sábado, 10 de junho de 2023

NORWEGIAN GETAWAY em cruzeiro transatlantico

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe no próximo domingo, dia 11 a escala do NORWEGIAN GETAWAY, um dos navios da "Breakaway Class" da conceituada operadora norte-americana Norwegian Cruise Line, último navio de cruzeiros a parar no arquipélago neste primeiro semestre de 2023.

Esta passagem por Ponta Delgada faz parte de um roteiro transatlântico de 12 noites iniciado em Port Canaveral na Flórida e que irá terminar no próximo dia 15 em Lisboa, contemplando escalas na nossa cidade e na cidade do Funchal, aonde fará a sua escala inaugural. 
Inaugurado em 2014, o navio foi construído nos estaleiros alemães de Meyer Werft em Papenburg. Tem 326 metros de comprimento, 39,7 metros de boca e um calado de 8,3 metros. Possui 144.017 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade de alojamento para 3.969 passageiros em ocupação normal, mas que poderão chegar até aos 5.100 em ocupação máxima. A sua tripulação normal é de 1.595 elementos.
Desvendando um pouco o NORWEGIAN GETAWAY, pode-se afirmar que esteticamente o navio é muito bonito e apelativo, e a pintura baseada no mar, sereias e pelicanos, idealizada pelo pintor de Miami David "Lebo" transmite  ao mesmo um ar de modernismo e contemporaneidade.
A quando da altura do sua entrada em serviço o NORWEGIAN GETAWAY foi um navio que veio revolucionar um pouco a industria de cruzeiros, principalmente pelo estilo de vida a bordo, mais conhecido por “freestylle cruising”, que possibilita aos seus passageiros desfrutarem de todos os espaços sem o rigor e etiquetas tão frequentes na maioria dos navios de cruzeiro
Os seus espaços ao ar livre, aonde estão sediadas as piscinas, jacuzzis e escorregas oferecem muitas e agradáveis areas, permitem a que todos os que queiram o sol como companhia possam dispor de um bom numero de espreguiçadeiras nas diversas áreas descobertas do mesmo, facto que que deve ser realçado. Para os mais novos e não só, existe uma série de escorregas de grandes dimensões que convidam a uma experiência muito excitante e capaz de trazer muita adrenalina. As suas 2 piscinas, uma das quais só para adultos estão separadas, proporcionando assim duas áreas distintas, com a primeira situada dentro do Aqua Park e a segunda numa área mais calma e afastada do reboliço da primeira.

A par deste equipamento outra das grandes inovações foi a introdução de um percurso de cordas "Ropes Course" dedicado a todos os que gostam de emoções fortes na prática deste tipo de desporto radical. 
Outra grande novidade apresentada pela Norwegian Cruise Line foi o aparecimento do "Waterfront", um autentico passeio instalado nos dois lados de grande parte do Piso7, e aonde estão instalados diversas esplanadas de alguns bares e restaurantes temáticos.
No que diz  concerne à restauração, o navio dispõe, para além dos três restaurantes principais diversas opções gastronómicas com cozinhas e paladares de diversas partes do globo, capazes de satisfazer todo o tipo de passageiro.
Uma das grandes inovações a bordo do NORWEGIAN GETAWAY é o "Illusionarium", um sala  muito bem concebida e com uma decoração a condizer com o nome, que nos transporta para um mundo irreal e aonde, a magia e a ilusão estão aliadas numa mistura muito interessante, possibilitando  o usufruir do jantar ao mesmo tempo que se assiste a este interessante "show". 
No Getaway Theatre estão sempre em cena dois espetáculos musicais denominados "Legally Blonde" e "Burn the Floor", muito ao gosto de todos aqueles que são apreciadores de espectáculos da Broadway.

Segundo os dados obtidos junto da CMJ Rieff & Filhos, agentes da NCL nos Açores o navio transporta neste itinerário 3.837 passageiros e 1.584 tripulantes, estando a sua chagada agendada para as 09H00 e a partida com destino ao Funchal para as 20H00.

fotos : André Moura, António Simas, António Silva, NCL
texto : António Silva/Azores Cruise Line 

Sem comentários: