Esta escala inaugural em Ponta Delgada resulta de um itinerário transatlântico iniciado em Lisboa no passado dia 7 e que irá terminar no próximo dia 17 na cidade de Nova York, sendo a escala na nossa cidade a única deste cruzeiro.
Construído nos famosos estaleiros alemães Meyer Werft em Papenburg em 2022 e 2023, fez o seu cruzeiro inaugural em Agosto passado. É o primeiro navio da "Silversea Evolution Class", tendo a sua construção orçado os USD 205 milhões.
O Silver Nova possui 244 metros de comprimento, 30 metros de boca e um calado de 7 metros. Apresenta 54700 GT de arqueação bruta e tem capacidade para alojar 728 passageiros nas suas luxuosas 363 suites divididas em 13 categorias, situadas entre os Decks 6 e 9. A sua tripulação é normalmente constituída por 556 elementos.
Quanto aos seus interiores, os mesmo são de elevada categoria e requinte. Os arquitetos de interiores da Silversea não se pouparam a esforços para criar algo de novo e inovador no Silver Nova.
O navio dispõe de um variado leque de opções gastronómicas capazes de agradar a um leque alargado de passageiros de variadas nacionalidades e culturas.
La Dame French Restaurant |
SALT KITCHEN RESTAURANT |
Para além disso o navio dispõe de diversos e requintados e bares, criados para o convívio entre os seus passageiros.
O navio dispõe de uma única piscina concebida a bombordo do Deck 10, Jacuzzis, Otium Spa, Fitness Center e Jogging Track.
Venetion Lounge |
Para entretimento existe o Venetion Show Lounge, aonde se desenrolam os principais espetáculos, mas igualmente o Observation Lounge é igualmente um espaço capaz de captar muitas preferências.
Dolce Vita |
O Casino e o S.A.L.T, (Laboratório de experiencias culinárias), aonde os passageiros mais curiosos poderão ter aulas de culinária com alguns dos Chefs são igualmente opções muito interessantes de entretenimento.
Atrium |
Keiseki Asian |
Entre as medidas efetivas em prol da sustentabilidade, destacamos o facto de o “Silver Nova” dispor de um sistema de recuperação de calor residual, que permite ao navio utilizar essa energia nos refrigeradores de absorção e melhorar a eficiência energética global a bordo.
Ao nível do combustível utilizado, no caso o Gás Natural Liquefeito (GNL), é claramente um combustível de queima mais limpa, pois os sistemas de propulsão alimentados a GNL emitem menos CO2 e 97% menos partículas do que o fuel óleo normal utilizado nos navios mais antigos.
Biblioteca |
Ao nível da eficiência energética, a conceção hidrodinâmica otimizada do casco e da propulsão permite um desempenho mais eficiente no funcionamento global do navio. Refira-se que o navio está preparado para utilizar o conhecido "shorepower", tecnologia que permite desligar os geradores principais, ligar-se ao fornecimento de energia em terra, e reduzir as emissões a zero enquanto se encontrar em porto. Dispõe igualmente de um banco de baterias que permite otimizar o sistema global de energia do navio, poupando muito combustível e evitando a emissão de gases poluentes.
La Terraza Restaurant |
Por tudo o que acima escrevemos é pois com muito interesse e expectativa que na próxima 6ª feira teremos a oportunidade de ver pela primeira vez em Ponta Delgada este excelente navios de cruzeiros.
Segundo os dados disponíveis na JUL da Portos dos Açores o navio transporta neste cruzeiro 526 passageiros e 524 tripulantes. A sua chegada está marcada para as 06H00 e a partida agendada para as 17H00.
A apadrinhar esta estreia em Ponta Delgada teremos a presença do CELEBRITY APEX, o segundo navio da "Project Edge" construído para a Celebrity Cruises, uma das empresas "premium" do grupo Royal Caribbean.
Esta escala faz parte de um itinerário transatlântico de 13 noites que se iniciou no passado dia 05 em Barcelona e que irá terminar em Fort Laudardale na Flórida no próximo dia 18, e que para além de Ponta Delgada contempla igualmente paragens em Valência, Málaga, Gibraltar, Kings Wharf na Bermuda e Nassau nas Bahamas.
Construído em 2020 e 2021 nos estaleiros franceses de Chantiers de l`Atlantique em Saint-Nazaire, tendo sido entregue a 27 de Março daquele ano, numa cerimónia virtual derivado à situação que se vivia a nível mundial naquele ano.
Tal como os outros navios desta classe, o CELEBRITY APEX é um navio com uma conceção totalmente diferente dos atuais navios de cruzeiro, com inovações até agora nunca apresentadas. O seu visual distingue-se desde logo com o design da sua proa com uma configuração a fazer lembrar as proas dos grandes transatlânticos do inicio do século XX.
Outra das suas inovações é a designada por Magic Carpet, uma plataforma amovível situada a estibordo do navio, e que tem a possibilidade de ser um bar, restaurante ou plataforma de desembarque, consoante as necessidades.
Igualmente a sua "Grand Plaza" não consegue deixar ninguém indiferente pelo desenho arrojado da mesma, que se estende ao longo de 3 Decks, e aonde se situam alguns dos bares e muitas das boutiques.
Outra das criações apresentadas é o "Rooftop Garden", desenvolvido com o intuito de oferecer aos passageiros um espaço inovador a fazer lembrar um verdadeiro jardim.
Mas as inovações não se ficam por aqui pois o "Resort Deck", o "Pool deck". o "Solarium", o "The Meeting Place" e o "The Destination Getaway" foram igualmente concebidos com muitas e diversas inovações que por certo farão deste navio um grande sucesso junto dos aficionados pelos cruzeiros, sempre ávidos por novos navios e novas inovações.
Igualmente a conceção da sua sala de espetáculos "The Theatre", com a sua nova e arrojada configuração promete igualmente trazer algo de inovador no que diz respeito a entretimento.
Por tudo o que foi criado neste navio a Celebrity Cruises pagou a módica quantia de 900 milhões de USD, que vem demonstrar que a companhia não se poupou para oferecer algo de novo e inovador na industria de cruzeiros.
Segundo os dados disponíveis na JUL da Portos dos Açores o navio tem a sua chegada agendada para as 14H00, devendo partir com destino às Bermudas pelas 20H00.
1 comentário:
Que confusão de texto!!! Isto não tem qualquer interesse! Faça algo digno de cativar. Isto é uma enxurrada de informações por aqui abaixo, já nem se percebe qual é o navio que está a falar. Este tipo é mesmo para produzir quantidade, mas qualidade é zero!!!
Enviar um comentário