Num espaço de 8 dias as Portas do Mar recebem em 2 ocasiões o Oriana, navio de cruzeiros da lendária Peninsular & Oriental Steam Navigation, hoje designada por P&O Cruises UK (doravante P&O), uma das mais prestigiadas companhias do género na actualidade e considerada como a responsável pela invenção dos cruzeiros. Tratam-se de 2 das 3 escalas que este navio efectua em Ponta Delgada em 2011, depois de em 2010 ter sido o navio com mais escalas nos Açores (4 em Ponta Delgada e 1 na Horta).
Categoria: ****
Operadora: P&O Cruises
Contrutor: Meyer Werft (636) Alemanha
Tonegagem: 69,153 t
Comprimento:260.0m
Boca: 32,20m
Calado: 7,9m
Potência: 2x 4X MAN-B&W Diesel 47,750kw
Velocidade de serviço: 24 nós
Capacidade máxima de passageiros: 1928
Elementos de Tripulação: 760
Oficiais: Britânicos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Bahamas
Operadora: P&O Cruises
Contrutor: Meyer Werft (636) Alemanha
Tonegagem: 69,153 t
Comprimento:260.0m
Boca: 32,20m
Calado: 7,9m
Potência: 2x 4X MAN-B&W Diesel 47,750kw
Velocidade de serviço: 24 nós
Capacidade máxima de passageiros: 1928
Elementos de Tripulação: 760
Oficiais: Britânicos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Bahamas
É um navio que patenteia uma elegância intemporal, fugindo aos modelos actuais de mega construções, pois apresenta-se com linhas elegantes, apelativas e sóbrias, tendência clara em corresponder às exigências do mercado a que se destinou, ou seja, ao mercado britânico.
Foi precisamente o primeiro navio propositadamente construído a pensar apenas nesse mercado, e a resposta aos intentos da P&O foi logo evidente pois rapidamente se tornou num grande sucesso e um dos navios favoritos dos ingleses. Aliás, acabou por se tornar nos anos 90 uma referência a vários níveis e um modelo de sucesso comercial. Apraz-nos ainda registar que é o segundo navio desta companhia a ostentar este nome.
A P&O tinha como objectivo inicial construir o Oriana em estaleiros britânicos, mas nenhum tinha capacidade para dar resposta a um projecto desta dimensão, o que nos faz pensar que longe vão os tempos em que os estaleiros das terras de Sua Majestade eram reis e senhores no que à construção naval dizia respeito.
Por este facto, foram os construtores de Papenburg, estaleiros Meyer Werft, na Alemanha que acabaram por executar o projecto. Acrescente-se que, até 1995, o Oriana foi o maior navio de cruzeiro construído naquele país. Foi nesta data que iniciou a sua actividade e como curiosidade refira-se que na cerimónia de baptismo e entrega do navio, em Southampton, esteve presente nem mais nem menos que a rainha de Inglaterra, Isabel II.
Por este facto, foram os construtores de Papenburg, estaleiros Meyer Werft, na Alemanha que acabaram por executar o projecto. Acrescente-se que, até 1995, o Oriana foi o maior navio de cruzeiro construído naquele país. Foi nesta data que iniciou a sua actividade e como curiosidade refira-se que na cerimónia de baptismo e entrega do navio, em Southampton, esteve presente nem mais nem menos que a rainha de Inglaterra, Isabel II.
Actualmente, o Oriana está sediado em Southampton, porto de partida e também de chegada para cruzeiros à volta do mundo, Caraíbas, Fiordes, Báltico ou Canárias. Em 2006, foi profundamente remodelado em Bremerhaven, na Alemanha, numa intervenção que custou cerca de 13 milhões de euros. Nessa altura, o registo do navio foi alterado de Londres para Hamilton, na Bermuda, em virtude de assim poderem ser celebrados casamentos a bordo.
Para além das escalas a 8 e 16 do corrente mês, o Oriana volta a Ponta Delgada no dia 27 de Outubro. Esta primeira passagem em Ponta Delgada nesta terça-feira está inserida num cruzeiro de 35 noites que o navio efectua deste Southampton, iniciado a 8 de Janeiro, sendo Ponta Delgada a última escala deste itinerário.
Localização e Webcam do Oriana em Tempo Real
Fotos Exteriores
Fotos Interiores
Detalhes dos Decks
Informação Adicional (Wikipédia EN)
Para além das escalas a 8 e 16 do corrente mês, o Oriana volta a Ponta Delgada no dia 27 de Outubro. Esta primeira passagem em Ponta Delgada nesta terça-feira está inserida num cruzeiro de 35 noites que o navio efectua deste Southampton, iniciado a 8 de Janeiro, sendo Ponta Delgada a última escala deste itinerário.
Localização e Webcam do Oriana em Tempo Real
Fotos Exteriores
Fotos Interiores
Detalhes dos Decks
Informação Adicional (Wikipédia EN)
Sem comentários:
Enviar um comentário