quinta-feira, 27 de março de 2014

NOORDAM E ORIANA EM PONTA DELGADA NO PRÓXIMO SÁBADO

Com a escala dos navios de cruzeiro NOORDAM da Holland America Line e ORIANA da P&O Cruises inicia-se um período em que os Açores serão visitados por diversos navios, principalmente em viagens transatlânticas de reposicionamento, merecendo destaque as diversas escalas programadas para os próximos dias em Ponta Delgada.


Na senda dos navios de referência que visitam as Portas do Mar, amanhã, dia 29 de Março, está prevista a escala do navio de cruzeiros Noordam, da operadora Holland America Line. Com perto de 1900 passageiros a bordo, a maioria dos quais norte-americanos, o elegante paquete holandês encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Civitavecchia, na Itália, num cruzeiro de 25 noites, que além da cidade açoriana,  inclui visitas a Cádiz, Málaga, Cartagena Barcelona, Marselha, Mónaco, Córsega, Livorno, Tunis, Palermo e Nápoles.

Construído nos famosos estaleiros italianos Fincantieri, em Veneza, entrou ao serviço da actual operadora em Fevereiro de 2006. Com um comprimento de 285 metros, 32,2 metros de boca e 7,8 metros de calado, possui 82,3 mil toneladas de arqueação bruta, podendo transportar até 2388 passageiros e  820 tripulantes. São 11 os decks para passageiros, com um total de 959 cabines, 806 das quais com vista para o exterior e apenas 153 interiores.

Habitual visitante do nosso arquipélago, a Holland America Line tem vindo a reforçar as suas escalas nos Açores, tornando a nossa Região num ponto de referência das suas rotas transatlânticas e, à semelhança de outras operadoras, continua apostada em cá trazer os seus principais navios de cruzeiro.

O Azores Cruise Club levará a bordo deste interessante paquete um grupo de 15 associados que assim poderão conhecer em pormenor a excelente vivência que esta centenária companhia oferece a todos os que a escolhem para os seus cruzeiros

Igualmente estará em Ponta Delgada o elegante paquete Oriana, da P&O Cruises, no âmbito dum itinerário denominado "24 Night Caribbean & Azores", que teve inicio no dia 25 em Southampton e que conta com escalas em alguns dos mais famosos portos das Caraibas como St.Johns nas Antiquas, Besseterre, St Kitts, Roseau na R Dominicana, St. George em Grenada, Brigtown, Barbados e Horta no seu regresso ao porto de origem.
De salientar o evidente incremento destes itinerários atlânticos, que têm vindo a reforçar a posição dos Açores como destino turístico de eleição e não apenas ponto de passagem nas rotas de reposicionamento.
Inaugurado em 1995, o Oriana foi construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg. Mede 260 metros de comprimento, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para 1820 hóspedes e 820 tripulantes. Com 10 decks para passageiros, dispõe de 909 cabines, 592 das quais são exteriores e 317 interiores simples. Este ano foi sujeito a um significativo restyling, pelo que se apresenta com algumas notórias modificações. Talvez a mais evidente destas transformações é visível à popa, onde lhe foi acrescentado estabilizadores.


Apesar de ser o mais antigo navio da frota da P&O Cruises é também o mais rápido, uma vez que detém o troféu Golden Cockerel, prémio que lhe foi atribuído por ter atingido a velocidade de 26,2 nós. Sucedeu, assim, ao emblemático Canberra, que durante largos anos foi o detentor daquela distinção e que por diversas vezes visitou Ponta Delgada.

Participe no blogue enviando as suas fotografias destas escalas.

fotos   : André Moura e António Silva
textos : Azores Cruise Club


Sem comentários: