domingo, 26 de janeiro de 2014

OCEANA EM PONTA DELGADA


Proveniente de St. John’s, na ilha de Antigua, o navio de cruzeiros Oceana visitou Ponta Delgada este domingo com um autentico dia de verão, no final de um cruzeiro de 28 noites, durante o qual os passageiros tiveram a oportunidade de apreciar algumas das paradisíacas ilhas das Caraíbas. Com 1938 passageiros a bordo, maioria dos quais britânicos, aquele navio atracou em em Ponta Delgada cerca das 10:00 horas, tendo permanecido até às 18.00 horas, altura em que retomou a viagem com destino a Southampton.


Construído nos estaleiros Fincantieri, em Monfalcone, Itália, foi o último navio de uma série de encomendas para a Princess Cruises, depois do Sun Princess, Dawn Princess e Sea Princess. Foi inaugurado em Fevereiro de 2000, como Ocean Princess, para operar nas Caraíbas e Alasca. Dois anos mais tarde, foi transferido para a P&O e designado Oceana. Passou a operar no mercado britânico, tendo Southampton como o seu porto base de operações, situação que, acrescente-se, ainda hoje se mantem.


Como principais características, salientamos os seus 261 metros de comprimento, 32 metros de boca, 7,9 metros de calado, possui 77,499 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 2200 hóspedes com 890 tripulantes. Possui 10 decks de passageiros, com 975 cabines, 603 com vista para o exterior e 372 interiores.

Diferente de alguns navios de P&O Cruises, que não são child friendly,este Oceana permite a presença de crianças nos seus cruzeiros e proporciona especial atenção nas actividades para os mais novos. 
Quanto às comodidades a bordo, salientamos que todo o navio ostenta uma decoração contemporânea mas claramente direccionada para o mercado britânico. As principais áreas públicas são muito apelativas e cuidadosamente decoradas, ao mesmo tempo que proporcionam ao hóspede uma ambiência acolhedora e descontraída.



O destaque inicial vai para o amplo átrio central, local privilegiado para atividades várias e onde se concentram alguns importantes serviços no navio, como a receção, lojas e o serviço shore excursions. 

Também destacamos os bares Yatch & Compass Bar, Tiffany’s, Magnun’s, Winner’s e o Le Club como os mais populares a bordo.

No que concerne à restauração, o Oceana disponibiliza diversos espaços para os seus hóspedes poderem apreciar uma agradável refeição. Os principais restaurantes são o Adriatic e Ligurian, ambos com capacidade para 500 pessoas. Realce para o panorâmico The Plaza, um buffet self-service e ainda para o Horizon Grill e Riviera Pool, locais propícios para os amantes de fast-food. Acresce mencionar o 
Café Jardin e o Frankie’s Bar & Grill, como locais alternativos e com refeições mais ligeiras.
Nas restantes comodidades, habituais referências para as 4 piscinas, 5 jacuzzis, o Monte Carlo Club Casino, o Ocean SPA, a biblioteca e o teatro Starlights.


No presente ano, o Oceana volta a Ponta Delgada no dia 9 de Março, num cruzeiro idêntico ao que está a efectuar neste momento.



Fotos : António Simas/André Moura/Carlos Carvalho/António SIlva/Eduardo Wallenstain/ Bruno Rodrigues/Luis SIlva                    Melo
Texto : André Moura


Sem comentários: