Depois de nos últimos dias os Açores terem sido fustigados por condições meteorológicas adversas, o que provocou cancelamentos em algumas ilhas de escalas de navios de cruzeiros, a semana que agora se inicia traz o agendamento de 13 escalas em diversos portos do arquipélago, com sete em Ponta Delgada, duas na Horta e uma na Praia da Victoria, Lajes do Pico, Praia da Graciosa e Vila do Porto.
Em Ponta Delgada as escalas iniciam-se na próxima terça-feira, dia 12 com a chegada de dois interessantes e famosos navios de cruzeiros.
O mais conhecido é o EUROPA 2, navio almirante da conceituada operadora alemã Hapag Lloyd Cruises, e considerado pelo famoso "Berlitz Guide" como um dos melhores navios do mundo na sua classe.
O elegante paquete da operadora germânica Hapag Lloyd Cruises está a realizar um cruzeiro de 13 noites intitulado "Vulcanic Islands in the middle of Atlantic Ocean", que teve início no passado dia 05 em Gran Canaria e contempla escalas em El Hierro, Tenerife, Sta Cruz de La Palma, La Gomera, Funchal, Ponta Delgada e Horta, terminando este itinerário em Lisboa no próximo dia 16.
Inaugurado em maio de 2013, o Europa 2 foi construído nos estaleiros STX, em St. Nazaire, na França. Com 225 metros de comprimento, 27 metros de boca e 6,3 metros de calado, possui 42,830 toneladas de arqueação bruta e capacidade para acomodar 525 passageiros e 370 tripulantes. Neste itinerário o navio transporta 280 passageiros e 352 tripulantes
Com um perfil equilibrado e linhas contemporâneas, o Europa 2 é, juntamente com o Europa e os novíssimos Seven Seas Explorer e Seven Seas Splendour, as referências máximas na indústria de cruzeiros nesta classe de navios.
Esta notoriedade justifica-se em virtude dos elevadíssimos padrões de conforto, requinte, gastronomia e serviço com que presenteia os seus hóspedes. Pela excelência patenteada, a referenciada publicação da Berlitz Cruising & Cruise Ships tem-lhe atribuído, consecutivamente, a classificação de 5+, tendo obtido 1860 pontos em 2000 possíveis. Este facto levou os responsáveis da empresa a colocar no lobby central do navio uma placa alusiva a esta distinção.
O Europa 2 tem chegada prevista para as 07h30, e estamos a prever um período de permanência no Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar até cerca das 19h00, altura que deve zarpar e retomar a rota que o vai levar até à cidade da Horta, próximo porto de escala.
O segundo visitante de hoje é o WIND SURF, um dos três navios de cruzeiro à vela que fazem parte da operadora Windstar Cruises. Dotado com 5 mastros é um dos maiores navios de cruzeiro à vela do mundo conjuntamente com o Club Med 2.
A sua paragem nesta cidade é a única escala neste cruzeiro transatlântico que liga Philipsburg em St. Maarten, aonde zarpou no passado dia 2 do corrente e a capital portuguesa, aonde deverá chegar no próximo dia 15.
O navio apresenta 14.745 toneladas de arqueação bruta, e tem 187 metros de comprimento, 20 metros de boca e um calado de 5 metros. Pode transportar até 342 passageiros, distribuídas pelos 150 camarotes, 18 suites e 2 suites de luxo, todas com vista para o mar. A sua tripulação é constituída normalmente por 214 elementos. Nesta viagem o navio tem a bordo 95 passageiros e 194 tripulantes.
Um facto deveras interessante neste navio é a sua propulsão e a sua área vélica de 2400 m2, distribuídas por sete velas triangulares de Dacron auto-enroladas nos cinco mastros e operadas por computador que lhe permitem alcançar 15 nós conjuntamente com os dois motores elétricos.
O WIND SURF tem a sua chegada prevista para as 07H00, devendo permanecer em Ponta Delgada até às 17H00.
Sem comentários:
Enviar um comentário