quarta-feira, 30 de março de 2022

Operadora francesa Le Ponant tráz aos Açores um dos seus mais modernos navios de expedição

Ponta Delgada recebe amanhã, dia 31 a escala inaugural do Le CHAMPLAIN, um dos luxuosos e requintados  navios da "Ponant Explorers Class" da conceituada operadora francês Le Ponant, numa paragem que se irá prolongar até ao final do dia 1 de Abril.

Esta escala reveste-se do maior interesse pois muito embora esporadicamente já tenham passado por cá um ou outro navio desta operadora é a primeira vez que a mesma inicia em Ponta Delgada  um itinerário abrangendo escalas em algumas das nossas ilhas

Assim, estão programadas paragens na cidade da Horta, Praia da Victoria, Praia da Graciosa,  e Lajes do Pico, terminando este cruzeiro em Ponta Delgada no dia 8. Neste mesmo dia inicia outro itinerário com escalas em Vila do Porto e Funchal, antes de chegar a Lisboa no dia 15 de Abril. 

O Le CHAMPLAIN é o segundo navio da classe Ponant Explorers  operados pela Ponant. Cada navio desta da classe recebeu o nome de um famoso explorador francês, tendo o Le Champlain recebido o nome de Samuel de Champlain, "O Pai da Nova França". 

Tal como todos os navios desta classe o Le CHAMPLAIN consegue combinar subtilmente o desejo de explorar as regiões mais remotas do planeta com o conforto e a privacidade de um navio aconchegante e íntimo.

Aos equipamentos inovadores e amigos do ambiente juntou-se um design elegante e uma atmosfera única em sintonia com todo o universo PONANT num desafio muito abrangente, desafiando todos aqueles que sonham com um cruzeiro a bordo de um navio acolhedor e íntimo a tornar assim possível através da combinação de uma experiência de viagem autenticamente genuína com luxo discreto.

O navio teve seu casco construído no estaleiro Tulcea da VARD na Roménia, onde sua quilha foi colocada a 20 de abril de 2017. Um ano e uma semana depois, a 27 de abril de 2018, chegou às instalações do construtor em Søviknes em Ålesund na Noruega para ser feita o seu acabamento. Finalmente a 27 de Setembro daquele ano o navio foi entregue à Le Ponant em Ålesund.

O Le CHAMPLAIN possui 9976 toneladas de arqueação bruta. Tem 131 metros de comprimento, 18 metros de boca e 4,9 metros de calado. Tem capacidade para alojar 184 passageiros e 110 tripulantes. Dispõe de 6 Decks para passageiros aonde se encontram os 82 camarotes, todos exteriores, 2 restaurantes e uma piscina panorâmica. 


O Le CHAMPLAIN tem a sua chagada agendada para as 08 horas de amanhã,  estando a sua partida com destino à cidade da Horta marcada para as 18 horas do dia 01 de Abril. Segundo a Bensaúde Shiping, agentes da Le Ponant nos Açores desembarcarão em Ponta Delgada 10 passageiros e embarcarão 142, que chegarão a Ponta Delgada por via aérea. A tripulação neste momento a bordo é de 107 elementos.

Para os mais curiosos abaixo deixamos o link deste primeiro itinerário do Le Champlain, com os respetivos preços de alojamento e algumas fotos do nosso arquipélago que durante meses foram visualizadas milhares de vezes, constituindo uma excelente propaganda doa Açores junto do mercado francês.

                              Itinerário nos Açores de 01 a 08 Abril 2022

fotos : Le Ponant, Net
texto : António Silva/Azores Cruise Club

Sem comentários: