domingo, 18 de dezembro de 2022

PREVISÃO DE ESCALAS NOS AÇORES EM 2023

Ponta Delgada - 96 escalas

Depois de um ano de 2022 marcado com a obtenção da marca das 200 escalas concretizadas, o que constitui um recorde, no ano que agora se aproxima estão já agendadas 191 escalas nos diversos portos da região, numero esse que poderá ainda ser aumentada com mais algumas escalas cujas datas ainda não foram ainda definidas, numa demonstração efetiva de que os Açores continuam a merecer a melhor atenção e interesse por parte das principais operadoras de cruzeiros que continuam a apostar na vinda ao nosso arquipélago dos seus navios.

Merece uma especial atenção o aumento muito interessante de escalas de navios de expedição nos diversos portos do arquipélago que em 2023 têm já agendadas 77 escalas, fruto também de uma acertada politica que tem sido desenvolvida pela Portos dos Açores, SA junto das operadoras especializadas nesse tipo de turismo de cruzeiros. 

                        Terceira - 33 escalas

Neste contexto, podemos dizer que todas as ilhas irão receber escalas de operadoras que possuem navios de expedição e de cruzeiros temáticos e que nos Açores encontram um conjunto de ilhas capazes de despertar o maior interesse e curiosidade junto de um segmento de alto poder económico e que, regra geral prefere este tipo de cruzeiros.



Naturalmente que Ponta Delgada com 96 escalas continua a ser porto de maior movimento e a receber os maiores navios que este ano virão até ao arquipélago. Merece igualmente destaque o facto de que a ilha da Graciosa com 10 escalas passar a ser a quarta ilha mais visitada pelos navios de cruzeiros em 2023, situação que se regista pela primeira vez.

Graciosa - 10 escalas

Entre o conjunto de navios que passarão nos Açores em 2023 teremos vinte e dois em escalas inaugurais, facto que deve ser visto como o apreço e o interesse granjeado pelo destino Açores juntos das principais operadoras.

Dessas escalas, natural relevo para a passagem a 3 de Novembro do ODYSSEY of the SEAS, um dos navios da conceituada operadora norte americana Royal Caribbean International, que com os seus 347 metros de comprimento e 168.000 mil toneladas de arqueação bruta será o maior navio de cruzeiros a fazer a sua escala inaugural em Ponta Delgada em 2023.



Igualmente as escalas inaugurais a 20 e 24 de Novembro dos novos NORWEGIAN PRIMA e NORWEGIAN VIVA (este ultimo ainda em acabamentos), ambos da conceituada operadora norte americana Norwegian Cruise Lines merece um grande realce, principalmente por serem navios de uma nova e inovadora classe de navios de cruzeiro que tem merecido aplauso dos principais meios da comunicação ligados à temática dos cruzeiros.

Também a escala inaugural do COSTA DELIZIOSA em Ponta Delgada e Praia da Victoria nos finais de Abril e no âmbito de um "World Tour" de 127 noites deve igualmente ser assinalada, atendendo que é a primeira vez que aquela operadora italiana faz um WT com duas escalas mo arquipélago. 

Outro navio que passara em Ponta Delgada pela primeira vez já no mês de Janeiro será o AMBIENCE, um dos dois navios que compõem a nova operadora britânica Ambassador Cruise Line, criada em Maio de 2021.
  
Carnival Luminosa
                                           Carnival Freedom
As escalas inaugurais do CARNIVAL VENEZIA e CARNIVAL FREEDOM, navios da Carnival Cruise Lines, a maior operadora de cruzeiros do mundo, que estarão em Ponta Delgada a 4 de Junho e 29 de Setembro, aliada às duas escalas do CARNIVAL PRIDE vem acentuar a presença da CCL nos Açores, pois pela primeira vez fará 4 escalas com três dos seus navios em Ponta Delgada.


Outra importante escala será a preconizada pelo DISNEY DREAM da famosa operadora norte americana Disney Cruise Line, que estará em Ponta Delgada a 14 de Maio. Refira-se como curiosidade que este era até agora o único dos 5 navios que compõem a frota da DCL que nunca tinha passado em Ponta Delgada, facto que só por si merece ser devidamente publicitado.

Seven Seas Explorer
Seven Seas Voyager

Por sua vez a luxuosa e conceituada operadora Regent Seven Seas ira trazer a Ponta Delgada 2 navios pela primeira vez. A 05 de Abril o SEVEN SEAS SPLENDOUR e a 14 do mesmo mês o SEVEN SEAS VOYAGER, navios dotados de instalações muito luxuosas e altíssimo nível, aliado a uma gastronomia irrepreensível e de elevado requinte. Refira-se como curiosidade de que no itinerário de 12 noites entre Miami e Lisboa no SEVEN SEAS SPLENDOUR os preços iniciam-se nos 18.698USD pp, o que demonstra o elevado poder económico dos habituais passageiros desta companhia.

Também no mês de Janeiro teremos em Ponta Delgada pela primeira vez o AIDAbela, um dos navios que compõem a frota da conhecida operadora alemã Aida Cruises, no âmbito de um dos novos itinerários da Aida Cruises. 

Outra interessante escala inaugural será a preconizada pelo RIVIERA da reputada operadora Oceania Cruises que estará em Ponta Delgada no dia 30 de Março.

Também a passagem em Ponta Delgada e Praia da Victoria do OOSTERDAM da Holland America Line merece a nossa atenção atendendo que marca o regresso aos nossos mares de navios da Vista Class daquela reputada companhia dos Países Baixos.
Igualmente a primeira escala em Ponta Delgada do ENCHANTMENT of the SEAS da Royal Caribbean assinala a vinda ao velho continente de um do navios mais antigos daquela companhia norte americana. 

Por sua vez a operadora britanica Marella Cruises estreia no arquipélago o MARELLA EXPLORER 2 com escalas nas cidades da Horta e Ponta Delgada a 24 e 25 de Abril.

 
 O ultimo paquete a fazer a sua estreia nos Açores em 2023 será o VIKING NEPTUNE da famosa operadora com sede na Suíça Viking Cruises, uma operadora independente crida pelo bilionário  norueguês Torstein Hagen, e que neste momento já conta com nove navios idênticos da Star Class.   

Entre os chamados navios de expedição e temáticos que em 2023 andarão pelos Açores, um relevo muito especial para a escala inaugural do NATIONAL GEOGRAPHIC ENDURANCE, um dos mais modernos navios da National Geographic Expedition, que fará escalas em 7 das nossas ilhas, marcando o regresso de uma das mais credenciadas companhias de expedição que volta ao nosso arquipélago após alguns anos de ausência.

Outra interessante estreia é a do GREG MORTIMER da operadora australiana Aurora Expeditions, mais um navio de expedição de uma nova geração de navios desta classe, dotados de uma nova conceção de proa própria para navegar nas zonas geladas do planeta e que fará 4 escalas no arquipélago, num itinerário algo inovador que se inicia com os passageiros a embarcaram em Lisboa por via aérea com destino a Cabo Verde e, embarcando na ilha do Sal para um percurso entre aquele arquipélago e os Açores com passagem igualmente pelas Canárias. De salientar que os valores para este itinerário iniciam-se nos 8.514 euros pp.

A passagem nas cidades da Horta e Ponta Delgada do ultra-luxuoso Yatch Cruise EVRIMA da famosa marca Ritz-Carlton Yatch Collection e pertença do grupo  Marriot International Inc deve ser devidamente assinalada pois significa a entrada do nosso arquipélago de uma marca, destinada a uma clientela de elevado poder económico. Diga-se que no itinerário de 13 noites entre Puerto Rico e Lisboa com passagem pelas cidades da Horta e Ponta Delgada  os valores começam nos 6.977 euros pp.

Igualmente a presença no arquipélago do SCENIC ECLIPSE 2, um dos luxuosos Yatch Cruise da Operadora australiana Scenic Tours merece a melhor divulgação, pois é igualmente um navio destinado a um nicho de mercado de elevadíssimos recursos económicos, apreciador do luxo e conforto que só mesmo um navio com estas características pode oferecer. Como curiosidade refira-se que o itinerário que engloba as escalas no nosso arquipélago começa nos 5.925 euros pp.

                          

De salientar a vinda novamente este ano da operador francesa Le Ponant que traz ao nosso arquipélago pela primeira vez o Le BELLOT,  que fará um interessante cruzeiro temático com paragens em sete das nossas ilhas.

Realce final para a vinda novamente da companhia germânica Hapag Lloyd que irá trazer novamente o Hanseatic Spirit em dois itinerários pelo arquipélago



As escalas de 2023 podem ser consultadas aqui :  ESCALAS 2023 


               PORTOS
=====================
P DELGADA............................95
PRAIA DA VICTORIA................33
HORTA...................................21
GRACIOSA.............................10
PICO.....................................08
SÃO JORGE............................07
SANTA MARIA.........................07
FLORES.................................06
CORVO..................................03
=============================================
               ESCALAS INAUGURAIS NO ARQUIPÉLAGO           
            Navio                                                     Escalas
=============================================
AMBIANCE...............................................PD
AIDAbella................................................PD
RIVIERA..................................................PD
MARELLA EXPLORER 2...............................HO, PD
SEVEN SEAS VOYAGER..............................PD
SEVEN SEAS SPLENDOUR..........................PD
OOSTERDAM............................................PD, PV
NATIONAL GEOGRAPHIC ENDURANCE.........PD, PC, HO, SJ, GR, AH, VP
EVRIMA...................................................HO, PD 
GREG MORTIMER......................................FL, GR,AH,PD
COSTA DELIZIOSA....................................PD, PV
COSTA VENEZIA.......................................PD
CARNIVAL FREDOM...................................PD
DISNEY DREAM........................................PD
Le BELLOT................................................PD, HO, GR, PV, PC,VP
SILVER NOVA...........................................PV, PD
SCENIC ECLIPSE 2....................................PD, PV GR
ODISSEY of the SEAS................................PD
ENCHANTMENT of the SEAS.......................PD
NORWEGIAN PRIMA..................................PD
NORWEGIAN VIVA....................................PD
VIKING NEPTUNE.....................................PD
=============================================
fotos.... Internet
texto.....António Silva / Azores Cruise Club

Sem comentários: