árvores ou à água :o) no seu campo preferido. A secção de estofadores e carpintaria no Ryndam tem por vezes um colega bem graduado.

 
Capitão Matos Nogueira (Capitão do Porto) em troca de placas

Na cerimónia a bordo, estiveram presentes o Azores Cruise Club (vice-presidente Bruno Rodrigues), o Capitão do Porto (Matos Nogueira), a Portos dos Açores (Filipe Macedo e André Velho Cabral) e o agente de navegação da Bensaúde Shipping (António Rebelo). 


 

Após a troca de placas e ofertas, tivemos o prazer de realizar uma visita a algumas das principais áreas públicas do navio, bem como a ponte de comando.
 
 

O ms Ryndam deixou boas impressões aos visitantes que observaram ser muito parecido, em alguns aspectos, com o Rotterdam, apesar da diferença de dimensões. O comandante Werner Timmers, enquanto fazia as honras da casa com o passeio pelo navio, deixou ainda a indicação de ter estado na Horta há alguns anos no ms Maasdam (nota do blogue: 28 de Abril de 2000).

 

Construído nos famosos estaleiros italianos Fincantieri, em Veneza, entrou ao serviço do atual operador em Novembro de 1994. O Ryndam foi o terceiro de quatro navios da classe Statendam, classe que assumiu a designação do primeiro paquete daquela série. Mede 219 metros de comprimento, 31 metros de boca (largura), 7,5 metros de calado, possui 55,4 mil toneladas de arqueação bruta e pode transportar até 1266 turistas com 577 tripulantes. Possui 10 decks para passageiros, com um total de 633 cabines, 502 das quais com vista para o exterior e apenas 131 interiores.

 

A Holland America Line é uma companhia com longa tradição neste mercado. Muitos dos seus navios de passageiros / cruzeiros, tornaram-se outrora ícones de referência que muitos procuravam igualar, devido à assinalável categoria e qualidade.

 

O Ryndam foi concebido em função desses parâmetros de excelência, imagem de marca da operadora. Os parâmetros de qualidade são evidentes e a coleção de arte existente a bordo, com peças dos séculos XVII a XIX, é verdadeiramente sumptuosa.

 

A nível das comodidades, salientamos a diversidade de espaços muito atrativos, que primam pela elegância e tradicional bom gosto. Logo à entrada do navio, o bonito Atrium seduz quem o contempla, mas outras áreas facilmente encantam, casos do Crow’s Nest, Queen’s Room, Explorations Café, Club HAL, Explore’s Lounge, do exclusivo Neptune Lounge ou o cativante teatro Showroom at Sea.

 

Ao nível restauração relevo para o Rotterdam Dining Room, restaurante principal do navio, local privilegiado para os hóspedes desfrutarem de uma agradável refeição. O Caneletto e o Lido Buffet são também referência a bordo. No entanto, e à semelhança de outros navios da HAL, é o temático Pinnacle Grill o restaurante mais apreciado a bordo.

 

Por fim, destaque para as zonas públicas exteriores, locais sempre muito aprazíveis para quem os frequenta. A principal piscina é a Lido Pool, com cobertura amovível, mas a Seaview Pool, à popa, é igualmente muito apreciada. O Oasis é uma espécie de retiro para adultos, pelo que é um local privilegiado para todos os que procuram um lugar mais reservado.

 

A ponte de comando é uma zona cada vez menos visitável, na justa medida em que os "casos" e a legislação na indústria dos cruzeiros, vão delimitando as possibilidades ou até por regras das próprias companhias. Um simpático comandante Werner Timmers não quis faltar com este pormenor após uma visita pelo navio no qual foi o guia, era a cereja no topo do bolo.

O Azores Cruise Club endereça um agradecimento especial ao blogue Holland America PT pela colaboração na elaboração desta reportagem, bem como divulgação no seu blogue.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

3 Navios em Ponta Delgada: Star Clipper, Island Sky e Silver Spirit

 

Foram três os navios de cruzeiro que hoje estiveram em Ponta Delgada. O Star Clipper, em estreia, chegou ontem às Portas do Mar (17h20), tendo efectuado overnight, partindo ao final da tarde pelas 18h05. Após a saída do Star Clipper deu-se a entrada do Island Sky (operado pela Noble Caledonia), que regressa à região para mais um cruzeiro às 9 ilhas do arquipélago. Por fim o Silver Spirit, da Silversea Cruises, antecipou a sua em estreia, atracando no cais -10 do porto comercial pelas 19h40.

Webcam Ponta Delgada - Montagem Bruno Rodrigues - Fonte: SpotAzores

Primeiro o luxuoso veleiro de cruzeiros Star Clipper, pertença da companhia monegasca Star Clippers, que como referimos esteve nas Portas do Mar em overnight, em viagem integrada numa viagem transatlântica de 18 dias iniciada em Philipsburg, capital do território holandês da ilha de St. Maarten, nas Caraíbas, sendo Lisboa o seu destino final.

 

AIS Ponta Delgada - Fonte: Vesseltracker.com

Construído nos estaleiros Scheepswerf van Langerbrugge, em Gent, na Bélgica, foi inaugurado no mês de Maio de 1992, sendo idêntico ao Star Flyer, que foi concluído no ano anterior. Tem como principais características técnicas 116 metros de comprimento, 15 metros de boca, 5,6 metros de calado, possui 2,298 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 170 passageiros com 72 tripulantes. Disponibiliza 4 decks de passageiros num total de 85 cabines.

 

Em quase todos os aspetos diferente dos grandes navios de cruzeiro que por cá aportam, este veleiro evoca a verdadeira experiência de navegação, utilizando para tal os seus 4 imponentes mastros (63 m de altura) e respetivas velas, numa clara tentativa de recuperar o estilo dos grandes veleiros do século XIX. Aliás, o gémeo Star Flyer foi o primeiro do género construído ao fim de 140 anos e acabou por ser também o primeiro “clipper” comercial, em 90 anos, a atravessar o nosso Oceano Atlântico. 

 

Mais intimista, personalizado e com cariz vincadamente direccionado para a arte de navegar, realizar uma viagem neste navio é uma experiência verdadeiramente enriquecedora para os amantes do mar.


Habitualmente sediado nos mares da Polinésia francesa, no Mediterrâneo ou Caraíbas, o Star Clipper navega recorrendo às suas majestosas velas e, não raras vezes, os passageiros são convidados a participar na logística que um navio desta tipologia implica. É uma actividade muito apreciada, bem como navegar, apreciando o silêncio da ausência de motores, com uma brisa na face e/ou os respingos de alguma onda mais afoita.

 

Procedente do Panamá, o Island Sky atracou pelas 18h20 no Cais Norte das Portas do Mar, devendo permanecer até às 18h00 do dia 14, domingo. Da cidade micaelense segue para a Graciosa (15 de Abril), Flores (16 de Abril), Corvo (16 de Abril), Faial (17 de Abril), Pico – São Roque (18 de Abril), São Jorge (19 de Abril), Terceira - Angra (21 de Abril) e Santa Maria (22 de Abril). A 23 regressa a Ponta Delgada, precisamente no dia que se aguarda estabelecer o novo recorde de escalas de navios de cruzeiro em simultâneo num só porto açoriano. 
O Island Sky, recentemente renovado nos Estaleiros Navais da Rocha em Lisboa, apresenta os requisitos ideais para esta tipologia de cruzeiro nas ilhas e o itinerário que tem previsto para a nossa Região é mais uma vez de extrema importância para o incremento da aposta dos Açores como destino e não apenas ponto de paragem em roteiros transatlânticos. Oportunidade, pois, para os 113 passageiros (maioria britânicos) desfrutarem das belezas açorianas e do que melhor temos para oferecer a este nicho de mercado. Recorde as características deste navio aqui.
Por fim, abordamos agora a estreia do luxuoso navio de cruzeiros Silver Spirit, da operadora norte-americana Silversea Cruises. Esta visita ao arquipélago consta de um itinerário que liga Ft. Lauderdale a Lisboa, itinerário esse que teve início a 03 de Abril e termina a 15 do mesmo mês na capital portuguesa.
 
AIS Ponta Delgada - Fonte: Vesseltracker.com

Antes da referida escala em Ponta Delgada, o navio-almirante da Silversea aportou em Hamilton, nas Bermudas, tendo infelizmente cancelado a escala no porto da Horta prevista para o dia de hoje, devido aos ventos fortes. O navio retomará a sua viagem amanhã pelas 13h00.

Inaugurado em dezembro de 2009, foi construído nos estaleiros italianos Fincantieri, sendo o sexto e mais recente navio daquela operadora. É também o maior e mais sofisticado, proporcionando aos seus hóspedes uma ambiência de grande requinte e elevadíssimos padrões de qualidade. Tendo capacidade para 540 passageiros e 370 tripulantes, possui 36,009 mil toneladas de arqueação bruta, mede 196 metros de comprimento, 27 metros de boca e 6,4 metros de calado. Possui um total de 270 cabines, todas elas suites, embora com 6 categorias diferentes, disponibilizadas em 6 dos 8 decks para passageiros.


No próximo ano, todos estes navios regressam aos Açores: o Star Clipper em data a definir, o Island Sky em Abril para mais um cruzeiro na região e o Silver Spirit regressa com duas escalas (28 de Abril na Horta e 29 em Ponta Delgada).

 
Participe no blogue e envie-nos as suas fotos desta escala para cruzeirospdl@gmail.com.

Itinerário actual (Star Clipper)
Itinerário nos Açores (Island Sky)
Itinerário actual (Silver Spirit) 
Island Sky em Ponta Delgada (2012/04/29)
Island Sky em Ponta Delgada - Perfil do Navio e Interiores (2012/04/19) 
Site Oficial Star Clipper

Site Oficial Silver Spirit
Lista de Escalas Previstas - 2013

quinta-feira, 11 de abril de 2013

ACC na Cerimónia de Boas-Vindas a bordo do Le Ponant

Foto: André Velho Cabral - Facebook Porto de Ponta Delgada - Le Ponant - Ponta Delgada - 2013/04/09 

A Direcção do ACC, a convite do Agente de Navegação (Bensaúde Shipping), esteve presente na cerimónia de boas-vindas que decorreu a bordo mega-iate de cruzeiros que escalou a cidade de Ponta Delgada na passada terça-feira, dia 9 de Abril. Coube ao Vice-Presidente do ACC, Bruno Rodrigues, representar a Direcção do clube, juntamente com as restantes entidades (Portos dos Açores S.A., Comandante do Porto de Ponta Delgada, Agente de Navegação).

Foto: Azores Cruise Club - Le Ponant - Ponta Delgada - 2013/04/11 - Aumentar 
Dr. André Velho Cabral (Portos dos Açores) oferece livro Paquetes dos Açores

O Le Ponant, da operadora Francesa Compagnie du Ponant, visitou pela primeira vez os Açores. Pelo facto de estarmos presentes nesta cerimónia, muito agradecemos a diligência, disponibilidade e simpatia da Agência de Navegação da  Compagnie du Ponant em Ponta Delgada, a empresa Bensaúde Shipping, na pessoa de António Rebelo, que possibilitou tal privilégio.

Foto: Azores Cruise Club - Le Ponant - Ponta Delgada - 2013/04/11 - Aumentar 
Dr. Filipe Macedo (Portos dos Açores) oferece placa alusiva à efeméride

O comandante Mikael Debien, a sua tripulação e os 2 passageiros em viagem receberam-nos com grande entusiasmo, desenrrolando-se uma conversa muito agradável entre todos. O Azores Cruise Club, como habitualmente nestas ocasiões, ofereceu ao comandante um exemplar do livro bilingue Açores Ilhas de Sonho, que fará parte da biblioteca de bordo. Foi aliás bastante folheado por todos durante o encontro.

 
Bruno Rodrigues (Azores Cruise Club) oferecendo livro bilingue Açores Ilhas de Sonho

Inaugurado em 1991, este iate com três mastros foi construído nos estaleiros Société Francaise de Constrution Navale, em St. Malmo, França. Destacamos os seus 88 metros de comprimento, 12 metros de boca, 4 metros de calado, possuindo 1,479 toneladas de arqueação bruta e tendo capacidade para um máximo de 67 hóspedes com 30 tripulantes. Disponibiliza ainda 3 decks para passageiros com um total de 32 cabines, todas com vista para o exterior.

António Rebelo (Bensaúde Shipping) oferece artesanato regional

Com um conceito muito diferente dos tradicionais navios de cruzeiro, este elegante e sofisticado mega-iate privilegia uma ambiência intimista, onde o conforto, gosto pelas atividades náuticas e boa gastronomia são predicados essenciais a bordo. Claramente vocacionado para o público francês que se enquadra naqueles pressupostos, o Le Ponant surpreende pelo requinte e pelo facto de não dispor do habitual entretenimento como encontramos a bordo da maioria dos navios de cruzeiro. O grande momento de convívio neste navio ocorre durante os jantares no Karukera Restaurant, à boa maneira francesa, com os passageiros a desfrutarem da famosa gastronomia francesa num verdadeiro “affaire gastronomique”.

 

Um dos outros destaques do Le Ponant é a zona da Marina, localizada à popa, local onde os passageiros têm à sua disposição toda uma série de equipamento essencial à prática de desportos náuticos como windsurf, water-ski ou mergulho. Esta zona permite ainda fácil acesso para banhos em alto mar, uma vez que não há piscina a bordo.

 

A título de curiosidade, refira-se que a 4 de abril de 2008, o Le Ponant foi capturado por piratas somalis no Golfo de Aden, quando realizava uma viagem de reposicionamento entre as Seychelles e o Mediterrâneo. O navio, que não transportava passageiros, foi capturado e todos os 30 tripulantes foram feitos reféns. A situação foi normalizada a 12 de Abril, com a intervenção de meios navais e aéreos franceses e britânicos. 


Le Ponant deverá regressar aos Açores dentro de sensivelmente um ano, por ocasião de mais uma travessia transatlântica.
 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Arcadia Intercontinental nas Portas do Mar

 

Ponta Delgada recebeu hoje mais uma escala de um navio de cruzeiros da operadora britânica P&O Cruises, desta feita o Arcadia. A mesma integra-se no final de um cruzeiro de 46 noites que liga Sydney a Southampton, num percurso verdadeiramente diferente, ligando três continentes (Oceania, América e Europa), cruzando dois oceanos (Pacífico e Atlântico) e visitando locais como a Austrália, Nova Zelândia, Samoa, Hawai, Califórnia, México, Canal do Panamá, Curaçao, Bardados até chegar a Ponta Delgada. 


 
Fonte: Projecto Climaat

Com 1889 passageiros a bordo (maioria dos quais britânicos) e 861 tripulantes (informação do agente Bensaúde Shipping), atracou nas Portas do Mar pelas 07h50 onde permaneceu até às 17h50, altura em que retomou a viagem com destino a Southampton.

 
AIS Ponta Delgada - Fonte: Vesseltracker.com

 
Fonte: SpotAzores

Inaugurado em Abril de 2005, foi construído nos estaleiros italianos de Fincantieri, em Veneza. Destacamos os seus 285 metros de comprimento, 32 metros de boca, 8 metros de calado, possui 82,972 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para um máximo de 1996 hóspedes com 886 tripulantes. Disponibiliza 10 decks para passageiros com um total de 1032 cabines, 690 das quais são exteriores (com varanda privada ou janela) e 342 não têm qualquer vista para o exterior. Conheça melhor este navio aqui.


Esta foi a primeira de 3 escalas do Arcadia este ano nos Açores. Volta dentro de 8 dias a Ponta Delgada, naquela que será, desta feita, a primeira escala de um cruzeiro às Caraíbas. No retorno a Inglaterra, o Arcadia torna a visitar os Açores, então a 4 de Maio, e na cidade da Horta.


Participe no blogue e envie-nos as suas fotos desta escala para cruzeirospdl@gmail.com

Fotos do Arcadia em Ponta Delgada (2013/04/10)
Itinerário actual
Arcadia em Ponta Delgada (2012/11/29)
Memórias: Arcadia
Fotos Interiores do Arcadia
Memórias: P&O Cruises 
Lista de Escalas Previstas - 2013