segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mais cruzeiros esperados nos Açores em 2012


O Governo dos Açores está determinado em continuar a criar as condições para que se possa “rentabilizar ao máximo” a presença crescente de navios de cruzeiro na Região, sendo que esse é um trabalho que “deve ser desenvolvido em conjunto entre as entidades públicas, as entidades representativas dos empresários e os próprios empresários”, considerou hoje, em Ponta Delgada, o Secretário Regional da Economia. 


Vasco Cordeiro, que falava durante a apresentação da época de cruzeiros para 2012, realizada pela empresa Portos dos Açores SA, salientou o fato de esta atividade ter gerado, nos últimos cinco anos, um impacto direto na economia regional de cerca de 10 milhões de euros, garantindo que o Governo “ambiciona mais”, sendo esse um desafio “que não se coloca apenas às entidades públicas, mas também a todos os agentes económicos da Região”. 

Durante o próximo ano, a Portos dos Açores SA, por comparação com o ano passado, prevê que o número de escalas de navios de cruzeiros aumente nos Açores de 94 para 133, sendo que o número de passageiros deverá chegar aos 113 mil (87 mil em 2011). 

  
Para o Secretário Regional da Economia, “mais importante do que o número de navios ou de passageiros que escalam os Açores são os benefícios económicos que a Região pode retirar desta aposta”. “Este é o grande desafio que se coloca aos Açores e é este desafio que justifica a realização dos investimentos que têm sido concretizados ao nível da construção de infra-estruturas, mas também no esforço de promoção dos Açores”.

“Da parte do Governo esta é a mensagem chave: apraz-nos registar este crescimento de número de navios, mas nós temos de nos focar no que realmente é essencial, e o essencial é o que esta oportunidade representa para a nossa economia”, referiu. “Nós temos de fazer um esforço de criatividade, de inovação, de empreendedorismo para retirar o máximo beneficio deste potencial”, considerou. 

“Julgo que este é o grande desafio: como é que podemos, toda a economia dos Açores, rentabilizar ao máximo aquele que é o potencial que a presença de navios de cruzeiros apresenta para a nossa economia?” questionou o governante, garantindo haver grande empenho do Governo “no reforço da capacidade de aproveitamento desse tipo de iniciativas, o que passa por uma cada vez melhor articulação com entidades privadas, com as entidades que representam os empresários, caso das Câmaras do Comércio, e com cada um dos empresários que tem aqui uma oportunidade para fazer negócio”. 


Segundo Vasco Cordeiro, o turismo de cruzeiros possui diversos atrativos para os Açores, como é o caso “dos grandes navios que tocam um porto ou dois durante um dia e que funcionam como uma poderosa ferramenta de promoção da Região, mas que também deixam riqueza cá, e dos cruzeiros temáticos, com um potencial muito grande ao nível do seu impacto económico em cada uma das ilhas que visitam”. 

Para o Secretário Regional da Economia, todos devem, por isso, “ambicionar ainda mais: do ponto de vista das entidades públicas, de continuação do esforço de promoção, que pode e deve conduzir a que a região se afirme de forma mais incisiva no panorama nacional, mas também das entidades privadas, no sentido do aproveitamento das potencialidades que cada uma destas circunstâncias pode trazer para os Açores”.



* à data não incluí escala do Oriana (P&O Cruises) na Horta a 1 de Junho de 2012

4 comentários:

Anónimo disse...

Porque é que não são apresentados os nº exactos e dá-se um nº (87.000) que de tão redondo obviamente é falso. Será pedir muito a Vasco Cordeiro ou aos portos que deem um nº exacto como os outros portos deram? E de tão redondo começa-se a pensar se não será um nº mais baseado na capacidade máxima dos navios que escalaram e não nos passageiros efectivamente movimentados. Sejamos rigorosos.

Anónimo disse...

O número apresentado é de 87009 e é o número real. Se tem duvidas consulte os Portos. Se a comunicação social falou em 87000 foi por arredondamento. Não há números máximos mas contabilizados escala a escala. Se somar as capacidades máximas dos navios vai ver que da muito mais de 87009 e comece pelo Norwegian Epic - max 4200 pax mas efectivos em PDL 3034. Sejamos sérios e falemos do que sabemos!

Anónimo disse...

2º anónimo: Obrigado pelos esclarecimentos, mas se calhar está nos Açores e tem acesso aos dados mais facilmente ou esteve na conferência, pois olhando para o video é dificil ver naquele gráfico que está ali no minuto 0:33 um 9 no fim do nº apresentado junto com a barra. Seria bom o site dos Portos dos Açores ter alguma info quando se carrega em "estatisticas" no menu. É que links só para "marcar presença" mais valia não estarem lá, ou fazer sites para depois não actualiza-los só para dizer que se tem um site mais valia não faze-los.

Anónimo disse...

Já era tempo de os Portos dos Açores terem um site constantemente actualizado em que entre outras coisas pudéssemos consultar o "movimento de navios previsto para hoje" em determinado porto, mas TODOS OS TIPOS DE NAVIOS! Não apenas uma calendarização do movimento de cruzeiros previsto para o corrente ano.