terça-feira, 3 de junho de 2014

EUROPA em cruzeiro pelos Açores





Nos próximos dias 4, 5, 6 e 7 do corrente mês, Ponta Delgada, Praia da Vitória, Madalena do Pico e Horta, respetivamente, recebem um dos mais bem cotados navios de cruzeiro da atualidade. O luxuoso Europa, da companhia alemã Hapag Lloyd Cruises, está a realizar um cruzeiro de 16 dias intitulado “Colourful Volcanic Islands of the Atlantic”, périplo esse que teve início a 25 de maio, em Barcelona e vai findar no próximo dia 10 de junho, em Lisboa. Durante esta viagem, os 260 turistas, maioria alemães, já tiveram a oportunidade de visitar Malaga, Agadir, Tenerife, La Gomera e Funchal. As últimas quatro escalas estão reservadas para o arquipélago açoriano que assim se afirma como um dos principais destaques deste cruzeiro.


Amanhã, dia 4 de Junho, o navio é aguardado no terminal marítimo das Portas do Mar pelas 06:00 horas, permanecendo até às 23:00 horas daquele dia. No dia seguinte, por volta das 07:00 horas, tem previsto atracar no porto oceânico da Praia da Vitória e aí se manterá até ao final do dia. A sexta-feira, dia 6, está em grande parte reservada para o ilha do Pico, com a visita à ilha montanha a decorrer entre as 8:00 e 18:00 horas. Posteriormente ruma à Horta, onde deverá lançar amarras cerca das 20:00 horas, pernoitando naquela cidade. O sábado, dia 7, será passado na ilha do Faial, com os passageiros a desfrutarem da paisagem e bem receber faialense. 



Inaugurado em Setembro de 1999, o categorizado navio foi construído nos estaleiros Kvaerner Masa-Yards, em Turku, na Finlândia. Com 198.6 metros de comprimento, 24 metros de boca e 6 metros de calado, possui 28,890 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade máxima para 408 passageiros e 285 tripulantes. O navio disponibiliza 7 decks públicos com um total de 204 cabines, todas suites, concebidas de acordo com os mais elevados padrões de conforto e requinte.


Com um perfil equilibrado e linhas contemporâneas, o Europa é uma das grandes referências atuais na indústria de cruzeiros em virtude dos elevadíssimos padrões de conforto, requinte, gastronomia e serviço com que presenteia os seus hóspedes. Pela excelência que patenteia, foi-lhe atribuída em 2004 a classificação de 5+ pelo referenciado guia de cruzeiros Berlitz, facto que levou os responsáveis da empresa a colocarem no lobby central um placa alusiva a esta distinção.
Claramente direccionado para o mercado alemão, viajar a bordo do Europa é ter a possibilidade de viver uma experiência diferente da maioria dos navios de cruzeiro actuais. São muitos os detalhes e pormenores de requinte que o turista usufrui. O serviço a bordo é simplesmente irrepreensível, a atenção ao conforto dos viajantes ultrapassa em muito os modelos convencionais. Não se encontram multidões nem ambientes barulhentos, antes uma vivência intimista, profundamente tranquila, com formalismos e atenções capazes de agradar mesmo a clientelas mais exigentes.


Mas as diferenças não se ficam por aqui, este navio está equipado com 14 zodíacos, algo foram de comum num navio desta dimensão, mas que permite, em locais mais inóspitos, facilitar deslocações tipo aventura de expedição.
Quanto a comodidades, o Europa possui as habituais zonas de lazer como uma imensa piscina, teatro, cinema, bares e salões. Neste particular, destaque para o Club Belverde, Europa Lounge, Clipper Lounge, Atrium Piano Bar e Havana Bar, como os mais frequentados. Os camarotes são outros locais muito apreciados pelos passageiros, uma vez que são do melhor que se encontra na atualidade.
Quanto à restauração, destacamos os três principais restaurantes Europa, Two Stars e Venezia, sendo que primeiro é o principal e acomoda todos os passageiros num só turno. Já Two Stars é da responsabilidade do afamado Chef Dieter Muller (3 estrelas Michelin) e é um restaurante gourmet alternativo assim como o Venezia. Nesta sumptuosa atmosfera a bordo, não podemos deixar de realçar a excelência gastronómica proporcionada aos hóspedes, algo verdadeiramente assinalável. A apresentação e qualidade das iguarias são soberbas, para além do facto de serem servidas, no principal restaurante, nas melhores loiças com a chancela da Dirbben e com talheres em prata da afamada marca Robbe & Berking.


Apesar das médias dimensões, estes predicados ilustram um navio muito acima dos demais em quase todos os aspetos, um verdadeiro primus inter pares! Por via deste facto, as quatro escalas no nosso arquipélago são o reflexo da crescente importância que merecemos por parte das principais companhias, que assim nos colocam nas rotas dos principais itinerários e com os navios mais referenciados da actualidade.

fotos : António Silva
texto : André Moura

Sem comentários: