sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Escala inaugural do QUEEN ELIZABETH na Praia da Vitória

O porto da Praia da Vitória receberá na próxima terça-feira, dia 8 de Dezembro a escala do famoso navio de cruzeiros QUEEN ELIZABETH,  o mais recente navio da centenária Cunard Line.
Esta escala surpresa surge na impossibilidade daquele navio fundear na Horta no mesmo dia, tendo ficado decidido a mudança para a Praia da Vitória, porto que permite o seu atracagem.
Depois da sua estreia nos Açores em 2011 e a passagem em Ponta Delgada no inicio do presente itinerário de 24 noites às Caraíbas iniciada em Southampton, esta escala naquela cidade terceirense constitui uma agradável surpresa, e que por certo será devidamente celebrada pelas entidades portuárias e por muitos habitantes da Praia da Vitória, pois não é todos os dias que se tem um navio da Cunard em porto.A bordo deste luxuoso paquete viajam 2007 passageiros, na sua maioria britânicos, e 969 tripulantes. 
Construído nos famosos estaleiros italianos Fincantieri, em Monfalcone, foi inaugurado a 11 de Outubro de 2010, no famoso porto de Southampton, numa cerimónia que contou com a presença da rainha Isabel II, madrinha do navio.
Como principais características, salientamos os 294 metros de comprimento, 32 metros de boca, 8 metros de calado, 92 mil toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para acomodar 2092 passageiros e 1046 tripulantes, disponibilizando  12 decks para passageiros, por onde se distribuem as 1046 cabines, 892 das quais possuem vista para o exterior e 154 são interiores simples.
                            
O Queen Elizabeth é muito idêntico ao gémeo Queen Victoria, ambos evoluções da classe Vista, embora tenha maior capacidade de arqueação bruta e ligeiras diferenças à popa e no deck 11. Por esta razão, é o segundo maior navio da Cunard Line, operador que continua a ter no Queen Mary II o seu emblemático navio almirante.

Como curiosidade final registe-se que o porto da Praia da Vitória tem agendada para o dia 8 de Dezembro de 2017 a escala do Queen Victória, indicativo da importância que o porto da Praia da Vitória começa a ter aos poucos no contexto do turismo de cruzeiros dos Açores.

fotos: André Moura, António Simas, Manuel Botelho
texto: António Silva/André Moura 


1 comentário:

Paulina disse...

Very nice post!... And I loved the pictures!! :)
Last spring I visited Sao Miguel and I wrote a post about the 6 things To Do there... I hope you like it! :)
http://paulinaontheroad.blogspot.com.es/2015/11/6-things-to-do-in-sao-miguel-azores.html