terça-feira, 1 de julho de 2014

"AZORES" nos Açores em 2015!!



O navio de cruzeiros AZORES, propriedade do armador português Portuscale Cruises, foi recentemente fretado pela operadora britância Cruise & Maritime Voyages, que pretendeu colmatar o fim do charter do emblemático Discovery.

Na programação da referida operadora para 2015, agora divulgada consta 4 escalas do AZORES no nosso arquipélago, a primeira em Ponta Delgada, no dia 21 de Fevereiro e as restantes nos primeiros 3 dias de Abril, respectivamente na Horta, Praia da Vitória e Ponta Delgada.

Uma oportunidade soberana para apreciarmos este paquete com as cores daquele operador nacional e ostentando o nome "AZORES", o que  constitui só por si um cartaz de propaganda do nosso arquipélago.


Construído nos estaleiros suecos Götaverken, o então designado Stockholm entrou ao serviço da já extinta companhia Swedish American Line, no longínquo ano de 1948. Depois de pertencer a interesses suecos, passou a integrar a frota do armador VEB Deutsche Seereederei, da ex RDA, o que resultou na alteração de nome para Volkerfreudschaft. 

Em função dos vários armadores que o operaram durante os seus 64 anos de existência, assumiu ainda as designações de Volker, Fridtjof Nansen, Surriento, Itália I, Itália Prima, Valtur Prima e Caribe. Em 2004, foi adquirido pelo recentemente falecido armador grego George Potamianos, que o colocou ao serviço da frota da Classic International Cruises, com o nome da deusa grega da guerra, da sabedoria e patrona de Atenas.

Após várias alterações ao nível de designação, armador, e estética, o atual AZORES é um navio bem diferente da época em que foi inaugurado. Continua, todavia, com os seus originais 160 metros de comprimento, 21 metros de largura e 8 metros de calado. Presentemente tem capacidade máxima para 500 hóspedes, com 280 tripulantes e possui 7 decks para passageiros, num total de 277 cabines, 230 das quais são exteriores e 47 interiores.

É um dos mais antigos navios de cruzeiro a navegar e tem um longo e famoso historial, fundamentalmente pela envolvência directa no trágico acidente com o paquete italiano Andrea Doria, em 1956, do qual resultou o afundamento deste último.

Não obstante a assinalável longevidade, o AZORES é um navio que obedece a todas as exigências do protocolo SOLAS 2010 e continua a granjear interesse por parte de muitos passageiros saudosistas dos antigos navios transatlânticos e que não se sentem cativados pelos actuais resorts flutuantes.


Em relação às habituais comodidades a bordo, começamos por destacar que o AZORES apresenta um perfil contemporâneo e apelativo, capaz de cativar todos aqueles que nele tiverem oportunidade de realizar um cruzeiro. Num navio com uma ambiência muito própria, muito contribuem espaços acolhedores, funcionais e apelativos como são os casos do salão Lotus, o bar Sirenes, a discoteca Muses e o restaurante Olissipo, o átrio central ou o salão Calypso Show. Realce ainda para a piscina e jacuzzi a bordo, bem como para o tradicional promenade deck e zona comercial.


Esperemos que o regresso deste navio desta vez como AZORES mereça dos responsáveis pelo turismo da região e da Portos dos Açores SA uma verdadeira festa de boas vindas, atendendo que a sua primeira escala a 21 de Fevereiro do próximo ano se realizará num sábado.


O Azores Cruise Club procurará dar o merecido relevo a estas escalas do "nosso" AZORES, convidando desde já os seus membros e demais seguidores da nossa página do Facebook a marcarem a data de 21 de fevereiro como uma data histórica no turismo de cruzeiros dos Açores.   

fotos exteriores : Derek Sands, Paul Newland
fotos interiores  : Luis Vasconcelos
texto : António Silva/André Moura

Sem comentários: