segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

OCEANA inicia a temporada de cruzeiros de 2015 nos Açores


A escala do navio OCEANA, prevista para amanhã em Ponta Delgada, dia 6 de Janeiro, assinala o arranque da temporada de cruzeiros nos Açores, num ano que estão previstas 160 escalas e cerca de 134 mil passageiros a visitar a nossa Região. 


Com base nestes dados, perspectivamos um 2015 com assinalável dinamismo neste segmento turístico e a confirmarem-se estes valores, podemos consolidar, de forma inequívoca, um estatuto de relevo no panorama internacional. Com 6 escalas e cerca de 10 mil visitantes, Janeiro afigura-se como um mês interessante, isto se tivermos em conta que, por norma, os meses de inverno não geram grande movimento de navios de cruzeiro nos nossos portos. Entre os dias 6 e 11 do corrente, estão previstas 4 escalas, três em Ponta Delgada e uma na Horta, escalas essas que representam cerca de 6 mil turistas a visitar aquelas duas ilhas. Para os dias 22 e 23, respectivamente na Horta e Ponta Delgada, mais duas escalas e cerca 4 mil passageiros.


                                  
Gostaríamos de salientar o facto que todos os navios de cruzeiro agendados para este mês nos Açores, pertencem à Carnival UK (P&O Cruises e Cunard Line), o que traduz a relevância que este arquipélago assume, quer para aquele operador, quer para o mercado britânico.



Proveniente de Southampton, o navio de cruzeiros OCEANA realiza a primeira escala de 2015 nos Açores e também a sua primeira escala num itinerário de 24 noites designado Caribbean & Azores. Com 1890 passageiros a bordo, maioria dos quais britânicos, é aguardado amanhã em Ponta Delgada cerca das 07:05 horas e estima-se que cá permaneça até às 16:00 horas, altura em que resume a viagem com destino a St. John’s. No dia 22 de corrente, aquando do regresso ao Reino Unido, o OCEANA tem agendado nova escala na Região, desta feita na ilha do Faial.


No dia seguinte à escala do OCEANA, dia 7 de Janeiro, o navio de cruzeiros ORIANA é aguardado na cidade da Horta, naquela que será a sua primeira de cinco escalas nos Açores este ano. Proveniente de Southampton, visita a ilha do Faial no terminus de um cruzeiro de 24 noites com destino às Caraíbas, onde realizou um roteiro por algumas das mais referenciadas ilhas daquelas paragens. 



Com 1740 passageiros a bordo, maioria dos quais de nacionalidade britânica, é aguardado no fundeadouro comercial da Horta cerca das 09:15 horas e estima-se que aí permaneça até às 18:00 horas, altura em que resume a viagem com destino final a Southampton. A título de curiosidade, refira-se que 2015 regista uma importante efeméride para o ORIANA, em virtude de completar, em Abril, 20 anos ao serviço da P&O Cruises / Carnival UK.

O Azores Cruise Club conta celebrar aquele acontecimento  com a colaboração da Bensaude Shipping, agentes da P&O nos Açores.

Contamos publicar nos próximos dias algumas imagens destas duas escalas, para a qual contamos mais uma vez com os nossos amigos e colaboradores de Ponta Delgada e Horta.

fotos : António Simas, António Rebelo, Eduardo Wallenstein
texto : André Moura/António Silva


Sem comentários: