terça-feira, 18 de maio de 2021

REGRESSO DOS CRUZEIROS AOS AÇORES JÁ NO PROXIMO DIA 1 DE JUNHO


Depois das conversações  que ocorreram  entre as autoridades dos  GR Madeira  e  dos Açores para o  regresso dos cruzeiros  aos dois arquipélagos, e da apresentação do plano desenvolvido pela Portos dos Açores em colaboração com a APRAM à Secretaria Regional do Turismo, e que mereceu o acordo dos responsáveis da Saúde no  arquipélago,  ficaram criadas as condições para o regresso ao nosso arquipélago dos navios de cruzeiros.   

Esse reinicio terá ainda um verdeiro simbolismo, pois caberá ao navio de cruzeiros português WORLD VOYAGER que tem como armador a empresa Mystic Cruises, do conhecido empresário Mário Ferreira.
O navio é operado pela Nicko Cruises, uma empresa germânica dedicada aos cruzeiros fluviais no norte da Europa, e que desde à cerca de dois anos se lançou no mercado de cruzeiros oceânicos.

Entre as normas que foram acordadas, realça-se o facto que os passageiros que viajam a bordo terem que apresentar  um comprovativo de realização do teste PCR, para despiste da infeção por SARS-COV-2 com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores à hora de embarque ou desembarque, conforme o caso. As excursões em terra serão organizadas unicamente pela companhia e decorrerão em "bolha". Diga-se que estas normas já estão a ser aplicadas nos países europeus que já recomeçaram a receber navios de cruzeiros. 
       
O primeiro itinerário, ontem divulgado terá o seu inicio em Santa Cruz de Tenerife no próximo dia 28 do corrente mês e contempla escalas em Ponta Delgada no dia 1 de Junho, Praia da Graciosa no dia 2, Corvo e Flores no dia 3, Horta no dia 4, Lajes do Pico no dia 5, Praia da Victoria no dia 6 e Vila do Porto no dia 7, terminando este primeiro itinerário no dia 9 no Funchal. Os segundos e terceiros itinerários deverão ter algumas alterações em relação a este itinerário, agora divulgado. 

O WORLD VOYAGER foi construído nos estaleiros da WestSea em Viana do Castelo em 2019/20, sendo o primeiro de três navios idênticos encomendados por aquele armador que, já recebeu igualmente o WORLD EXPLORER em 2020, estando nesta altura o WORLD NAVIGATOR nos testes finais de mar, antes de ser entregue pelo estaleiro.

                             

Podemos afirmar de que estamos perante uma frota de navios de cruzeiro de pequenas dimensões dedicados a um segmento de mercado alto, habituado ao luxo, aonde a excelência e a qualidade do serviço se alia a um design de interiores muito bem concebido e, desenvolvido em Portugal.

O navio  possui 126 metros  de  comprimento, 25 metros de  boca e  um calado  de 4.7 metros.  A  sua capacidade  de alojamento  é de 200  passageiros  e  130 tripulantes. Nestes  itinerários o navio deverá transportar somente 90 passageiros e 60 tripulantes.

                              

O Azores Cruise Club gostaria de saudar algumas entidades envolvidas neste processo do regresso dos navios de cruzeiros, nomeadamente a Portos dos Açores SA e a APRAM (Associação dos Portos da Região Autónoma da Madeira), que conjuntamente trabalharam num projeto desenvolvido em pouco tempo, e que culminou com a aprovação do mesmo pelo GRA. 

Uma palavra de apreço igualmente para o armador Dr. Mário Ferreira, sem dúvida alguma  um empresário com uma visão muito abrangente e que, nesta altura em que o mundo está ainda com algumas interrogações fruto da pandemia que nos afeta, apostou no regresso dos seus navios ao mar e que depois de alguns itinerários pelo arquipélago das Canárias aposta agora em itinerários entre os dois arquipélagos portugueses.  

fotos : Mystic Cruises
texto : António Silva  

Sem comentários: