sábado, 5 de janeiro de 2019

NAVIOS DE CRUZEIROS PODERÃO TRAZER AOS AÇORES EM 2019 CERCA DE 190.000 PASSAGEIROS

O navio de cruzeiros ARCADIA inaugurou no passado dia 2 na Praia da Victoria a temporada de cruzeiros no arquipélago,  num ano em que estão agendadas 137 escalas nos diversos portos dos Açores.
Muito embora este número não seja o melhor em termos de escalas, a situação muda radicalmente quando se olha para o número de passageiros, pois a marca de 190.000 passageiros esperados,  poderá vir a constituir um marco histórico no que diz respeito ao turismo de cruzeiros nos Açores. Este facto deve-se essencialmente à maior dimensão dos navios que nos visitarão no corrente ano, principalmente nos portos de Ponta Delgada, e Praia da Victoria.
Assim, estão previstas em Ponta Delgada 82 escalas, que globalmente devem trazer perto de 140.000 passageiros e 59.000 tripulantes. 
Na Horta haverá 22 escalas com a previsão de 20.000 passageiros e 8.700 tripulantes.
Quanto à ilha Terceira estão previstas 19 escalas  na Praia da Victoria e 3 em Angra do Heroísmo, que poderão levar àqueles dois portos terceirenses cerca de 31.000 passageiros e 13.200 tripulantes.

Infelizmente este ano as escalas nas restantes ilha do arquipélago são muito reduzidas pelo facto de que só uma operadora fará um cruzeiro temático por todas as ilhas, cenário que em 2020 será muito diferente.
Em Ponta Delgada, tal como nos portos do Faial e Terceira, os meses de Abril e Maio serão os de maior movimento. Na principal cidade do arquipélago estão previstas 24 escalas em Abril e 16 em Maio, que no seu conjunto poderão trazer a esta ilha perto de 58.000 passageiros e mais de 25.000 tripulantes. Sem dúvida alguma que serão dois meses de muito movimento e que por certo irá ser um grande desafio para todos os que trabalham com este nicho de turismo, desde as agências de “shore-excursions”, empresas de autocarros, passando pelos responsáveis operacionais da OPDL, que terão nesses meses um grande desafio pela frente, principalmente nos dias em que estarão nesta cidade quatro navios em simultâneo, como serão os casos dos dias 29 de Abril e 4 de Maio.
De salientar igualmente que nos dias 19 e 30 de Abril e 5 de Maio estarão três navios no terminal das Portas do Mar e no Cais Comercial. Também a 25, 26 e 28 de Março, 12, 23 e 29 de Abril, 6 e 10 de Maio, 29 de Outubro e 10 de Novembro Ponta Delgada receberá a escala em simultâneo de dois paquetes.
De todos os navios que este ano passarão em Ponta Delgada seis virão em escalas inaugurais e outro regressa a Ponta Delgada com outro nome e ao serviço de outra companhia.
De todas estas escalas o grandes realce vai para a escala inaugural no dia 6 de Novembro do fabuloso NORWEGIAN ENCORE da operadora norte-americana Norwegian Cruise Line. Esta  sua escala em Ponta Delgada reveste-se da maior importância pois ocorre no seu cruzeiro inaugural entre Southampton e Miami, sendo Ponta Delgada o único porto de escala entre aquelas duas cidades. Com  capacidade de transportar 4.248 passageiros em ocupação normal e 1.736 tripulantes será o navio que poderá trazer mais visitantes a São Miguel. 
Igualmente teremos as escalas inaugurais do NIEUW STATENDAM da Holland America Line no dia 29 de Abril, do CELEBRITY REFLECTION da Celebrity Cruises no dia 30 de Abril, do NORWEGIAN PEARL da Norwegien Cruise Line a 22 de Outubro,  do HANSEATIC ENCORE da companhia germânica Hapag Lloyd a 8 de Outubro, este com a particularidade de fazer no arquipélago um conjunto de 6 escalas, e do MARELLA EXPLORER, antigo Galaxy da Celebrity Cruises, que agora integra a frota da operadora inglesa Marella Cruises, e que a 6 de Maio fará a sua estreia nesta cidade. 
Outra importante escala inaugural que importa realçar acontecerá no dia 02 de Dezembro com a visita do MEIN SCHIFF HERTZ  da operadora alemã Tui Cruises, que inaugurará naquele mês uma série de cruzeiros de Inverno à região com escalas em Ponta Delgada e Praia da Victoria, numa operação muito interessante e que se prolongará nos primeiros três meses de 2020, marcando assim o inicio de operações regulares no arquipélago daquela reconhecida companhia.
De salientar igualmente o regresso a Ponta Delgada do CELEBRITY EDGE que esteve em Ponta Delgada no passado mês de Novembro em escala técnica, e que a 06 de Abril estará novamente entre nós, desta vez já transportando passageiros.



Outro facto curioso será o que se irá registar no dia 04 de Maio em que vão estar em Ponta Delgada  três navios da companhia Norwegian Cruise Line, facto algo inédito em Portugal e se calhar em toda a Europa.
Tendo em conta toda esta dinâmica que irá acontecer em Ponta Delgada voltamos desde já a lançar o repto para que as entidades ligadas ao turismo e aos transportes, nomeadamente as Secretárias Regionais com a tutela do Turismo e Transportes, assim como os respectivos Directores Regionais e Câmara Municipal de Ponta Delgada, para que possam em conjunto realizar acções de boas vindas, as chamadas “welcoming”, tal como se fazem em muitos dos portos espalhados pelos vários continentes, com animação, tendas com produtos regionais, bandas de música, grupos folclóricos e figuras regionais a oferecerem pequenas lembranças a quem nos visita, principalmente nos dias em que estarão mais do que um navio em Ponta Delgada.
É um apelo que mais uma vez aqui deixamos, pois uma boa impressão deixada nestes milhares de forasteiros é mais importante e tem mais impacto, de que muitas acções promocionais em eventos e feiras.

Texto copyright - Azores Cruise Club e Jornal "Diário dos Açores"

Sem comentários: