O arquipélago dos Açores é cada vez mais um ponto de referência para o tráfego marítimo que atravessa o Atlântico, e nesta área Ponta Delgada assume primordial importância no apoio que é solicitado por diversos navios, em especial os gigantescos navios de transporte de gás e LNG, que praticamente todas as semanas demandam a nossa ilha em curtas escalas técnicas.
Para além disso Ponta Delgada também tem recebido diversos navios de apoio a plataformas petrolíferas e de reparação e colocação de cabos submarinos.
É o caso do SEVEN ARCTIC, um fabuloso navio lançador de tubos, registado e navegando sob a bandeira da Ilha de Man, que se encontra atracado no terminal de cruzeiros das Portas do Mar desde o passado dia 22. A sua silhueta e principalmente a sua forte iluminação noturna não deixa ninguém indiferente.
Construído em 2017 pela Hyundai Heavy Industries o navio possui 23.885 toneladas de arqueação bruta, e apresenta 162,3 metros de comprimento, 32 metros de boca e um calado de 8,5 metros.
O Seven Arctic possui um sistema de lançamento de tubos inclinável com tensão superior a 600 toneladas e está equipado com seis geradores a diesel que produzem pouco mais de 25.000 kW para alimentar oito propulsores elétricos. Foi projetado para atender aos pedidos de operações em águas profundas e ambientes hostis, podendo operar até profundidades de 3.000 metros, contando para isso com três guindastes offshore, sendo o maior deles capaz de içar 1.000 toneladas.
Segundo os dados disponibilizados na JUL da Portos dos Açores SA o navio tem a sua partida agendada para as 19 horas do próximo dia 31 com destino a Stavenger.
Igualmente atracou ontem ao inicio da noite o CS RECORDER, um navio lançador de cabos construído em 2000 e que navega sob a bandeira do Reino Unido.
Apresenta 7.919 GT de arqueação bruta e possui 105,5 metros de comprimento, 20,01 metros de boca e um calado de 6.50 metros. A sua partida com destino a Hamilton nas Bermudas está marcada para amanhã dia 28 pelas 19:00
.jpg)
.jpg)



Sem comentários:
Enviar um comentário