13 Março 2019 |
A semana que agora começa ficará indiscutivelmente marcada pelo desaparecimento de um dos mais antigos e apreciados navios de cruzeiros que ainda se encontrava em actividade.
Com efeito o MARCO POLO, um dos mais antigos e admirados navios de cruzeiros que ainda se encontrava em actividade será encalhado esta semana em Alang na India, afim de ser desmantelado.
Horta-09 Fevereiro 2013 |
Foi construído em 1965 pelos estaleiros Mathias-Thesen Werft na Alemanha Oiental como Aleksandr Pushkin para a companhia soviética Báltic Shipping Company, nome que manteve até 1991 quando alterou o mesmo para MARCO POLO.
16 Fevereiro 2011 |
11 Abril 2014 |
Após alguns anos alternando entre fretamentos e períodos inativo, este paquete foi convertido em navio de cruzeiro em 1990, sendo os seus interiores reconstruídos na Grécia, aonde recebeu igualmente novos motores e a modernização de todos os camarotes e áreas comuns.
O surto do novo coronavírus, inclusive, foi decisivo no encerramento de sua carreira. Com a paralisação mundial das operações dos cruzeiros, a CMV acabou entrando em recuperação judicial e no passado mês de Julho os seus navios foram a colocados em leilão..
Apesar de ter sido arrematado os novos proprietários, que chegaram a afirmar que pretendiam seguir com a operação do navio, acabaram por vende-lo para sucateiros no final do mês passado.
Fevereiro 2013 |
11 Fevereiro 2015 |
Ficam aqui as memórias de algumas das muitas escalas preconizadas por este ilustre navio, obtidas por diversos entusiastas nas três principais ilhas do arquipélago.
.
fotos : Andre Moura, Antonio Silva, Antonio Simas, Carlos Carvalho, Jose Couto, Fernando Medeiros, Jose Magina
texto : António Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário