quinta-feira, 8 de outubro de 2020

DISNEY WONDER em Ponta Delgada 21 anos depois.

É já amanha que o terminal de cruzeiros das Portas do Mar volta a receber a escala de mais um navio de cruzeiros, o quarto a parar em Ponta Delgada desde o inicio da pandemia.

Desta vez trata-se do DISNEY WONDER o segundo navio a ser construído para a famosa e popular companhia de cruzeiros norte americana Disney Cruise Line. É a segunda escala do navio em Ponta Delgada depois de ter passado nesta ilha a 26 de Julho de 1999, aquando da sua viagem de entrega à companhia. A sua paragem nesta cidade é de natureza técnica para reabastecimento e a bordo a sua tripulação está reduzida a 444 elementos, que tal como aconteceu na passada semana não estão autorizados a desembarcar. 

Inaugurado em 1999, o DISNEY WONDER foi construído na Itália pelos estaleiros Fincantieri, em Monfalcone, sendo pr]aticamente idêntico ao seu companheiro de frota, o Disney Magic. 

O seu interior foi decorado em estilo "Art Nouveau", em contraste com Disney Magic que foi decorado no estilo "Art déco". Igualmente os seus interiores são marcados pela magia da Disney aonde as cores são suaves e claras, transmitindo um ambiente muito agradável de alegria e paz.

Tal como os restantes navios desta companhia as suas linhas exteriores surpreendem pois são marcadamente influenciadas pelos grande paquetes dos anos 30 com duas chaminés. 

Outra nota de destaque vai para o seu colorido exterior, uma vez que representa as cores tradicionais da indumentária dessa incontornável personagem do universo Disney, o rato Mickey - preto, vermelho, branco e amarelo. 

De salientar igualmente que tal como em todos os navios da Disney a sua popa ostenta igualmente uma figura de um personagem do mundo Disney. No caso do DISNEY WONDER o mesmo ostenta a figura do popular Pato Donald acompanhado por um dos seus famosos sobrinhos.

Como principais características, salientamos os seus 294 metros de comprimento, 32,2 metros de boca, 7,7 metros de calado, 83 mil toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 2.400 passageiros e 945 tripulantes. O navio disponibiliza 11 decks para passageiros, com um total de 877 cabines, sendo 256 interiores, 259 com janelas e 362 com varandas, incluindo 22 suites.

Segundo a informação disponibilizada no site da Portos dos Açores, a sua chegada ao terminal de cruzeiros das Portas do Mar está agendada para as 08.00 horas aonde deverá permanecer atracado até ás 15.00 horas, hora em que partirá com destino ao porto francês de Brest.

fotos : Internet, Disney Cruise Line

texto : António Silva, Azores Cruise Club    

Sem comentários: