domingo, 31 de março de 2019

41 ESCALAS DE NAVIOS DE CRUZEIROS NOS AÇORES EM ABRIL

O mês de Abril é normalmente aquele com mais escalas de navios de cruzeiros no arquipélago, fruto essencialmente do reposicionamento que os mesmos fazem vindos das Caraíbas e Estados Unidos com destino ao continente europeu para a época de verão.
Como habitual Ponta Delgada com 24 escalas agendadas é a cidade com maior numero de navios e visitantes, seguindo-se a cidade da Horta com 6 escalas e a ilha Terceira com 5. 
As restantes ilha do arquipélago também irão ter uma escala cada, integradas num cruzeiro temático, que partindo de Ponta Delgada passará por todas as ilhas.
Como pontos altos deste interessante movimento teremos em Ponta Delgada no dia 29 a passagem  de quatro navios  e nos dias 19 e 30 três navios. Igualmente nos dias 12, 23 haverá em Ponta Delgada a presença de dois navios, o mesmo acontecendo na cidade da Horta no dia 29.
Evidentemente que todo este movimento que irá ocorrer em Ponta Delgada nesses dias, tornarão a nossa cidade numa urbe de grande movimento e com a azáfama própria de uma cidade virada cada vez mais para o turismo, fruto da invasão dos milhares de visitantes que irão procurar descobrir a cidade e o seu casario, jardins, igrejas, praças  e muitos outros recantos que a mesma tem para mostrar, para além de todo o movimento que irá ser gerado com as habituais excursões aos principais pontos turísticos da ilha de São Miguel.
Em Ponta Delgada as escalas iniciam-se na próxima terça-feira, dia 2  com a  visita  do AIDAdiva da operadora alemã Aida Cruises.
Esta segunda passagem pelo terminal de cruzeiros das Portas do Mar faz parte de um itinerário de 13 noites iniciado La Romana na República Dominicana, aonde o navio passou a temporada de inverno e tem como destino final a ilha de Gran Canária.
Construído em 2007 nos famosos estaleiros alemães de Meyer Werft em Papenburg, o AIDAdiva possui 69.303 toneladas de arqueação bruta, apresentando como dimensões 249 metros de comprimento e 32,2 metros de boca. Tem capacidade para alojar 2.030 passageiros em ocupação normal, sendo a sua tripulação constituída por  634 elementos 
Tal como os restantes navios da classe Sphinx, deste jovem operadora alemã, todos os seus interiores foram pensados para o mercado germânico, aonde impera uma decoração muito moderna e apelativa, com tons muito agradáveis e aonde houve o cuidado de oferecer aos passageiros espaços convidativos, mas muito distintos uns dos outros, acabando assim por serem capazes de agradar a todos. Como curiosidade refira-se que tal como na maioria dos navios da AIDA existe uma verdadeira fábrica de cervejas que disponibiliza 3 cervejas distintas, tendo a particularidade da mesma ser criada com agua do mar devidamente tratada.
No dia 3 será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber a escala do paquete  MIDNATSOL da conhecida operadora norueguesa Hurtigruten. 
Iniciado em Lisboa a 31 de Março este cruzeiro contempla para além de Ponta Delgada, escalas nas cidades da Horta e Angra do Heroísmo, prosseguindo com escalas em Porto Santo e Funchal no arquipélago da Madeira, passando igualmente por Tenerife e La Gomera no arquipélago das Canárias, antes do regresso à capital portuguesa.
Construido em 2003 nos estaleiros noruegueses Fosen Mekaniske em Rissa, o navio tem como dimensões 135,75 metros de comprimento e 21,5 metros de boca e possui 16.151 toneladas de arqueação bruta. Em ocupação normal dispõe de alojamento para 500 passageiros que poderão atingir os 674 em ocupação máxima. A sua tripulação é constituída por 75 elementos.
Concebido especificamente para o mercado nórdico os seus interiores primam pela simplicidade e com um decoração muito sóbria, Os mesmos foram inspirados pelo sol e aonde as suas paredes transmitam um pouco do brilho do mesmo. A bordo existem um conjunto muito interessante de obras da moderna arte norueguesa, que se podem encontrar ao longo de alguns dos seus espaços públicos. A ambiência a bordo é verdadeiramente amigável e muito sociável, tornando este navio muito popular entre os aficionados pela companhia.
As escalas irão prosseguir no dia 4 com a prença nesta cidade de um dos mais luxuosos e conceituados navios de cruzeiros da actualidade. De facto o SEVEN SEAS EXPLORER, o mais recente navio de cruzeiros da luxuosa operadora norte-americana Regent Seven Seas Cruises tem merecido rasgados elogios da comunicação social especializada, atendendo os seus elevados padrões de luxo e conforto, aonde se alia um serviço de alta qualidade, como é apanágio desta operadora.
Esta paragem em Ponta Delgada e no dia anterior na cidade da Horta estão inseridas num itinerário transatlântico que teve inicio no passado dia 25 de Março em Miami e que irá terminar em Lisboa no dia 10, e que inclui para das escalas no arquipélago paragens em King´s Wharf na Bermuda e na cidade do Funchal.
Construido nos estaleiros italianos de Fincatieri de Sestri Ponente em Génova foi entregue à companhia em Novembro de 2016.
Com 224 metros de comprimento, 31,1 metros de boca, um calado de 7,1 metros e 13 decks públicos, possui 54.000 toneladas de arqueação bruta, sendo a sua capacidade de alojamento em suites com varanda de 750 passageiros. A sua tripulação é composta 552  elementos. Como curiosidades finais registe-se que na sua Regent Suite, localizada sobre a ponte de comando, a cama "king size" custou a módica quantia de 90.000 dólares.
No dia 5 será a vez do terminal da Portas do Mar receber a visita do JEWEL of the SEAS, um dos navios da classe Radiance da conhecida companhia norte-americana Royal Caribbean International. Esta escala em Ponta Delgada está incluída num cruzeiro transatlântico de 14 noites que se iniciou no passado dia 29 de Março em Miami, e que inclui igualmente escalas em Gibraltar, Alicante e Valência antes da sua chegada  no dia 12 a Civitavecchia em Itália.
Construido em 2004 nos estaleiros de Meyer Werft em Papenburg na Alemanha este elegante navio norte americano apresenta 90.090 toneladas de arqueação bruta, 293,2 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e um calado de 8,5 metros. Tem capacidade para alojar  2.100 passageiros em ocupação normal que poderão estender-se a perto de 2.500 em ocupação máxima.  A sua tripulação é de 858 elementos.
No dia 10  será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber o  SERENISSIMA, da operadora Noble Caledónia, empresa vocacionada para cruzeiros temáticos por muitos locais inacessíveis aos grandes navios. Em Ponta Delgada o navio deverá embarcar cerca de uma centena de passageiros, que iniciarão nesta ilha um cruzeiro de 9 noites que contempla escalas em todas as ilhas do arquipélago.   
Construido em 1960 nos estaleiros de Trondheims Mekaniske na Noruega, o SERENISSIMA possui 87,1 metros de comprimento e 13,3 metros de largura. Desloca 2.621 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade de alojar 110 passageiros e 50 tripulantes.
Muito embora seja um navio já com 57 anos, o mesmo apresenta-se em excelentes condições de navegabilidade, oferecendo aos seus hospedes excelentes comodidades num ambiente muito familiar e descontraído.
O dia 12 está reservado para o regresso do luxuoso paquete SILVER SPIRIT da conceituada operadora Silversea, que em Ponta Delgada fará a segunda escala no arquipélago  incluídas num cruzeiro transatlântico de 13 noites e iniciado em Fort Laudardale na Florida no dia 2 e que irá terminar em Lisboa no dia 15, e com paragens igualmente em Hamilton nas Bermudas e na cidade da Horta.
Inaugurado em Dezembro de 2009, foi construído nos estaleiros italianos Fincantieri, sendo o sexto  navio daquela operadora. É também um dos maiores e mais sofisticado, proporcionando aos seus hóspedes uma ambiência de grande requinte e elevadíssimos padrões de qualidade. Em 2018 foi aumentado com um novo bloco de perto de 16 metros que lhe conferiu 39.519 toneladas de arqueação bruta, passando a medir 210,7 metros de comprimento, 27 metros de boca e um calado de 6.5 metros. A sua capacidade actual é de  632 passageiros e 375 tripulantes. Possui um total de 318 cabines, todas elas suites, em 6 categorias diferentes, disponibilizadas em 6 dos 8 decks para passageiros.
Quanto a algumas comodidades, podemos salientar a decoração das suas áreas públicas que é pautada por padrões modernos com uma mistura de “art deco”,  proporcionando uma interessante mescla de formas e cores. É assinalável a qualidade geral deste paquete, com um serviço de excelência, acomodações verdadeiramente requintadas e uma experiência de cruzeiro muito além do normal. 

As escalas desta primeira quinzena de Abril terminam no dia 14 com a  visita a Ponta Delgada do luxuoso KONINGSDAM, um dos maiores e mais luxuosos navios da operadora Holland America Line. Esta paragem na nossa cidade é a primeira de um cruzeiro de 13 noites e que leva este já famoso paquete desde Fort Laudardale na Florida, porto base da companhia durante o Inverno até ao porto italiano de Civitavecchia, incluindo igualmente no seu trajecto escalas  em Málaga e Cartagena em Espanha.
Inaugurado em 2016, foi construido nos estaleiros italianos de Fincantieri em Marghera, tendo sido madrinha a rainha Máxima da Holanda. Como dimensões possui 296 metros de comprimento e uma boca de 35 metros. Em ocupação normal transporta 2.650 passageiros que poderão chegar aos 3.375 em capacidade máxima, sendo a sua tripulação composta por 730 elementos. Possui 99.836 toneladas de arqueação bruta.
Tal como os restantes navios da companhia a sua decoração é muito sóbria, aonde impera os tons cinza e marrom.  Os arquitectos  e os designers de interiores preocuparam-se em transmitir ao navio um conceito musical muito distinto, batizando alguns dos seus decks com nomes de famosos compositores de outrora como Bethoven, Mozart e Gershwin. O seu atrium de 3 andares foi concebido com um teto iluminado a imitar o céu aonde se pode apreciar o movimento das nuvens à deriva, numa atmosfera esplendorosa. Em suma um excelente navio de cruzeiros que tem merecido dos críticos da especialidade os melhores elogios.

fotos : Antonio Silva, Google
texto : António Silva

1 comentário:

Malaguetaviagens disse...

Mais um verão em cheio por terras verdes :) Ja temos saudades.