A primeira escala inaugural será preconizada pelo NORWEGIAN DAWN um dos navios que integra a operadora norte americana Norwegian Cruise Line. Aquele paquete encontra-se a fazer um cruzeiro "westbound" entre Barcelona e a cidade de Tampa na Flórida, com escalas em Palma de Maiorca, Cartagena, Málaga, Cadiz,, Lisboa e Ponta Delgada antes da sua chegada àquela cidade norte americana no próximo dia 20.
Foi construído nos famosos estaleiros alemães de Meyer Werft em Papenbourg na Alemanha em 2002,sendo o segundo de dois navios construídos nos moldes do projeto da "Dawn Class" para a aquela operadora, depois do Norwegian Star.
O Norwegian Dawn é um navio que apresenta linhas elegantes e equilibradas, tendo como característica técnica relevante a existência de dois “Azipods” como propulsionadores, que facilitam toda a manobra do navio. Para além deste facto, outras vantagens deste sistema residem na redução drástica, quer ao nível de trepidação na parte traseira do navio, quer ao nível da insonorização.
O navio apresenta 294 metros de comprimento, 38 metros de boca e um calado de 8,2 metros e possui 91.740 Gros Ton de deslocação. Tem capacidade para alojar 2348 passageiros em ocupação normal e a sua tripulação é normalmente constituída por 1031 elementos.
Como já começa a ser hábito em algumas companhias de cruzeiros, o Norwegian Dawn tem o casco pintado com motivos marinhos, seguindo a óbvia relação ao nome Dawn, aliás o que acontece com os outros navios desta companhia, ou seja, consoante o nome temos uma pintura correspondente.
Os seus interiores primam por apresentar cores claras em contraste com cores algo exuberantes. Dispõe de 11 restaurantes de muitas especialidades, 13 bares, 4 piscinas, um das quais para os mais novos, 6 jacuzzis, e diversos espaços para a pratica de desporto, Teatro e Discoteca. Em meados de 2011, o navio foi totalmente renovado e foram acrescentadas mais 50 camarotes, além de um novo restaurante, o Brazilian Steakhouse. Algumas áreas públicos foram reorganizados como as Boutiques e lojas de merchandise, a galeria de arte e a área do átrio.
Segundo informação da CMJ Rieff, agentes da companhia nos Açores, neste itinerário o navio transporta 1.357 passageiros e 1.080 tripulantes. A sua chegada está agendada para as 07:30 e deverá partir pelas 17H00 com destino à cidade de Tampa na Flórida
.
Esta escala inaugural em Ponta Delgada faz parte de um cruzeiro transatlântico iniciado no passado dia 5 em Civitavecchia em Itália e que inclui, para alem desta escala em Ponta Delgada paragens nas cidades espanholas de Alicante, Málaga e Cádis antes da sua chegada a Fort Laudardale no dia 19 do corrente mês.
O VOLENDAM foi construído em 1999 nos estaleiros italianos de Fincantiere em Marghera tendo o seu custo orçado em USD 400 milhões. Possui 237 metros de comprimento, 32 metros de boca e um calado de 8,3 metros. Desloca 61.214 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para alojar 1.432 passageiros em ocupação normal e 647 tripulantes. Possui 10 Decks de áreas publicas, 5 dos quais aonde se situam os 716 camarotes.
Tal como em todos os navios da HAL a vivencia a bordo deste navio prima pelo ambiente verdadeiramente "frendly" mas muito requintado, aonde um serviço de excelente qualidade se alia uma gastronomia de alta qualidade, como é apanágio dos navios desta operadora. Nos seus restaurantes "Rotterdam", "Pinnacle" King´s Room" Terrace Grill" e Canaletto" os passageiros têm um leque muito variado de especialidades gastronómicas.
Segundo informação da CMJ Rieff, agentes da companhia nos Açores, neste itinerário o navio transporta 708 passageiros e 566 tripulantes. A sua chegada está agendada para as 06:00, devendo soltar amarras pelas 16H00 com destino a Fort Laudardale.
Aquele paquete encontra-se a a fazer um inédito e inovador cruzeiro de 21 noites iniciado no passado dia 31 de Outubro em Miami com paragens em New York, New Port, Horta, Praia da Victoria, Ponta Delgada, La Palma, Tenerife, Gibraltar, Málaga e Cádis, antes da sua chegada a Lisboa no próximo dia 21, aonde pela primeira vez um navio daquela conceituada operadora ficará baseado até Abril do próximo ano a fazer itinerários pelos arquipélagos da Madeira e Canárias.
Construído inicialmente nos estaleiros Aker MTW, em Wismar, na Alemanha, acabou por ser completado nos estaleiros Lloyd Werft, igualmente alemães. Tem 78.309 toneladas de arqueação bruta, 260 metros de comprimento, 32,2 de largura e 8 metros de calado. Tem capacidade máxima para 2400 passageiros e 980 tripulantes.
Possui 10 decks de passageiros com 1001 cabines, das quais 675 têm vista para o exterior e 326 são interiores simples, ou seja, sem qualquer vista para o exterior. A qualidade global das mesmas é elevada, principalmente das suites, a maioria das quais estão localizadas na parte dianteira do navio. Não obstante a recente remodelação, as cabines interiores continuam de dimensão mais reduzida do que é habitual noutras companhias.
Como curiosidade refira-se que este navio foi na altura o escolhido para inaugurar o “Freestyle cruising”, uma forma diferente que a NCL escolheu para inovar os conceitos e propósitos da indústria de cruzeiros.
O Norwegian Sun é todo ele caracterizado por uma imensa profusão de cor, som e luz, aliás padrões que facilmente se encontra na maior parte dos navios da NCL. De facto, ao analisarmos a grande maioria dos espaços públicos e até nos camarotes torna-se evidente a ideia que tudo é muito colorido, com imensos bares, restaurantes, piscinas ou casino dominados pelas cores vivas e apelativas.
Por outro lado, no restaurante principal é notória uma maior sobriedade e preocupação de requinte, como é o caso do restaurante principal Four Seasons. O chão de mármore no átrio principal não deixa ninguém indiferente.
Nesta sequência, não passará despercebido o imenso sol pintado no navio e que lhe dá um colorido diferente e, desta forma, fica mais apelativo ao quebrar a monotonia do branco.
Conforme informação disponibilizada pela CMJ Rieff o navio transporta 1.162 passageiros e 955 tripulantes. A sua chega está agendada agendada para as 06H00, e deverá partir pelas 20 horas com destino a La Palma Nas Canárias.
Sem comentários:
Enviar um comentário