sábado, 3 de junho de 2023

CARNIVAL VENEZIA em escala inaugural em Ponta Delgada

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá receber no próximo domingo, dia 4 a  escala inaugural do CARNIVAL VENEZIA, a última unidade a integrar a conceituada e popular operadora norte-americana Carnival Cruise Line, uma das maiores operadoras de cruzeiros a nível mundial.
Esta escala na nossa ilha está integrada num cruzeiro de reposicionamento daquele navio no continente americano, aonde ficará posicionado. Iniciado no passado dia 29 em Barcelona, este itinerário comtempla igualmente escalas em Málaga, Gibraltar, Lisboa e Halifax antes da sua chegada a Nova York no próximo dia 13         

Foi construído em 2019 nos estaleiros italianos Fincantiari em Monfalcone nos arredores de Veneza como Costa Venezia para a Costa Cruzeiros, sendo o primeiro navio daquela operadora italiana construído e projetado especificamente para o mercado chinês. Apresenta 135.225 GT de arqueação bruta, 324 metros de comprimento, 32 metros de boca e um calado de 8,55 metros. Tem capacidade para alojar 4232 passageiros e 1.393 tripulantes. O seu custo foi de USD 780 milhões.
Disponibiliza 14 Decks de áreas publicas, estando os seus 2116 camarotes de diversas tipologias distribuídos por 12 desses Decks. É um dos 5 navios da Vista Class daquela companhia, sendo o primeiro transferido da Costa Cruises para a CCL, aonde se juntará o Costa Firenza no próximo ano. 
Foi em Junho de 2022, que a Carnival Cruise Line e a Costa Cruises anunciaram o programa de cruzeiros "COSTA by CARNIVAL" voltado para o mercado norte-americano da CCL. O programa é baseado em dois novos navios, Carnival Venezia que começará já este mês com homeport em New York e o Carnival Firenza em 2024, com  o homeport em Log Beach na Califórnia.
Antes de entrar em serviço para a CCL, o CARNIVAL VENEZIA sofreu uma extensa reforma e reequipamento entre 16 de março e 28 de maio nos estaleiros Navantia de Port em Cádis, aonde foram adicionados locais e experiências CCL como Fahrenheit 555 Steakhouse, Piano Bar 88, Seafood Shack, Bonsai Sushi, Guy's Burger Joint, Cloud 9 Spa, Serenity (um solário apenas para adultos) e o Parque Aquático da Carnival (Aquapark).
Entre os novos espaços a estrear estão o Carnivale Lounge (exclusivo para os hóspedes das cabines Terrazza e semelhante às cabines Havana da CCL), La Strada Grill (gastronomia de rua italiana grelhadas e mini-sanduíches), Tomodoro (gastronomia italiana/siciliana e tradicional mexicana no pequeno almoço e almoço), Amari Bar (semelhante ao Alchemy Bar da CCL), Frizzante Bar (confeitaria que serve espumantes, cervejas italianas e café com petiscos gourmet), Carnivale Bar Lounge (dotado de  grandes telas LED, menus com experiencias vinícolas italianas e coquetéis clássicos e música ao vivo ), Gondola Lounge (com grande palco/pista de dança e entretenimento ao vivo), Rococo Bar (uma experiencia com bebidas geladas).
Com todas estas alterações deverá ser muito interessante conhecer os interiores deste luxuoso navio e as soluções desenvolvidas pelos designers da Carnival, para interligar o luxo e o requinte italiano do mesmo, aonde até gondolas estão expostas em dois espaços  com o conceito mais informal e descontraídos  da Carnival Cruise Line.
O CARNIVAL VENEZIA transporta neste itinerário 3.794 passageiros e 1.398 tripulantes estando a sua chegada agendada para as 09H30, devendo permanecer atracado até cerca das 20H00. 

Para os interessados abaixo apresentamos um interessante ship tour do navio.

                                                     

fotos : CCL, Google
texto : António Silva/Azores Cruise Club

1 comentário:

Montador disse...

Excelente postagem, muito bem escrita, para nós amantes das viagens é um ótimo blog para acompanhar .