Com o aproximar do final do mês de Maio começa a chegar ao fim a temporada Inverno/Primavera de escalas de navios de cruzeiros no arquipélago dos Açores, que ficou assinalada com a presença de um número muito interessante de escalas.
Assim, e já no termo deste ciclo merecem realce as escalas do próximo sábado dia 25, em que teremos dois navios de cruzeiros em Ponta Delgada.
Natural destaque para a escala inaugural do SEVEN SEAS MARINER, um dos luxuosos navios que integram a conceituada operadora Regent Seven Seas Cruises, umas das empresas Premium do grupo NCL Holdings.
O navio encontra-se a fazer um "World Cruise" de 132 dias, iniciado em Miami no passado dia 6 de Janeiro e que irá terminar em New York a 2 de Junho próximo, tendo neste itinerário aportado a mais de 60 portos e cidades em todos os continentes.
Muita embora houvesse a possibilidade de dividir este itinerário em 3 pernas o "World Cruise" completo tinha como preço inicial os 190.998 USD por passageiro, sendo que nesta última perna entre Lisboa e New York, com paragens nas cidades do Funchal, Ponta Delgada e Hamilton na Bermudas tinha como valor inicial os 24.398 USD por passageiro, o que por si só demonstra o alto poder económico dos passageiros deste navio e desta companhia.
Construído nos estaleiros franceses Chantiers de l´Átlantique em Saint Nazaire em 2001, o SEVEN SEAS MARINER apresenta 48.075 toneladas de arqueação bruta, e tem de comprimento 216 metros, 28 metros de boca e um calado de 6,8 metros.
Disponibiliza 12 Decks, 8 para passageiros, sendo que em 5 estão instaladas as suas 354 luxuosas suites divididas em 14 categorias.
A relação tripulação/hóspede é de 1:1.60, o que por si só é mais um fator de destaque deste paquete, que tem capacidade máxima para 779 passageiros.
A sua construção custou aproximadamente 240 milhões de dólares, um valor considerado na altura muito elevado quando comparado a outros navios com o dobro ou mais da dimensão deste navio.
Sobre a tripulação saliente-se que esta é composta normalmente por 445 membros, sendo que destes cerca de uma centena estão direta e indiretamente ligados à área gastronómica do navio.
Entre as facilidades que o mesmo apresenta, em termos gastronómicos, salientam-se os seus luxuosos restaurantes, "Compass Rose" restaurante principal, "Signatures" cozinha francesa, "Prime 7" grelhados e o "La Veranda Buffet".
Disponibiliza também 5 cafés/bares incluindo o "Coffee Connection", o "Pool Grill", o "Connoisseur Club" e o "Mariner Lounge"
O navio tem igualmente uma piscina de boas dimensões, dotada de luxuosas e confortáveis espreguiçadeiras.
Outra requintada e luxuosa área deste navio é o Atrium, situado na área central e que se estende por 8 Decks de altura.
Na área do entretimento o navio dispõe de um fabuloso "Constellation Theater", Casino e diversas áreas publicas interiores, dotadas de requintado luxo e conforto.
Realce para a sua luxuosa e requintada biblioteca
Um Fitness Center, Spa, Bocce Court, Paddle Tennis Court, Putting Green, Golf Net e um Jogging Track completam o leque de equipamentos e facilidades disponíveis neste luxuoso navio de cruzeiros.
Segundo as informações disponíveis o site da Portos dos Açores, o SEVEN SEAS MARINER transporta neste itinerário 443 passageiros e 465 tripulantes, estando a sua chegada marcada para as 07H00, com a partida com destino a Hamilton agendada para as 16H00.
A apadrinhar esta escala inaugural estará o AMERA, último paquete a integrar a conceituada operadora alemã Phoenix Reisen.
Esta escala em Ponta Delgada faz parte de um interessante itinerário de 22 noites iniciado na cidade alemã de Bremerhaven no passado dia 12 e que inclui para além de escalas em Ponta Delgada, Horta e Praia da Victória no nosso arquipélago, incluiu paragens em Guernsey Island, Saint-Malo, Ferrol, Pontevedra, Lisboa, Porto Santo, Funchal, seguindo-se Plymouth e Portsmouth, antes do regresso a Bremerhaven a 3 de Junho.
O Amera foi construído em 1988 nos estaleiros finlandeses Wartsila Marine em Turku como Royal Viking Sun para a extinta operadora Royal Viking Line. Depois de navegar durante seis anos sob a bandeira daquela operadora, foi incorporado em 1994 na reputada operadora inglesa Cunard Line que entretanto havia adquirido a Royal Viking Line pela mesma ter encerrado as suas operações.
Em 1999 foi renomeado Seabourn Sun quando a Seabourn Cruise Line o adquiriu. Depois de três anos a navegar sob aquele nome e por decisão da Seabourn o mesmo foi transferido para a companhia Holland America Line, tendo mudado de nome para Prinsendam.
Com este nome visitou diversas vezes os portos de Ponta Delgada, Horta e Praia da Victoria até 2018, quando a HAL anunciou a sua venda á Phoenix Reisen, com entrega do mesmo em Julho de 2019. A 30 de Outubro fizemos os últimos registos do navio como Prinsendam
Quanto aos seus dados técnicos o Amera possui 39.051 GT de arqueação bruta, 205 metros de comprimento, 29 metros de boca e 7,5 metros de calado. Dispõe de 9 decks de áreas publicas e tem capacidade para alojar 835 passageiros e 440 tripulantes.
Neste itinerário o navio transporta 758 passageiros e 395 tripulantes, estando a sua chegada agendada para as 07H00 com partida pelas 19H00 com destino á cidade da Horta.
fotos : Porto P Victoria, Cristina Lopes, A Silva, Google
texto : António Silva/Azores Cruise Club
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