quinta-feira, 25 de junho de 2015

EUROPA 2 nos Açores- Reportagem das escalas



Foi com um excelente dia de sol que Ponta Delgada deu as boas vindas ao navio de cruzeiros EUROPA 2 do operador germânico Hapag Lloyd, considerado pela critica da especialidade como o melhor navio de cruzeiros do mundo e galardoado pela Berlitz Guide como o melhor navio de cruzeiros do mundo, naquela que está a ser a sua primeira viagem aos Açores.
Aquele navio atracou no terminal de cruzeiros das Portas do Mar pelas 06.30 procedente da Praia da Vitória que neste caso teve as honras de ser o primeiro porto açoriano a receber tão ilustre visitante.

                          EUROPA 2 NA PRAIA DA VITÓRIA


 A bordo viajam 472 passageiros de nacionalidade alemã que durante a longa escala na nossa ilha puderam conhecer alguns dos mais emblemáticos recantos da mesma e quiçá despertar nos mesmos a intenção de uma regresso mais demorado,

Como é hábito nestas ocasiões uma comitiva de individualidades locais da Portos dos Açores, Autoridades Marítimas,  Bensaude  Shipping e  Azores Cruise Club  deslocou-se a  bordo do  navio  para a  tradicional cerimónia de boas vindas.












No encontro que teve lugar na ponte de comando, fomos recebido pelo staff captain do EUROPA 2 (Ulf Sodemann), que manifestou a sua satisfação por esta primeira escala do navio em Ponta Delgada, elogiando o magnífico tempo que se fazia sentir, o que tornava esta escala muito agradável para todos os que viajam a bordo do mesmo, assim como as condições de funcionalidade oferecidas pelo terminal das Portas do Mar. Aquele oficial, na sua troca de impressões deu a conhecer alguns dados do navio, mencionando também o seu agrado por regressar aos Açores, depois de outras escalas com o Hanseatic e Bremen (ambos navios da frota da Hapag-Lloyd). Quanto ao EUROPA 2 salientou a sua sofisticada tecnologia, quer na  navegação como em termos de máquinas, que permite ao navio navegar sem qualquer trepidação ou ruído, o que é deveras apreciado pelos seus passageiros.  Seguiu-se a tradicional troca de placas comemorativas desta primeira escala, tendo o Azores Cruise Club, representado pelo Bruno Rodrigues, oferecido um exemplar em alemão da conhecida publicação de Carmo Rodeia "Açores Ilhas de Sonho" com a respectiva dedicatória.

                    
                                         

Depois desta cerimónia foi oferecida a toda a comitiva uma visita guiada ao navio, que permitiu a todos os presentes descobrirem a maioria dos espaços públicos deste luxuoso paquete,

Para quem como nós, já teve a possibilidade de visitar um número considerável de navios de cruzeiro, o EUROPA 2 revelou-se uma delícia para os sentidos, pelo bom gosto da sua decoração, aliado a um luxo requintado dos seus espaços, que dão a sensação de estarmos num navio muito maior, pois até os seus corredores são de uma largura apreciável.


Com efeito a sua decoração em tons creme e muito suaves, transportam-nos para um patamar muito diferente do que até ao momento tínhamos tido a oportunidade de conhecer. Os designers de interiores realizaram um trabalho verdadeiramente notável, em que não existe nunca um conflito de cores, transmitindo a sensação de paz e harmonia. Tudo foi pensado para dar a sensação de que a bordo estamos num magnífico hotel de 6 estrelas.

Podemos dizer mesmo que este navio apresenta-se como uma resposta magnífica da Hapag-Lloyd para o segmento de luxo no que diz respeito a navios de cruzeiro.

Tal como já tínhamos escrito no nosso artigo anterior sobre este navio, os seus diversos restaurantes permitem que sem qualquer custo adicional os passageiros possam saborear e degustar as melhores iguarias francesas, italianas, asiáticas, assim como a já tradicional cozinha internacional.
Nas suas boutiques só existem confecções das melhores marcas francesas e italianas,  assim como da mais alta e dispendiosa relojoaría.


Entre outras surpresas que este navio nos proporcionou ficou-nos na memória a novidade de haver no EUROPA 2 uma cozinha devidamente preparada onde os passageiros que o desejarem poderão aprender a cozinhar alguns pratos, o que não deixa de ser algo que nos surpreendeu.

Outro factor que já tínhamos realçado no nosso post anterior é o facto de que todo o staff do navio na área de restauração, acomodações, serviços, etc,  ser de nacionalidade alemã, contrariando a tendência cada vez maior da maioria dos operadores actuais contratarem trabalhadores asiáticos com salários mais baixos, mas cujo profissionalismo deixa algumas vezes muito a desejar.


Foi sem dúvida uma visita que nos deixou muito bem impressionados por tudo o que nos foi dado a ver.
Placa atribuida pelo Guia Berlitz

O conjunto de fotografias abaixo apresentados, da autoria de Bruno Rodrigues retratam na perfeição todo o luxo e vivência a bordo deste extraordinário navio de cruzeiros que esteve pela primeira vez na Praia da Vitória e Ponta Delgada.



Como curiosidade final registe-se que o postal criado pela Hapag Lloyd para este cruzeiro dá um relevo muito assinalável à Lagoa das Sete Cidades, conforme podem verificar pela foto abaixo apresentada, representando por si só uma excelente propaganda do arquipélago .


fotos : Tiago Silva, André Moura, Jose Vaz, Jose Couto, Manuel Botelho, Duarte Lourenço, Bruno Rodrigues, António Silva.

texto  : António Silva/Bruno Rodrigues

Sem comentários: