segunda-feira, 7 de outubro de 2019

HANSEATIC NATURE em viagem inaugural pelos Açores

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe amanhã, dia 8 a escala inaugural do HANSEATIC NATURE. um dos novos e luxuosos navios de cruzeiros de expedição da conceituada operadora alemã Hapag Lloyd.
Esta passagem em Ponta Delgada marca o termo de um interessante cruzeiro de 12 noites entre a cidade de Dublin na Irlanda e Ponta Delgada, com escalas em Wateford, Dinge e Bere Island igualmente na Irlanda.

Inicialmente o navio tinha programado 6 escalas nos Açores mas em virtude ao mau tempo que assolou a região as passagens pelas ilhas da Graciosa, Pico e São Jorge foram substituídas por paragens em La Coruna e Leixões, mantendo-se somente as escalas nas cidades da Praia da Victoria no dia 6 e na Horta no dia de ontem.

Em Ponta Delgada haverá o desembarque de parte dos 170 passageiros que se encontram a bordo e embarcarão um número semelhante que ao final da tarde iniciarão um novo cruzeiro de 13 noites com destino a Dakar com escalas no Funchal, Ilhas Canárias e Cabo Verde.
O Hanseatic Nature foi construído pela empresa norueguesa Vard Tulcea Yard na Roménia sendo posteriormente levado para os estaleiros VARD Langsten Yard na Noruega para os acabamentos finais, tendo entrado ao serviço no passado mês de Maio

Possui 15.550 toneladas de arqueação bruta, 138 metros de comprimento, 22 metros de boca e 5,6 metros de calado. Tem capacidade para alojar 230 passageiros sendo a sua tripulação constituída por 170 elementos. É o primeiro de três navios idênticos que a companhia mandou construir especificamente para os cruzeiros de expedição em substituição dos nossos já conhecidos Hanseatic e Bremen. 

A segunda unidade desta nova classe com o nome de Hanseatic Inspiration entra ao serviço da companhia ainda no corrente mês.Em termos de tecnológicos o navio possui o PC6, a maior classificação para navios aptos a navegar nos mares gelados dos hemisférios do Sul e do Norte.
Como navio de cruzeiros de expedição de muito luxo, o Hanseatic Nature apresenta excelentes credenciais, como um excepcional serviço cinco estrelas prestado pela tripulação aonde se alia uma gastronomia de alto nível nos seus três restaurantes. 

Os seus interiores foram concebidos para oferecer aos passageiros maiores áreas publicas dotadas de muito luxo e conforto, apresentando ainda outras comodidades dignas de um navio de um segmento de alto nível.
Na sua concepção os designers criaram uma zona com 2 varandas extensíveis, (com fundo e paredes de vidro), proporcionando aos passageiros a sensação única de flutuar sobre a água. Igualmente as asas da ponte de comando são retrateis, permitindo que o navio possa passar por rios ou canais estreitos. Dispõe de uma marina para permitir os desembarques em zonas de difícil acesso e de uma piscina aquecida.
O novo design do navio é baseado num casco reforçado para poder navegar no gelo, aonde foram implementadas tecnologias marinhas de alto nível desenvolvidas especificamente para uma embarcação polar. Entre eles está o sonar 3D de longo alcance "FarSounder 1000"que está instalado na proa do navio e integrado ao sistema de navegação na ponte de comando. Este sonar permite manobrar através de águas geladas, mostrando e mapeando perigos que se aproximam, como icebergues ou recifes de coral demasiado baixos. 

Como navio de uma nova geração o Hanseatic Nature está equipado com modernas tecnologias e equipamentos ecológicos. O formato do casco está otimizado para reduzir o consumo de combustível. O navio possui um conversor catalítico de SCR, reduzindo as emissões de NOx em quase 95%. No que diz respeito à propulsão, o mesmo está dotado com lemes e hélices especialmente projetadas que ajudam a reduzir igualmente o consumo de combustível. Dispõe também de equipamentos polares especiais que permitem detetar o gelo submerso através de tecnologia de imagem térmica com câmaras infravermelhas.
São todas estas inovações que o Hanseatic Nature apresenta que nos leva a dizer que estamos perante um revolucionário navio de cruzeiros de expedição com a chancela inolvidável da Hapag Lloyd, o qual poderemos apreciar esta terça-feira no Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar em Ponta Delgada entre as 7H00 e as 17H00.
fotos : Hapag Lloyd
texto : António Silva



Sem comentários: