sexta-feira, 20 de maio de 2011

Balanço Positivo ao 2º Salão de Turismo de Cruzeiros

 

Sucesso, é uma das palavras que define o 2º Salão de Turismo de Cruzeiros, que decorreu no passado fim-de-semana no Pavilhão do Mar, Portas do Mar, numa organização do Azores Cruise Club.


Esta segunda edição, depois de uma experiência em menor escala em 2010, contou com a afluência de alguns milhares de pessoas, que animaram o espaço ao longo dos três dias do evento.



Patente esteve uma exposição fotográfica ilustrativa dos mais emblemáticos navios de cruzeiro que passaram pelos portos Açorianos até à presente data, com destaque especial para os portos de Ponta Delgada e Horta. Foi também possível conhecer um pouco das áreas interiores dos navios, através de fotografias de grande qualidade.


Os agentes de viagem presentes (TUI, Turangra, Abreu, Top Atlântico e Açortravel) promoveram as suas propostas de férias de cruzeiro, com a colaboração do operador James Rawes, também presente neste 2º Salão de Turismo de Cruzeiros. A AFAA e a APSM juntas divulgaram o concurso “O Porto e a Cidade” (a decorrer actualmente) bem como os 150 anos do porto de Ponta Delgada. 


A ForLive Interiores, em conjunto com os seus parceiros, abrilhantou o Salão com espaços distintos para uma leitura relaxada das propostas para férias em cruzeiro, com direito a uma prova de café Illy. As crianças não foram esquecidas com um espaço lúdico e de desenho.


O escritor Luís Miguel Correia, com duas palestras (uma na sexta-feira e outra no domingo) cativou as audiências mostrando a evolução do turismo de cruzeiros nos Açores numa perspectiva história e trouxe à memória tempos saudosos da Empresa Insulana de Navegação. No stand do Azores Cruise Club estiveram patentes várias obras da sua autoria e co-autoria, bem como uma apreciável colecção de postais.


Luis Filipe Jardim, presidente do Clube de Entusiastas de Navios da Madeira e Director da Revista Cruzeiros, falou no sábado sobre a sua actividade no CEN, os desafios que se colocam numa associação deste género. A Revista Cruzeiros foi também abordada, tendo estado disponível no stand do Azores Cruise Club.


O Dr. Carlos Adalberto Silva fez um balanço do dia “Mágico” (14 de Maio) em que tudo correu da melhor forma. A actualidade e perspectivas de futuro para o turismo de cruzeiros nos Açores foram outros dos temas abordados.


Dois dos grandes atractivos deste certame foram os 2 sorteios de viagens de cruzeiro para 2 pessoas. No sorteio de viagem para 2 pessoas a bordo do Nieuw Amsterdam (da prestigiada Holland America Line), destinado a sócios do Azores Cruise Club e realizado às 18h00 de Domingo, a sorte sorriu a Isabel Leal. O prémio foi entregue por Rute Tudela, Business Development Manager do operador James Rawes.

No segundo sorteio (cruzeiro para 2 pessoas a bordo de um navio da Royal Caribbean ou Celebrity Cruises), o prémio patrocinado pela Melair saiu a Sílvia Sousa.
Aos premiados os nossos parabéns e votos de um excelente cruzeiro.


A finalizar gostaríamos de agradecer às várias entidades que colaboraram connosco neste projecto de alguma dimensão para uma associação como a nossa. Sem esses patrocínios, a realização deste certame não teria sido possível.


Uma palavra especial para os sócios do Azores Cruise Club que colaboraram na montagem dos espaço e que estiveram presentes ao longo do evento.


1 comentário:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Pela minha parte foi um prazer enorme ter participado no vosso evento, que traduziu o elevado nível cultural dos Açoreanos e reforçou a ligação sempre presente aos assuntos do mar.
Foi ainda muito agradável rever alguns amigos e conhecer outros e ainda apreciar as fotografias lindíssimas expostas...
Muitos parabéns e um abraço amigo do

Luís Miguel Correia