quarta-feira, 21 de março de 2018

MSC DIVINA em Ponta Delgada. Uma escala para recordar

O terminal de cruzeiros da Portas do Mar recebeu na passada segunda-feira a visita do MSC DIVINA da operadora italiana MSC Croiciere, numa escala de  cerca de 26 horas que proporcionou aos seus passageiros uma noite nesta cidade que por certo foi apreciada, depois de 6 dias de navegação desde New York. 
Esta escala deste luxuoso navio de cruzeiros italiano merece honras de destaque, pois é um regresso que aconteceu após dois anos de interregno. Aliás, este retornar aos mares açorianos não se vai resumir apenas a esta escala, uma vez que a MSC já tem agendadas visitas regulares aos Açores até 2020, com a próxima já a ocorrer precisamente daqui a um mês com a estreia do MSC Preziosa, em Ponta Delgada.

Este regresso da MSC Crociere ao arquipélago resulta de um itinerário transatlântico de 20 noites, entre Miami e Génova, viagem que inclui escalas em Nova Iorque, Bermudas, Ponta Delgada, Lisboa, Cádiz, Málaga, Valência e Marselha. O cancelamento da aguardada escala nas Bermudas fez com que a companhia resolvesse chegar a Ponta Delgada com 24 horas de antecedência, e como compensação o navio faz um desvio até ao Funchal, aonde chegará no inicio da tarde desta quarta-feira, antes da paragem em Lisboa. 
O moderno e inovador paquete possui 139,072 toneladas de arqueação bruta e transporta, na sua capacidade máxima, 3502 passageiros e 1230 tripulantes. Neste cruzeiros viajam 3402 passageiros, 40 dos quais açorianos 

O navio foi construído nos estaleiros franceses STX Europe, em St. Nazaire e entregue ao armador em Junho de 2012, numa cerimónia onde esteve presente, como sempre, a conhecida actriz italiana Sophia Loren, madrinha dos navios de cruzeiro da MSC. 
Disponibiliza 18 decks para passageiros aonde se situam os 1751 camarotes, maior parte das quais são exteriores com varanda ou com janela. Destacamos ainda os seus 333,3 metros de comprimento, 38 metros de boca e 8,4 metros de calado. Na sua velocidade máxima atinge os 23,75 nós, embora normalmente navegue a uma média de 18/20 nós. Na linha do projecto da aclamada classe Fantasia, o MSC Divina foi o décimo terceiro navio a integrar a frota do armador italiano. Além do MSC Divina, esta classe conta com ainda com mais três navios idênticos - o MSC Fantasia, MSC Splendida e MSC Preziosa.
A MSC Crociere é uma das mais dinâmicas frotas da actualidade. Em Dezembro de 2009, era a quarta maior "cruise line" do mundo, superada apenas pela Carnival Corporation, Royal Caribbean International e Norwegian Cruise Line. Em 2013, com a entrega do MSC Preziosa, tornou-se o terceiro maior armador de cruzeiros do mundo, ultrapassando a Norwegian Cruise Line. Actualmente, a empresa gere 15 navios e o seu CEO, Pierfrancesco Vago, anunciou que, em 2019, o MSC Bellissima e o MSC Grandiosa vão se juntar à frota da MSC. No entanto, com a construção de mais 7 navios para armador italiano até 2026, a MSC deverá reforçar ainda mais a sua posição como uma das principais frotas de navios de cruzeiros da actualidade.

Esta escala do MSC Divina em Ponta Delgada fica também registada com a obtenção de  um novo recorde de excursões vendidas a bordo de um navio. Ao todo nos dois dias saíram 39 autocarros para visitas a vários pontos da ilha., batendo assim um recorde de vários navios da Princess Cruises que até agora tinham atingido os 33 autocarros.
fotos: António Simas, Élvio Gouveia, Carlos Carvalho, António Silva
texto: António Silva/André Moura

Sem comentários: