quinta-feira, 2 de maio de 2019

GRANDE MOVIMENTOS DE NAVIOS DE CRUZEIROS A PARTIR DE AMANHA EM PONTA DELGADA

Depois de um interessante movimento ocorrido no mês de Abril os primeiros dias do corrente mês ficarão marcado pelo conjunto muito significativa de navios de cruzeiros em Ponta Delgada neste primeiros dias deste mês, com natural destaque para o próximo dia 4 aonde estarão em Ponta Delgada em simultâneo quatro navios de cruzeiros que neste dia poderão trazer á ilha de São Miguel largas dezenas de milhares de visitantes.
Facto muito curioso e possivelmente inédito em portos nacionais e igualmente europeus será a presença nesse dia de três navios da conceituada operadora norte americana Norwegian Cruise Line. 
Outra visita que merece ser salientada é a da escala do novo CELEBRITY EDGE, novissiomo e revolucionário navio da Celebrity Cruises e que no pasado mês de Novembro esteve em Ponta Delgada numa escala técnica quando viajava entre o estaleiro e a cidade de Nova York
As escalas do mês de Maio iniciam-se já no dia de amanhã com a passagem em Ponta Delgada de mais dois navios de cruzeiros.
O Le BOREAL, luxuoso navio de cruzeiros da operadora francesa Compagnie Le Ponant que se encontra a fazer um itinerário transatlântico entre as Caraíbas e Londres é o destaque deste dia, pois marca o regresso aos Açores deste luxuoso mega-iate que esteve em Ponta Delgada pela primeira vez em Abril de 2014. De salientar que o navio escalou igualmente neste itinerário a cidade da Horta.
Construido nos estaleiros italianos de Fincanteri em Ancona, apresenta como principais características os seus 142 metros de comprimento, 18 metros de boca e 4,7 metros de calado. Possui 10.944 toneladas de arqueação bruta, sendo a sua capacidade de alojamento de 264 passageiros e 140 tripulantes. De salientar que os seus alojamentos são todos em suites com varandas.
Tal como os restantes navios  desta classe este luxuoso paquete foi construído essencialmente vocacionado para o mercado francês que privilegia o requinte e o luxo proporcionado por navios com esta dimensão, que oferecem  uma ambiente muito próprio e familiar, aonde se alia igualmente o requinte da melhor cozinha francesa. 
                                  
Neste mesmo dia o Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar recebe a escala do SERENADE of the SEAS, terceiro navio da aclamada classe Radiance, da Royal Caribbean Cruises International. Esta passgem  em Ponta Delgada resulta de uma viagem transatlântica de 16 noites entre Ft. Lauderdale e Copenhaga, incluindo no seu itinerário visitas a Ponta Delgada, Cork, Le Havre, Zeebrugge e Amesterdão. Findo este roteiro, a capital dinamarquesa será o home port dos cruzeiros que o mesmo vai efetuar na temporada de verão, a maioria dos quais tem como destino as capitais do Báltico e os fiordes noruegueses.
Inaugurado em agosto de 2003, foi construído na Alemanha pelos estaleiros Meyer Werft, em Papenburg. Com 293 metros de comprimento, 32,2 metros de boca, 8,5 metros de calado, possui 90.090 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para acomodar 2500 passageiros e 858 tripulantes. Com um total de 12 decks para passageiros, disponibiliza 1050 cabines, 817 com vista para o exterior e 233 interiores.
O Serenade of the Seas e os idênticos Radiance of the Seas, Brilliance of the Seas e Jewel of the Seas, são os únicos navios da conhecida frota norte americana que possuem motorização com turbinas de propulsão a gás em vez da combinação habitual de motores diesel ou diesel elétrico. Estes quatro navios continuam a figurar em lugar de destaque nas preferências dos clientes da Royal Caribbean.
No dia 3  Ponta delgada irá receber pelas 16 horas a escala  do MARELLA DISCOVERY 2, da operadora britânica Marella Cruises, nova designação da anterior Thomson Cruises. A passagem deste interessante navio de cruzeiros esta inserida num cruzeiro de 18 noites e que se iniciou no passado dia  23 de Abril em Montego Bay na Jamaica e que para além de Ponta Delgada contemplava uma escala na cidade da Horta mas que por razões operacionais foi cancelada, terminando este trajeto no próximo dia 11 em Palma de Maiorca, aonde o navio ficará base na época de verão.
Construido nos estaleiros franceses de Chantiers de l`Atlantique em St Nazaire em 1995 para a Royal Caribbean International ostentou o nome de Legend of the Seas e, sob este novo visitou algumas vezes Ponta Delgada, sendo a última a 23 de Abril de 2014. Em 2016 foi transferido para a Thomson Cruises, aonde se mantém até ao presente.
Com 264 metros de comprimento, 32 metros de boca e 7,9 metros de calado o Marella Discovery 2 possui 69.130 toneladas de arqueação bruta. Em ocupação máxima tem capacidade para alojar 2076 passageiros e 735 tripulantes

O dia 4 de Maio ficará marcado na história dos cruzeiros nos Açores pois pela primeira vez um porto nacional e possivelmente europeu irá receber a escala conjunta de três navios da Norwegian Cruise Line, terceiro maior operador de cruzeiros a nível mundial. Neste dia estimamos que os quatro navios deverão trazer a Ponta Delgada entre passageiros e tripulantes cerca de treze mil visitantes, que por esse facto deverão constituir um novo recorde de visitantes no mesmo dia. 
O primeiro navio a chegar a Ponta Delgada será o NORWEGIAN JADE, o terceiro navio da conceituada operadora norte americana Norwegian Cruise Line, que deverá atracar pelas 6 horas da manhã.
Aquele paquete está a fazer um cruzeiro transatlântico de reposicionamento que se iniciou no passado dia 28 de Abril em Nova York   e que para além de Ponta Delgada inclui paragens em  Lisboa, Cádiz, Barcelona, Cannes e Livorno antes de terminar este itinerário em Civitavecchia no proximo dia 12.
Com 294 metros de comprimento, 32 metros de boca, 8,2 metros de calado e 93.558 toneladas de arqueação bruta, o navio tem capacidade para 2.402 passageiros em ocupação normal e  1038 tripulantes.
Inaugurado em maio de 2006, foi construído nos estaleiros Meyer Werft, em Papenburg, na Alemanha. Foi integrado na Norwegian Cruise Line America como Pride of Hawai, destinado a operar entre os Estados Unidos e o Hawai. A pouca rentabilidade daqueles itinerários estiveram na base da decisão de, em 2008, o navio rumar à Europa. Nesse mesmo ano, visitou Ponta Delgada, ainda sem a pintura atual, e ficou atracado no cais comercial.
O segundo navio da NCL a chegar a Ponta Delgada pelas 9 horas será o NORWEGIAN STAR igualmente da Norwegian Cruise Line que nesta cidade fará uma escala inserida num cruzeiro que se iniciou no passado dia 22 em  Miami e que liga aquela cidade norte americana e Terragona em Espanha, contemplando para além da nossa cidade paragens no Funchal, Cádis, Málaga, Cartagena e Palma de Maiorca
Inaugurado em maio de 2001, foi construído igualmente nos estaleiros Meyer Werft, em Papenburg, na Alemanha para a Star Cruises  como SuperStar Libra, tendo naquele mesmo ano passado para a actual operadora.
Com 294 metros de comprimento, 32 metros de boca, 8,2 metros de calado e 93.558 toneladas de arqueação bruta, o navio tem capacidade para 2.348 passageiros em ocupação normal e  1038 tripulantes.

O terceiro navio aguardado nesse dia será o NORWEGIAN EPIC, um dos mais populares navios da Norwegian Cruise Line que tem a sua chegada anunciada para as 11 horas.
A escala deste imponente navio norte americano está inserida num cruzeiro transatlântico de 15 noites entre as cidades de Port Canaveral e Barcelona, e que contempla igualmente escalas nas cidades do Funchal, Cádiz, Málaga, Cartagena e Palma da Maiorca.
Inaugurado em 2010 o Norwegian Epic foi construido nos estaleiros franceses de Chantiers de lÁtlantique em Saint Nazaire.
Possui  155.873 toneladas de arqueação bruta, sendo as suas dimensões de 329,45 metros de comprimento, 40,64 metros de boca e um calado de 8,7 metros. 
Tem capacidade para alojar 4.100 passageiros em ocupação normal, sendo a sua tripulação composta por 1.730 elementos. 
No dia 6 Ponta Delgada recebe mais dois navios de cruzeiros, ambos muito aclamados pela comunicação social da especialidade pelas especificidades que ambos apresentam
Realce por inteiro para o regresso a esta cidade do novíssimo CELEBRITY EDGE, o novo navio de cruzeiros da Celebrity Cruises, uma das empresas "premium" do grupo Royal Caribbean, que foi entregue no dia 31 de Outubro do ano passado à companhia pelos famosos estaleiros franceses STX France, localizados em St Nazaire, e que a 7 de Novembro esteve em Ponta delgada em escala técnica durante 8 horas unicamente com tripulantes e trabalhadores do estaleiro que se encontravam a bordo a proceder aos acabamentos finais do mesmo.
Esta sua primeira escala nos Açores com passageiros faz parte de um itinerário transatlântico entre Fort Laudardale e Southampton e engloba para além da paragem em Ponta Delgada escalas  em Kings Wharf na Bermuda, Lisboa, Bilbao e Le Havre antes da sua chegada àquele porto britânico no próximo dia 13.   
O CELEBRITY EDGE é um navio com uma concepção totalmente diferente dos actuais navios de cruzeiros, com inovações até agora nunca apresentadas. O seu visual distingue-se desde logo com o design da sua proa com uma configuração a fazer lembrar as proas dos grandes transatlânticos do inicio do século XX.
Possui 129.500 toneladas de arqueação bruta, 307 metros de comprimento, 39 metros de boca e um calado de 9 metros. Disponibiliza 14 decks para passageiros. Tem capacidade para alojar 2.918 passageiros nos seus 1.467 camarotes, sendo 81% com varandas, 10% com vista janela e 9% interiores. A sua tripulação é composta por1.320 elementos.
O navio oferece 4 restaurantes principais, 7 restaurantes de especialidades  e 5 locais de refeições complementaras. Existem igualmente 11 bares distribuídos nos diversos espaços do mesmo. 
Por tudo o que foi criado neste navio, a Celebrity Cruises pagou a módica quantia de 1.000 milhões de $USD, que vem demonstrar que a companhia não se poupou para oferecer algo de novo e inovador na industria de cruzeiros.
O outro navio a passar em Ponta delgada nesse dia é o luxuoso navio de cruzeiros SEVEN SEAS NAVIGATOR, um dos navios da famosa operadora Regent Seven Seas Cruises, uma das empresas “Premium” do grupo Norwegian Cruise Line Holdings Lda, com sede em Miami e pertencente a um grande grupo económico com capitais asiáticos.
Este escala em Ponta Delgada está inserida num extenso cruzeiro de 131 noites iniciado em Los Angeles na Califórnia no passado dia 4 de Janeiro  e que depois de percorrer diversos portos espalhados pelo Pacifico, Indico e Mediterraneo faz as suas últimas escalas deste inovador itinerário em Ponta Delgada, Horta e St George na Bermuda antes de terminar o cruzeiro em New York no próximo dia 15 do corrente.
Construído em 1999 nos famosos estaleiros Moriotti em Itália o SEVEN SEAS NAVIGATOR possui 28.803 toneladas de deslocamento. As suas dimensões são 170,6 metros de comprimento, 24,8 metros de boca e um calado de 7,5 metros. Tem capacidade para receber até 504 passageiros, sendo a sua tripulação composta por 326 elementos.
Sobre o navio podemos dizer que estamos perante um paquete com os mais altos padrões de luxo e conforto, a que se alia um serviço de alta qualidade, não fossem os paquetes da Regent Seven Seas Cruises destinados a uma clientela de alto poder económico. Basta dizer que para o segmento final deste cruzeiro de 16 noites entre Civitavecchia  e Nova York os preços começavam nos  7.600 USD nas suites normais e acabavam nos 9.800 USD para a Penthouse suite.
fotos : António Silva, António Simas
texto : António Silva

Sem comentários: