quinta-feira, 12 de maio de 2011

O "Dia Mágico" (14 Maio) abordado na RTP Açores



Esta quinta-feira, o presidente do Azores Cruise Club, António Silva, estará no programa Bom Dia Açores para abordar o fim-de-semana que se aproxima e o 2º Salão de Turismo de Cruzeiros, organizado pelo clube.

4 comentários:

R. Muller disse...

Atenção, vejo que continua-se a dar muita importância ao nº de escalas, quando o que interessa é o nº de passageiros (aliás, tal como nos aeroportos). Escalas de "mini-navios" nas restantes ilhas dos Açores (fora de São Miguel), que levam "meia-dúzia" de passageiros, só servem para inflacionar o "nº de escalas" do todo regional e pouco acrescentam à economia da região. A disparidade entre a capacidade do maior navio de cruzeiros que passa pelos Açores, e os mais pequenos é como do dia para a noite e o problema é que o aumento de escalas tem sido feito muito à custa dos "mini-navios". Tenha-se em mente que não é com 6 escalas de um "mini-navio" pelas ilhas num mesmo cruzeiro, que se consegue aumentar significativamente o nº de passageiros na região. Posto isto, e porque a média de passageiros por navio nos Açores é muito baixa, deixe-se difinitivamente de falar em "nº de escalas", e fale-se sim apenas em "nº de passageiros". Também já é tempo de as autoridades deixarem de considerar para as estatisticas dos cruzeiros, os dados de "Açores" como sendo "1 porto", quando os outros portos nacionais são considerados por separado. Senão qualquer dia temos um porto chamado "Continente" (somatório de Lisboa, Portimão, Leixões etc), e outro chamado "Madeira" (somatório de Funchal, Porto Santo etc). Em Espanha nas estatisticas oficiais juntam uma data de portos em "Baleares", e nas Canárias juntam as estatisticas de todos os portos canarianos em apenas 2: "Las Palmas" e "Santa Cruz de Tenerife". Mas em Espanha têm a desculpa de que as estatisticas são feitas para cada "Autoridade Portuária", sendo que algumas englobam vários portos que inclusive ficam em ilhas diferentes.

Bruno Rodrigues disse...

Caro R.Muller, não concordo com a sua opinião. Não é só o número de escalas que aumenta, pois também aumenta o número de passageiros em relação a 2010, isso já foi referido diversas vezes. Até final de Maio os Açores deverão receber cerca de 56 mil passageiros, ou seja, a beirar os 60 mil registados em todo o ano de 2010. Falta-nos o que resta de 2011. E com as escalas previstas para 2012, perspectivam-se 90 mil passageiros em trânsito. Assiste-se portanto a um crescimento gradual. Veja-se o porto da Horta que para o ano recebe número semelhante de escalas, mas com navios de maior porte (logo mais passageiros).

Não sei como pode menosprezar os pequenos cruzeiros, uma vez que são os poucos que podem passar em muitas das nossas ilhas com portos de menor dimensão. Preferiria talvez que não passassem por cá?

Neste caso em particular, do Clipper Odyssey, 90 passageiros com alto poder económico, Domingo em Santa Maria, ontem em Angra, hoje em S.Jorge, isso não conta?

Na sua opinião faltam números para a sustentar, o que seria importante para que se lhe pudesse dar um melhor valor. Tem números concretos para afirmar que "a média de passageiros por navios nos Açores é muito baixa"?

Cumprimentos,

R. Muller disse...

Caro Bruno Rodrigues, obviamente que todos os navios contam, e fico contente pelas ilhas mais pequenas entrarem "no negócio". Assim de repente já não me lembro em que meio informativo li sobre o nº de escalas de cada porto, o nº de passageiros e a respectiva média de pax por navio, mas penso que será fácil fazer as contas, dividindo o nº de passageiros pelo nº de escalas, em cada porto. Segundo me lembro, o que tinha maior média de pax por navio/escala era o do Funchal, seguido pelo de Lisboa, e assim por diante. Lembro-me que a média do porto de PDL era baixa. Se formos a fazer a média para os Açores, muito mais baixa será por razões óbvias. Não quero menosprezar de todo a importância dos pequenos navios nas pequenas ilhas, mas apenas querer relevar a necessidade de se criarem condições nas mesmas para a atracagem de navios maiores.. O novo porto da Horta, em que estava projectado poder-se atracar navios de cruzeiro de certo comprimento e calado, e depois foi tudo alterado sendo que afinal o tamanho dos navios que lá poderão atracar será menor, é bem exemplo da necessidade da minha chamada de atenção. Critico também algumas pessoas responsáveis pelo sector, incluindo membros do governo, que acenam com a gabarolice do nº de escalas, quando o que interessa é o nº de passageiros. Cheguei mesmo a ouvir há tempos atrás, certo secretário do governo regional dizer: "Os Açores estão em 3º lugar em nº de escalas de navios de cruzeiro, depois de Funchal e Lisboa bla blá blá". Ora, isto é ridiculo. É como eu comparar os litros de leite produzidos por um rebanho de vacas, com os litros de leite produzidos por uma vaca só. Pura gabarolice e demagogia! Preocupe-se esse tal secretário, sim, em que o Porto de Portimão não ultrapasse o Porto de PDL em nº de escalas (já que é de escalas que ele quer saber). E Leixões já tem um terminal só para cruzeiros!...
Outra coisa que devemos tomar atenção: Uma coisa é a capacidade máxima dos navios, outra coisa é o nº de passageiros que esses navios realmente trazem em cada viagem. Há quem se ponha a somar passageiros por alto como se os navios andassem sempre lotados. Isto não se dirige a ninguém em particular.

P.S.- Peço desculpa por não trazer aqui nºs para podermos falar de médias por escala, mas realmente foi na internet que li o artigo/estudo e não apontei o site. Neste momento não tenho muita disponibilidade, mas quem quiser dar-se ao trabalho de procurar nos sites de cada porto nacional, a estatistica do nº de escalas e nº de passageiros de navios de cruzeiro, relativamente a 2010, e fizer as contas terá a minha maior atenção, se é que já não existe algum artigo ou estudo já com isso tudo feito por aí pela net, visto que já estamos bem entrados em 2011.

Bruno Rodrigues disse...

Caro R. Muller,

Em relação ao que disse sobre o porto da Horta, estou totalmente de acordo consigo. Aliás, já expressei essa opinião inclusivamente neste blogue.

Relativamente à estatística, compreendo o seu ponto de vista. Também não tenho os dados concretos e não tive a oportunidade de verificar todas as notícias nos últimos dias.

Pessoalmente acredito que o porto de Leixões continuará a subir de importância nos próximos tempos, agora com outras condições. Um novo cais na Horta em condições (que é como quem diz com outra profundidade e comprimento) traria com certeza mais escalas aos Açores de grandes navios em circuito, em vez dos apenas (e tradicionais) transatlânticos. Em breve se verá o que vai ser feito na Terceira, sendo opinião generalizada de que um óptimo Cais de Cruzeiros ficaria na Praia da Vitória, na parte actualmente ocupada pelos Americanos.

2010 foi um ano muito modesto, no que a escalas (e número de passageiros) diz respeito. 2011 e 2012 já estarão ao nível de 2008, por exemplo.

Quanto à política, cada um utiliza os argumentos que pode. No fim o que vale é a vontade das companhias de cruzeiros, por força dos itinerários que escolhem. Resta-nos promover, da melhor maneira possível, as nossas ilhas, os nossos pontos fortes.