Ponta
Delgada recebe amanhã as escalas inaugurais dos navios de
cruzeiros NORWEGIAN VIVA e ENCHANTMENT of the SEAS, que no seu
conjunto deverão trazer um interessante movimento à cidade e à
ilha com os cerca de 5000 passageiros e 2300 tripulantes.
Esta passagem em Ponta Delgada está inserida num cruzeiro transatlântico iniciado em Lisboa no passado dia 16 e, que para além desta paragem na nossa cidade fará escalas em Sta Thomas e Puerta Plata nas Caraíbas, antes da sua chegada a Miami no próximo dia 27.
Tal
como o Norwegian Prima, e de acordo com o divulgado pela NCL o
Norwegian Viva foi projetado com espaços amplos, design diferenciado
e variedade de marcas e experiências. O design desta nova classe de
navios poderá ser entendida como uma resposta da companhia á Edge
Class da Celebrity Cruises e World Class da MSC, navios com designs
diferentes onde se destacam a conceção das proas a fazer lembrar os
grandes navios do inicio do século XX
Ligeiramente
menor que os navios da classe Breakaway Plus, o navio tem 294 metros
de comprimento, 44 metros de boca e um calado de 8,7 metros. Possui
143.535 toneladas de arqueação bruta e capacidade para 3.219
passageiros em ocupação normal mas que poderão chegar aos 3.950 em
ocupação máxima. Para isso disponibiliza 20 Decks, dos quais 16
são de acesso publico, sendo 9 destinados aos alojamentos dos
passageiros. A sua tripulação é normalmente constituída por 1388
elementos. Segundo os dados disponibilizados na JUL da Portos dos
Açores neste cruzeiro estarão a bordo 2.844 passageiros e 1.478
tripulantes.
O
navio foi construido nos estaleiros italianos de Fincantiere em
Marghera nos arredores de Veneza em 2022/2023 tendo feito o seu
itinerário inicial a 10 de Agosto passado. O seu custo orçou os 850
milhões de USD.
Ainda
segundo a NCL, o Norwegian Viva reivindica para si o título de um
dos mais espaçosos navios de cruzeiros na categoria contemporânea,
oferecendo mais espaço ao ar livre e acomodações mais amplas do
que qualquer outro navio novo.
Para
isso dispõe de diversos restaurantes e snack-bares, alguns com
esplanadas ao ar livre. Para além dos restaurantes principais The
Commodore Room e Huldson`s, o primeiro espaço para refeições ao
ar livre, dispõe do "Indulge Food Hall", espécie de praça
de alimentação de alto padrão com 11 diferentes opções de
alimentação, aonde se inclui conceituados restaurantes de
especialidade como o Los Lobos Cantina, Onda by Scarpetta, "Coco's,
Seaside Rotisserie e Nudis, entre outros.
O
navio tem como uma das principais atrações a “Viva Speedway”,
uma das maiores pistas de karts em alto mar, com 420 metros de
circuito e distribuída em três pisos. Outras atrações são o
“The Drop”, um escorrega seco de queda livre com queda de 10
andares e o “Ocean Boulevard”, promenade externo que contorna o
navio, com cerca de 4.000 m² de área. Dispõe de diversas piscinas,
escorregas e "water slides" espalhados ao longo da mesma.
Igualmente
no seu Viva Theatre são apresentados diversos espetáculos, muitos
dos quais verdadeiros "Interactives Games Shows"
intitulados "Live on NCL".
O
Norwegian Viva, tal como todos os navios de NCL é agendado pela CMJ
Rieff & Filhos e segundo os dados disponibilizados na JUL da
Portos dos Açores tem a sua chegada agendada para as 09H00 e a
partida com destino a St Thomas nas Caraíbas marcada para as 19H00.
Igualmente
neste dia estará também em Ponta Delgada o ENCHANTMENT of the
SEAS, um dos navios da popular "Vision Class" da
conceituada operadora Royal Caribbean International, que visita
igualmente a nossa ilha pela primeira vez.
A
sua escala está inserida num cruzeiro de 14 dias iniciado no passado
dia 13 em Barcelona e que, para além de Ponta Delgada contempla
paragens em Málaga e Nassau nas Bahamas, antes da sua chegada a
Tampa na Florida do próximo dia 27.
O
navio foi construido nos estaleiros Kvaerner Masa-Yardsem Helsinquia
na Finlândia em 1997, tendo o seu custo sido de 280 milhões de USD. Possui
301 metros de comprimento, 35 metros de boca e um calado de 7,2
metros e possui 82.910 GT de arqueação bruta. Tem
capacidade para alojar 2284 passageiros em ocupação normal e 770
tripulantes. Neste cruzeiro estão a bordo 2.059 passageiros e 827
tripulantes.
Disponibiliza
11 Decks, 5 dos quais destinados aos alojamentos dos seus
passageiros. É um dos 4 sobreviventes da Vision Class da RCI que
face á popularidade dos mesmos ainda os mantém na sua frota. De
salientar que o mesmo foi sujeito em 2005 de uma profunda remodelação
que passou pelo aumento das suas dimensões que passou dos 279,5
metros iniciais para os atuais 301 metros, aumentando igualmente a
sua arqueação bruta.
O
Enchantment of the Seas dispõe de alguns interessantes equipamentos
de lazer, aonde se destacam 4 piscinas, 6 jacuzzis, Ginásio, Spa,
Sauna e Jogging Track.
Para
entretimento o navio possui o Orpheum Theater para os seus
apreciados shows musicais, Casino, e o Viking Crown Lounge, um
local muito requisitado com uma vista impar de apreciação dos seus
interiores.
Quanto
à gastronomia o navio dispõe de 3 restaurantes principais entre o
quais o famoso o Windjammer Marketplace e mais 2 de especialidades,
assim como 8 bares e cafés.
Segundo
as informações disponibilizadas na JUL da Portos dos Açores o
ENCHANTMENT of the SEAS tem a sua chegada agendada para as 07H00,
estando a partida com destino a Nassau prevista para as 17H00.
fotos : NCL, RCI, Google
texto : António Silva/ACC
1 comentário:
Eu também quero visitar esses navios e entregar crestas em nome deste clube. Por que razão vai sempre a mesma pessoa? Um clube é para todos ou é só deste sr. António Silva?
Enviar um comentário