sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

BERLIN - O regresso a Ponta Delgada passados 13 anos.


Ponta Delgada recebeu ontem e hoje  a escala do navio de cruzeiros BERLIN, que regressou a esta cidade volvidos 13 anos, atendendo que a última vez que esteve entre nós foi no já longínquo ano de 2004 quando ainda pertencia à extinta companhia germânica Peter Deilmann.
Actualmente o BERLIN encontra-se ao serviço da FTI Touristik, companhia que desenvolve a sua actividade principalmente junto do mercado alemão. Apesar de já nos ter visitado em várias ocasiões, esta foi a primeira vez que o navio  atracou no Terminal das Portas do Mar e ao serviço deste novo operador.
Esta escala fazia parte de um cruzeiro transatlântico de 35 dias, entre Havana e Veneza. A bordo viajam cerca de 330 passageiros, na sua maioria alemães e 184 tripulantes. 
Construído pelos estaleiros alemães Howaldtswerk Deutsche Werft, em Kiel, foi inaugurado em junho de 1980, com a mesma designação que hoje ostenta. Ao longo de 37 anos de atividade, o navio assumiu outras designações e esteve ao serviço de vários operadores/armadores, dos quais se destacam a Peter Deilmann e a Saga Cruises.
 Em 1986, foi aumentado em 17 metros, pelo que actualmente possui 139 metros de comprimento, 18 metros de boca, 5 metros de calado e 9,570 toneladas de arqueação bruta. Disponibiliza 7 decks públicos, por onde se distribuem as 206 cabines, que quando ocupadas na totalidade acomodam 412 passageiros.
Este é mais um regresso que registamos com muito agrado pois trata-se da descoberta dos Açores por mais uma operadora alemã e que já tem nova escala agendada em 2018, numa situação claramente indicadora de que os Açores são mais um destino a privilegiar nas rotas atlânticas daquele operador e, simultaneamente, da crescente apetência que o mercado alemão tem vindo a revelar pelo arquipélago açoriano.
A convite da Bensaude Shipping, agentes da FTI nos Açores o Azores Cruise Club esteve a bordo na cerimonia de boas vindas promovida pela administração da Portos dos Açores.
No breve encontro, o comandante  Alberto Tarozzi manifestou a sua satisfação por estar pela primeira vez em Ponta Delgada a comandar um navio de cruzeiros, pois a última vez que aqui esteve foi à mais de 20 anos quando pertencia à tripulação de um petroleiro que parou em Ponta Delgada.
Apresentamos igualmente um conjunto de imagens dos interiores deste navio que esteve em Ponta Delgada após muitos anos de ausência.




















   

















fotos : André Moura, Bruno Rodrigues, Rui Agostinho, Antonio Simas, Manuel Botelho
texto : António Silva/André Moura

Sem comentários: