segunda-feira, 5 de novembro de 2018

CELEBRITY EDGE em Ponta Delgada

Ponta Delgada irá receber na próxima quarta-feira, 7 do corrente a escala do novíssimo CELEBRITY EDGE, o novo navio de cruzeiros da Celebrity Cruises, uma das empresas "premium" do grupo Royal Caribbean, que foi entregue no passado dia 31 de Outubro à companhia pelos famosos estaleiros franceses STX France, localizados em St Nazaire. 
O CELEBRITY EDGE é um navio com uma concepção totalmente diferente dos actuais navios de cruzeiro, com inovações até agora nunca apresentadas. O seu visual distingue-se desde logo com o design da sua proa com uma configuração a fazer lembrar as proas dos grandes transatlânticos do inicio do século XX.
Outra das suas inovações é a designada por Magic Carpet, uma plataforma amovível situada a estibordo do navio, e que tem a possibilidade de ser um bar, restaurante ou plataforma de desembarque, consoante as necessidades. 

Igualmente a sua "Grand Plaza" não consegue deixar ninguém indiferente pelo desenho arrojado da mesma, que se estende ao londo de 3 decks, e aonde se situam alguns dos bares e muitas das boutiques. 
Outra das criações apresentadas é o "Rooftop Garden", desenvolvido com o intuito de oferecer aos passageiros um espaço inovador a fazer lembrar um verdadeiro jardim.
Mas as inovações não se ficam por aqui pois o "Resort Deck", o "Pool deck". o "Solarium", o "The Meeting Place" e o "The Destination Getaway" foram igualmente concebidos com muitas e diversas inovações que por certo farão deste navio um grande sucesso junto dos aficionados pelos cruzeiros, sempre ávidos por novos navios e novas inovações.   
Igualmente a concepção da sua sala de espectáculos   "The Theatre", com a sua nova e arrojada configuração promete igualmente trazer algo de inovador no que diz respeito a entretimento.
À frente dos principais responsáveis pelo design dos interiores deste extraordinário navios esteve Nate Berkus, um consagrado arquitecto norte-americano que teve em Kelly Hope a responsável pela criação de todos os camarotes e de Tom Wright como responsável pelo desenho dos espaços públicos do navio. 
O CELEBRITY EDGE possui 129.500 toneladas de arqueação bruta, 307 metros de comprimento, 39 metros de boca e um calado de 9 metros. Disponibiliza 14 decks para passageiros. Tem capacidade para alojar 2.918 passageiros nos seus 1.467 camarotes, sendo 81% com varandas, 10% com vista janela e 9% interiores. A sua tripulação é composta por 1.320 tripulantes.
O navio oferece 4 restaurantes principais, 7 restaurantes de especialidades  e 5 locais de refeições complementaras. Existem igualmente 11 bares distribuídos nos diversos espaços do mesmo. 
Por tudo o que foi criado neste navio a Celebrity Cruises pagou a módica quantia de 1.000 milhões de $USD, que vem demonstrar que a companhia não se poupou para oferecer algo de novo e inovador na industria de cruzeiros. 
Mesmo sem passageiros a vinda do CELEBRITY EDGE, ao terminal de cruzeiros das Portas vem realçar mais uma vez a nossa excelente localização no meio do Atlântico e Ponta Delgada irá figurar como o primeiro porto a nível mundial a ser visitada por este navio de cruzeiros, cuja escala está agendada para ocorrer entre as 17 e as 24 horas da próxima quarta-feira, dia 7 do corrente.  .
Que São Pedro ajude porque fotógrafos e curiosos por certo não irão faltar para apreciar este extraordinário navio de cruzeiros que a 6 de Maio do próximo ano fará a sua estreia oficial em Ponta Delgada. 
Para os mais entusiastas abaixo deixamos um video sobre a construção do navio:


fotos : MarineTraffic,Celebrity Cruises, Internet
texto : António Silva

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais um navio que por dentro parece ter sido decorado com coisas da IKEA. Desgraça. O mais baratinho possível e que não dê muita maçada a limpar. É o que temos hoje em dia. Qualquer dia quem quiser navegar com conforto e qualidade terá de mandar construir e decorar o seu próprio iate, ou seja, terá de ser milionário!

Antonio Silva disse...

Meu caro amigo, confesso que gastar um bilião de dólares não foi de certeza com coisas do IKEA, por aquilo que me foi dado observar!.