O terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá receber no próximo dia 27 a escala do navio de cruzeiros ARTANIA, um dos navios que integram a frota da operadora germânica Phonix Reisen.
Esta paragem na nossa cidade está inserida num interessante cruzeiro de 48 noites iniciado em Bremerhaven na Alemanha e que irá terminar no próximo dia 6 de Dezembro em Génova na Itália, e que contempla para além de paragens em Ponta Delgada, Horta no dia 28 e Praia da Victoria no dia 29. as quais se seguirão escalas em Leixões, Funchal, e mais outros 22 portos espalhados pelo Mediterrâneo, Costa de Africa e Adriático.
Inaugurado em 1984, então com a designação de Royal Princess, foi construído nos estaleiros finlandeses Wartsila, em Helsínquia e marcou o início do processo de renovação da frota do grupo P&O (P&O e Princess Cruises). Um dos dados mais relevantes associados a este navio prende-se precisamente com a inauguração do mesmo, ocorrida a 15 de Novembro daquele ano, em Southampton, uma vez que a sua madrinha foi nem mais nem menos do que a malograda Princesa Diana de Gales.
Outro dado de particular relevo relaciona-se com o facto do então Royal Princess, à data da sua inauguração, ser o paquete mais inovador da época, pois, contrariamente ao habitual, foram introduzidas áreas públicas nas seções inferiores do navio e os blocos de camarotes nos decks superiores, tornando-se ainda o primeiro navio de cruzeiros com todas as cabines externas e o primeiro navio a disponibilizar como padrão cabines com varanda. O que atualmente se constata na maior parte dos projetos de navios de cruzeiro, ou seja cabines exteriores com varanda e áreas públicas nos pisos inferiores, foi um modelo introduzido precisamente na construção do então Royal Princess.
O atual Artania tem capacidade para 1260 passageiros e 537 tripulantes, possui 44.588 mil toneladas de arqueação bruta, mede 231 metros de comprimento, 29 metros de boca e 7,8 metros de calado, caraterísticas em quase tudo idênticas à construção inicial.
Quanto a comodidades, começamos por salientar o ambiente requintado que o Artania proporciona aos seus passageiros. As áreas públicas apresentam uma cuidada decoração e uma ambiência acolhedora. Destacamos os salões Casabalanca, Pazifik e Atlantik e os bares Harry’s, Bodega e Phoenix, como locais de eleição.
Ao nível da restauração, ênfase para o restaurante Artania, restaurante principal do navio, e para o Lido Restaurant, área destinada a pequenos-almoços, almoços e jantares informais, muito apreciado por todos aqueles que não pretendem uma refeição com muitos códigos de etiqueta. Em alternativa, os passageiros têm ao seu dispor o restaurante temático Vier Jahreszeiten.
Quanto às restantes áreas, acresce-nos referir que o navio possui duas piscinas, dois jacuzzis, além do habitual SPA (Artania SPA) e a biblioteca de bordo é particularmente acolhedora e dotada de uma interessante variedade de livros. Realce ainda para o amplo teatro, o Atlantik Show Lounge.
O navio é agenciado pela Albano de Oliveira Sucrs e segundo os dados disponibilizados pela JUL da PA transporta neste itinerário 1049 passageiros e 513 tripulantes, estando a sua chegada a Ponta Delgada marcada para as 07H00 permanecendo atracado até ás 18H00.
Por sua vez neste mesmo dia o porto da Praia da Victória irá receber o luxuoso navio de cruzeiros EUROPA 2, navio almirante da conceituada operadora alemã Hapag Lloyd Cruises, que já foi considerado pelo famoso "Berlitz Guide" como o melhor navio do mundo na sua classe.
Este elegante paquete está a realizar um cruzeiro de 11 noites intitulado "Round-Trip Portugal, o qual teve início no passado dia 22 em Lisboa e contemplou antes escalas em Portimão e Funchal e noa nosso arquipélago terá escalas na Praia da Victória no dia 27 e Ponta Delgada no dia seguinte antes de terminar este cruzeiro em Leixões no dia 31.
Inaugurado em maio de 2013, o Europa 2 foi construído nos estaleiros STX, em St. Nazaire, na França. Com 225 metros de comprimento, 27 metros de boca e 6,3 metros de calado, possui 42,830 toneladas de arqueação bruta e capacidade para acomodar 525 passageiros e 370 tripulantes.
Com um perfil equilibrado e linhas contemporâneas, o Europa 2 é, juntamente com o Europa e os novíssimos Seven Seas Explorer, Seven Seas Splendour e Seven Seas Grandeur as referências máximas na indústria de cruzeiros nesta classe de navios.
Esta notoriedade justifica-se em virtude dos elevadíssimos padrões de conforto, requinte, gastronomia e serviço com que presenteia os seus hóspedes. Pela excelência patenteada, a referenciada publicação da Berlitz Cruising & Cruise Ships tem-lhe atribuído, consecutivamente, a classificação de 5*, tendo obtido 1860 pontos em 2000 possíveis. Este facto levou os responsáveis da empresa a colocar no lobby central do navio uma placa alusiva a esta distinção.
Segundo as informações da Bensaúde Shipping, agentes da Hapag Lloyd nos Açores, neste itinerário o navio transporta 464 passageiros e 365 tripulantes, estando a sua chegada a Ponta Delgada anunciada para as 06H30 do dia 28, devendo permanecer nesta cidade até cerca das 19H30.
© Portos dos Açores, S.A. e António Silva










.jpg)





Sem comentários:
Enviar um comentário