terça-feira, 17 de abril de 2018

MSC PREZIOSA em escala inaugural em Ponta Delgada

É já na próxima 5ªfeira, dia 19 que o terminal de cruzeiros das Portas do Mar se prepara para dar as boas vindas ao navio de cruzeiros MSC PREZIOSA, um dos imponentes navios de cruzeiros da companhia italiana MSC Cruises, a maior operadora privada do mundo, que fará neste dia a sua escala inaugural em Ponta Delgada.
Esta tão aguarda escala faz parte de um interessante e inovador cruzeiro que se iniciou a 11 deste mês em Salvador da Baia no Brasil e contempla escalas em Tenerife, Ponta Delgada, Lisboa, Vigo, Southampton, Le Havre e Zeebrugge, terminando o cruzeiro na cidade alemã de Kiel.
Este moderno e inovador paquete possui 139,072 toneladas de arqueação bruta e transporta, na sua capacidade máxima, 3959 passageiros com 1370 tripulantes. Foi construído nos estaleiros franceses STX Europe, em St. Nazaire e entregue ao armador em Março de 2013, numa cerimónia onde esteve presente, como sempre, a conhecida atriz italiana Sophia Loren, madrinha dos navios de cruzeiro da MSC. O MSC Preziosa possui 18 decks, 14 dos quais reservados aos passageiros com 1751 cabines, maior parte das quais são exteriores com varanda ou com janela. 
Destacamos ainda os seus 333,3 metros de comprimento, 38 metros de boca e 8,2 metros de calado. Na sua velocidade máxima atinge os 23,75 nós, embora normalmente navegue a uma média de 18/20 nós. Na linha do projecto da aclamada classe Fantasia, o MSC Preziosa foi o décimo quarto navio a integrar a frota do armador italiano. Além do nosso próximo visitante, esta classe conta com ainda com mais três navios idênticos,o MSC Fantasia, MSC Splendida e MSC Divina

Como curiosidade refira-se que este navio estava a ser construído inicialmente para uma companhia Líbia, que entretanto e fruto dos conflitos desenvolvidos naquele país acabou por não se concretizar, aparecendo então a MSC que depois de negociações com os estaleiros avançou para aquisição do casco do navio.

Entre as facilidades que o navio oferece destaque para os 7 restaurantes, 20e bares e loungues, 4 piscinas, bowling, ginásio, Spa e um teatro com 1.600 lugares.
A MSC Crociere é uma das mais dinâmicas frotas da actualidade. Em Dezembro de 2009, era a quarta maior cruise line do mundo, superada apenas pela Carnival Corporation, Royal Caribbean International e Norwegian Cruise Line. 
Em 2013, com a entrega do MSC Preziosa, tornou-se o terceiro maior armador de cruzeiros do mundo, ultrapassando a Norwegian Cruise Line. Actualmente, a empresa gere 14 navios e o seu CEO, Pierfrancesco Vago, anunciou que, em 2019, o MSC Bellissima e o MSC Grandiosa vão se juntar à frota da MSC. No entanto, com a construção de mais 7 navios para armador italiano até 2026, a MSC deverá reforçar ainda mais a sua posição como uma das principais frotas de navios de cruzeiros da actualidade.
fotos  : MSC Cruises
texto  : António Silva / Portos dos Açores, SA

Sem comentários: